Comprar um celular seminovo da Apple garante um ótimo custo-benefício. No entanto, é preciso ter cuidado para não adquirir um aparelho com defeitos. Por isso, é importante fazer um teste pós-compra do iPhone usado para verificar se ele está em boas condições e se corresponde ao que foi anunciado pelo vendedor. 

As verificações são simples e você realiza em poucos passos. Neste artigo, vamos te mostrar quais são os testes e como fazê-los. Veja!

Quais os testes fazer quando comprar um iPhone usado?

Muito além dos testes visuais para avaliar as condições estéticas do iPhone, é importante realizar algumas análises mais técnicas para assegurar que não existem problemas ocultos. Abaixo, listamos os principais testes.

Verificar o número de série e o IMEI

O número de série e o IMEI são códigos únicos que identificam seu iPhone. Essa é uma das formas de como verificar a autenticidade de um iPhone usado, de saber se ele tem alguma restrição de operadora, se foi roubado ou perdido e se ainda está na garantia — entenda como funciona a garantia para iPhone usado.

Para encontrar esses códigos, você pode acessar o menu Ajustes > Geral > Sobre. Depois, você pode fazer a verificação de cobertura no site da Apple, digitando o número de série para ver as informações sobre o modelo, a data de compra, a cobertura de suporte e a cobertura de reparo. 

Outra dica é acessar o site da Anatel e digitar o IMEI para ver se o aparelho está regularizado e apto a funcionar no Brasil.

Testar a tela, os botões e os sensores

Outro teste importante é o físico. Afinal, a tela, os botões e os sensores são componentes essenciais do iPhone e devem ser testados para verificar se funcionam corretamente. 

Para testar a tela, você pode abrir um aplicativo com fundo branco e conferir se há algum arranhão, mancha, pixel morto ou toque fantasma. Você também pode ajustar o brilho e ver se a tela responde bem.

Já para testar os botões, você pode pressionar o botão de início, o botão lateral, o botão de silêncio e os botões de volume e ver se eles acionam as funções correspondentes. 

No caso dos sensores, você pode:

  • ligar a câmera frontal e ver se o Face ID reconhece seu rosto;
  • ligar a câmera traseira e ver se o flash funciona;
  • aproximar o aparelho do ouvido e ver se a tela se apaga;
  • girar o aparelho e ver se a tela muda de orientação;
  • usar os fones de ouvido e ver se o som sai normalmente.

Testar a bateria e o carregamento

A bateria e o carregamento são aspectos importantes para a autonomia e o desempenho do iPhone. Para testar a bateria, você pode acessar o menu Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e ver qual é a capacidade máxima e o desempenho máximo do seu aparelho. 

Se esses valores estiverem abaixo de 80%, é recomendável trocar a bateria. Para testar o carregamento, você pode conectar o aparelho a uma tomada ou a um carregador sem fio e ver se ele reconhece o carregamento e se ele carrega rapidamente.

Qual iPhone usado vale a pena comprar em 2024?

O iPhone 15 é um dos celulares mais desejados do mercado. Lançado em setembro de 2023, ele tem um custo elevado, levando muitas pessoas a comprar modelos mais antigos em estado seminovo, que ficam mais em conta. Veja a seguir uma lista dos iPhones usados que são ótimas opções para 2024.

iPhone 14

O iPhone 14 é um excelente aparelho. Nesse modelo, a Apple introduziu o Dynamic Island, um recurso que transforma o notch da câmera frontal em uma ilha que se adapta para exibir as notificações. Com o processador Apple A16 Bionic e 6 GB de RAM, o iPhone 14 continua sendo um dos aparelhos mais poderosos da Apple em 2024.

iPhone 13

Se você quer comprar um iPhone usado, pode optar por modelos mais antigos que ainda oferecem um bom custo-benefício e uma boa experiência de uso. Por exemplo, o iPhone 13, o iPhone 13 Pro, o iPhone 13 Pro Max e o iPhone 13 Mini, lançados em setembro de 2021, possuem o processador A15 Bionic, câmera de 12MP, tela OLED Super Retina XDR e muito mais.

iPhone 12

Outra opção é o iPhone 12 e os seus semelhantes (iPhone 12 Pro, o iPhone 12 Pro Max e o iPhone 12 Mini), lançados em outubro de 2020, possuem o processador A14 Bionic, 4 GB de RAM, sistema de câmera dupla de 12 MP e armazenamento de até 256 GB.

iPhone 11

Por fim, uma opção mais econômica é o iPhone 11, o iPhone 11 Pro, o iPhone 11 Pro Max, lançados em setembro de 2019. Esse modelo conta com o processador A13 Bionic, uma tela LCD ou OLED, além de um sistema de câmeras com zoom óptico de até 2x, o carregamento sem fio, o 4G e a resistência à água e à poeira. 

Agora que você já sabe como testar um iPhone usado, pode conferir todos os modelos de iPhone seminovos que temos disponíveis aqui na Trocafone. Todos os nossos aparelhos são seminovos, revisados e com garantia e passam por uma equipe técnica especializada para testes!

Ah, e se você quer trabalhar com audiovisual, recomendamos nosso artigo sobre qual iPhone usado certo para fotografia e vídeo. Explore nosso blog e saiba tudo sobre esse universo!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!