Se você está pensando em trocar de aparelho, é importante saber fazer o teste de desempenho de um iPhone usado. Isso garante que você faça uma aquisição segura e que não te dê dores de cabeça no futuro.

Neste artigo, mostraremos como fazer o teste de desempenho e quais outros recursos você deve analisar antes de fechar o negócio. Continue lendo e descubra!

Como fazer o teste de desempenho no iPhone?

O teste de desempenho no iPhone é uma forma de avaliar se o dispositivo roda as aplicações e os recursos de forma rápida e fluida, sem travamentos ou lentidão. Para fazer o teste, você pode usar recursos do próprio aparelho para verificar o desempenho do processador, da memória, da bateria e do armazenamento do iPhone.

Por exemplo, acessando Ajustes > Geral > Sobre, você consegue ver o histórico de peças e serviços realizados no iPhone. Assim, é possível saber se o aparelho já precisou de manutenção e se as peças trocadas são originais.

Isso é relevante para o desempenho de várias funções, como reconhecimento e velocidade do touch, do carregamento, da qualidade da câmera e de outros recursos.

Além disso, ainda existem aplicativos disponíveis na App Store que realizam vários testes de CPU e GPU e mostram uma pontuação comparativa com outros modelos de iPhone.

Sinais comuns quando há problema de desempenho

Além de saber como testar o desempenho de um iPhone, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar que o aparelho está com problema de desempenho, como:

  • demora para abrir ou alternar entre aplicativos;
  • travamentos ou fechamentos inesperados de aplicativos;
  • lentidão e falhas no teclado ou na tela sensível ao toque;
  • superaquecimento do aparelho;
  • redução drástica da duração da bateria;
  • erros ou mensagens de alerta no sistema.

Se você notar algum desses sinais, pode ser que o iPhone esteja com algum defeito de hardware ou software que afete seu desempenho.

Quais outros testes fazer ao comprar um iPhone usado?

Além do teste de desempenho, existem outros testes que você deve fazer quando comprar um iPhone usado para garantir que o aparelho esteja em boas condições e não tenha nenhum problema funcional.

Porcentagem da saúde da bateria

A saúde da bateria é um indicador de quanto a bateria do iPhone pode armazenar de energia em relação à sua capacidade original. Quanto mais a bateria é usada, mais ela perde sua capacidade e, consequentemente, sua duração. Sendo assim, é muito importante saber como avaliar a saúde da bateria de um iPhone usado.

Para verificar a porcentagem da saúde da bateria do iPhone, você pode acessar Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e conferir a porcentagem de “Capacidade Máxima”. Se essa porcentagem estiver abaixo de 80%, significa que a bateria está desgastada e pode precisar de troca.

Funcionamento da Siri

A Siri é a assistente virtual do iPhone, que permite que você faça perguntas, dê comandos e realize tarefas usando apenas a sua voz. Se você está procurando maneiras de como verificar a autenticidade de um iPhone usado, ela também é uma opção, visto que é exclusiva de aparelhos Apple.

Para testar o funcionamento da Siri, basta pressionar e segure o botão lateral ou o botão de início do iPhone, ou diga “E aí, Siri” (se a opção estiver ativada). Em seguida, faça uma pergunta ou um pedido à Siri, como “Qual é o clima hoje?” ou “Ligue para o Fulano” e veja se ela responde corretamente e executa a ação solicitada.

Reconhecimento do TouchID/FaceID

O TouchID e o FaceID são recursos de segurança do iPhone, que permitem que você desbloqueie o aparelho e autorize compras usando apenas sua impressão digital ou seu rosto. Para testar essas funções, acesse Ajustes > Touch ID e Código (ou Face ID e Código). 

Em seguida, digite o código de acesso e verifique se a função está ativada e se há alguma impressão digital ou rosto cadastrado. Se houver, tente desbloquear o iPhone usando seu dedo ou seu rosto. Se não houver, tente cadastrar seu dedo ou seu rosto seguindo as instruções na tela.

Qualidade da câmera

A qualidade da câmera é um dos aspectos mais procurados pelos usuários de iPhone. Para testá-la, tire fotos e grave vídeos com a câmera traseira e frontal. Aproveite para testar diferentes modos e condições de iluminação.

Depois, abra o aplicativo Fotos e veja se as imagens e os vídeos que você tirou estão com uma boa qualidade, com cores fiéis, foco nítido, sem manchas ou distorções. No caso dos vídeos, verifique também se o som está claro.

Como garantir uma compra confiável de iPhone usado? 

Após fazer o teste de desempenho do iPhone, você pode ter uma boa ideia se o aparelho que você quer comprar está em boas condições e vale a pena. Porém, é importante entender que alguns problemas não são detectados rapidamente.

Por isso, para garantir uma compra confiável de iPhone usado, é fundamental saber se você estará coberto caso precise de assistência técnica no futuro. Na Trocafone, comercializamos diversos iPhones seminovos que passam por testes para garantir o desempenho e oferecemos uma garantia de 90 dias para todos os aparelhos.

Confira nosso outro artigo e saiba mais sobre a importância da garantia para iPhone usado!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!