Para que a sustentabilidade seja garantida, é preciso que haja um conjunto de ações que reduzam a emissão de poluentes e reutilizem recursos naturais. Uma maneira de colocar essa ideia em prática é adotar atitudes sustentáveis

As atitudes sustentáveis equilibram as demandas do consumidor e a capacidade de renovação da natureza. 

No conteúdo de hoje, vamos mostrar alguns exemplos de como aplicar medidas bem básicas na rotina que podem ajudar – e muito – na preservação do meio ambiente

O que são atitudes sustentáveis?

Atitudes sustentáveis são maneiras simples de implementar a sustentabilidade no dia a dia. São pequenas ações ou mudanças de comportamento que podem transformar o mundo

Elas estão associadas à preservação da natureza, mantendo a qualidade de vida de cada indivíduo. As atitudes sustentáveis nos fazem repensar nosso modo de consumo, afetando nossas relações econômicas e até mesmo sociais. 

Através do consumo consciente, passamos a ter uma compreensão mais ampla de como as desigualdades sociais estão diretamente relacionadas à exploração dos meios de produção. 

Ao entender essa realidade, começamos a reduzir gastos com itens que não são necessários e a optar por consumir em estabelecimentos comprometidos com as causas ambientais 

Apesar de as empresas serem causadoras de grande parte dos impactos na natureza, as pessoas, individualmente, também possuem sua parcela de responsabilidade. 

Para assumir essas consequências e mudar os rumos da destruição do planeta, você pode mudar sua postura e iniciar uma revolução sustentável pelo que você carrega na bolsa. 

6 produtos sustentáveis para levar na bolsa

São muitos os exemplos de produtos sustentáveis que podem ser usados em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que você for. 

Hoje, vamos focar em 6 desses produtos que você pode levar na sua bolsa, garantindo que a sustentabilidade exista onde quer que você esteja. A partir de agora, você vai saber mais sobre:

  • Cosméticos ecológicos;
  • Papel semente;
  • Escova de dente de bambu;
  • Ecobag;
  • Canudo Inox;
  • Talheres de bambu.

Veja como cada um desses itens contribui para um planeta ecologicamente mais sustentável. 

Cosméticos ecológicos

 saco reutilizável de algodão ecológico com os diferentes recipientes da madeira natural e do vidro marrom.Folhas naturais frescas ao redor.Conceito de cosméticos orgânicos, zero resíduos.

Da mesma forma que os produtos de limpeza, os produtos para pele e cabelos também contém toxinas. Os cosméticos ecológicos passam por processos mais naturais, que não usam essas substâncias em sua composição. 

Outro ponto importante é a não realização de testes em animais em elementos ecológicos. Verifique, nos rótulos, como foi feito o processo de produção, sempre prezando por produtos sustentáveis. 

Papel semente

Papel semente

O papel semente pode estar presente em diversos produtos sustentáveis, como blocos de anotação, cadernos e calendários. Seu material é feito para que, depois de usado, ele seja plantado como uma semente

O uso de papel semente evita a confecção de papéis tradicionais e o descarte de materiais que demoram mais a se decompor. 

Se você tem o costume de levar papel e caneta na bolsa para fazer anotações ou deixar lembretes para outras pessoas, experimente trocar o papel branco pelo reciclado ou pelo papel semente.

Escova de dente de bambu

Escova de dente de bambu com pasta de dente nas cerdas.

Se você não almoça em casa tem uma necessaire para levar na bolsa, que tal colocar dentro dela uma escova de dente de bambu?

As cerdas são macias e anatômicas, similares ou iguais às escovas tradicionais. A diferença entre elas é a haste, que tem o bambu como matéria prima, ao invés do plástico. 

O bambu é totalmente renovável e muito mais sustentável. Além de não ser testado em animais, o produto de bambu, no final da sua vida útil pode ser usado em sistemas de compostagem. 

Ele possui, ainda, propriedades naturais que resistem aos germes e às bactérias, ajudando a manter a higiene por mais tempo. 

Não é difícil encontrar escova de dente de bambu em centros maiores. Na internet também é possível encontrar uma infinidade de opções, com diversas cores, formatos e preços. 

Ecobag

mulher com ecobag nos ombros

O Brasil é um dos países que mais produz plástico no mundo, ocupando a 4ª posição no ranking global. São cerca de 11 milhões de toneladas por ano, e apenas 1% é destinado à reciclagem. 

Nos últimos anos, alguns governadores e prefeitos vêm tomando algumas atitudes para tentar frear o uso dos plásticos por parte da população. 

Em algumas cidades do país, como Belo Horizonte e Belém, a distribuição de sacolas plásticas gratuitas é proibida em supermercados, e o consumidor que quiser utilizá-las deve pagar por elas. 

Os mercados têm incentivado que os clientes levem suas próprias sacolas. Os que não possuem nenhuma em casa podem comprar ecobags no próprio estabelecimento.

Para quem não conhece, as ecobags são sacolas expansivas e duráveis. Geralmente, suas alças são largas e elas são compactas, fazendo com que sejam de fácil transporte. 

As sacolas ecológicas podem ser feitas com diversos materiais, como pano, tecido ou lona. Para atrair a atenção dos fregueses, muitas são coloridas e estampadas, e podem virar até mesmo um item de moda.  

Canudo de inox

canudos reutilizáveis feitos de inox

Os canudos são itens dispensáveis para o consumo de bebidas. Afinal, qualquer uma pode ser consumida em copos ou diretamente nas embalagens. 

Mas, de fato, o canudo é mais prático em algumas situações. Se você gosta de tomar água de coco na praia ou tomar um drink com um canudinho, use produtos de inox. 

Os canudos de plástico já são proibidos em alguns lugares no Brasil. Além de ser uma alternativa a essa proibição, os canudos inox são mais estilosos. 

Existem diversos tamanhos, cores e estampas, cada uma mais bonita que a outra. Os canudos são de fácil higienização e, geralmente, vêm acompanhados de escovinhas e capas protetoras. 

Talheres de bambu

Colheres, facas e garfos de bambu dispostos em uma bolsinha de pano aberta.

Assim como as escovas de dente de bambu, os talheres feitos com o material são confeccionados com o objetivo de reduzir o consumo de plástico descartável.

Os talheres de bambu são biodegradáveis, veganos e renováveis. Outra vantagem dos produtos de bambu é que eles são livres de Bisfenol A, composto sintético presente no plástico que pode fazer mal à saúde. 

Para combinar com seu garfo, sua faca e sua colher de bambu, invista em guardanapos de pano. Além de muito elegantes, eles evitam o descarte de papel não reciclável. 

Dicas sustentáveis é com a Trocafone! 

Um dos maiores compromissos da Trocafone é garantir o funcionamento da economia sustentável, prática que visa suprir as necessidades atuais sem comprometer os recursos naturais. 

Buscamos levar tecnologia a todas as camadas da população, de forma sustentável e consciente. Revendemos smartphones e tablets seminovos, dando vida a itens que ainda funcionam perfeitamente, mas que seriam descartados. 

Além de proporcionarmos o acesso das pessoas aos recursos tecnológicos, damos destino certo às peças que não podem mais ser utilizadas. 

Visite o site da Trocafone e veja como é possível economizar e garantir produtos de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente. 

Temos uma categoria no nosso blog dedicada inteiramente a práticas sustentáveis e dicas de como reduzir os impactos ambientais. Acesse a aba sobre sustentabilidade e confira todos os conteúdos. 

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!