Em um evento que foi realizado em Setembro/17 realizado nos Estados Unidos, a Apple anunciou sua mais nova aposta, o iPhone X, que é uma edição comemorativa ao décimo aniversário da linha, que iniciou em 2007. No evento também foram lançados o iPhone 8 e iPhone 8 Plus.

Para a surpresa e alegria de todos, a grande mudança no iPhone X está no design, desde 2014 que a Apple não lança algo diferente nesse quesito. Apesar de ainda ter mantido a estrutura metálica, vem o corpo totalmente em vidro. A parte frontal do smartphone possui um display OLED de 5,8 polegadas (2436 x 1125 pixels de resolução) com uma densidade de 458 ppi, os cantos estão arredondados com um corte bem diferente que abriga a câmera na parte frontal além de alguns sensores.

Fim da dinastia do botão Home

O botão Home, que foi tão presente em todas as versões de todos os modelos lançados pela Apple, não está presente no modelo X. O crescimento do display, praticamente sem bordas superior e inferior, acabou não deixando espaço em seu design para inclusão.

O iOS 11 foi totalmente personalizado para atender o iPhone X devido aos novos recursos que foram incluídos nessa versão, que são inovadores, com a promessa de revolucionar o mercado.

Foco em segurança no iPhone X

Para melhorar a segurança dos usuários foi retirado o Touch ID para inclusão do Face ID. A intenção inicial era a inclusão do sensor de digitais na tela, porém não foi possível para este lançamento, quem sabe no próximo.
O Face ID identifica todos os detalhes do rosto do usuário utilizando uma série de sensores, que inclui a câmera frontal e também uma câmera para profundidade com infravermelho.

De acordo com a Apple, devido a todos os sensores presentes no Face ID, não será possível enganar o sistema utilizando fotos ou máscaras, nem mesmo utilizando os recursos de Hollywood.

O Face ID ainda conta com um recurso de sistema inteligente, onde ele aprende as alterações no seu rosto sem que seja necessário realizar o recadastramento da biometria. Logo, não precisa se preocupar com alterações na barba, mudanças de cor de cabelo ou corte, que ele reconhecerá da mesma forma. Esse sistema de sensores utilizado para rastreamento facial poderá ser utilizado para outras aplicações.

Outras novidades

O iPhone X é um dos primeiros de sua linha que conta com o recurso de carregamento sem fio, talvez esse seja o motivo que o fabricante retornou com o vidro na parte da tampa traseira, já que os carregamentos sem fio não possuem bom resultado através de ligas metálicas. Sistema de câmera dupla do iPhone X.

Falando sobre as câmeras, o iPhone X conta com novíssimos recursos que promete ser amor à primeira vista. Ele está concorrendo com as melhores câmeras do mercado, até mesmo com o Google Pixel que foi considerado a melhor câmera do momento. O smartphone conta com um sistema de câmera duplo onde cada uma possui 12 megapixels (f/1.8 + f/2.4) com estabilização óptica, com diversos efeitos de iluminação e que pode ser conferido em real time.