Você sabe o que é sustentabilidade? A palavra vem do latim sustentare, que significa sustentar, conservar, apoiar, dentre outras definições.

Pensando em sua importância, a ONU criou os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mas o que seria isso? Uma agenda de 15 anos que tem como escopo principal o florescimento do conceito de sustentabilidade para os âmbitos econômico, social e ambiental.

Viu só como é importante? Com base nisso, criamos esse texto para discorrer sobre esse assunto, falando sobre o que é sustentabilidade, suas abordagens e sua importância. Tem dúvidas sobre o conceito e deseja saber mais? Continue a leitura conosco!

O que é sustentabilidade?

Como dito, sustentabilidade vem de um termo em latim que significa sustentar, conservar, apoiar… mas, mesmo sabendo disso, o conceito ainda fica vago. Por isso, nós iremos discorrer mais sobre o assunto.

Ao falar em ODS, nos referimos a 17 tópicos que têm como objetivo que os países, instituições, empresas e a sociedade civil se desenvolvam de forma sustentável, ou seja, de maneira que possam se conservar, se apoiar… de fato, se sustentar.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criados em 2015, são:

  1. Erradicação da Pobreza
  2. Fome Zero
  3. Saúde e Bem-estar
  4. Educação de Qualidade
  5. Igualdade de Gênero
  6. Água Potável e Saneamento
  7. Energia Limpa e Acessível
  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
  10. Redução das Desigualdades
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
  12. Consumo e Produção Responsáveis
  13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
  14. Vida na Água
  15. Vida Terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias e Meios de Implementação

Com a criação deles, a ONU teve o objetivo de fazer com que as gerações atuais tivessem a capacidade de se manter vivas sem, com isso, prejudicar a sustentação das gerações futuras.

E, daí, podemos tirar o conceito de desenvolvimento sustentável e, por fim, entender o que é sustentabilidade. O  desenvolvimento sustentável é a capacidade de garantir o suprimento das necessidades da geração atual, sem comprometer os recursos necessários para o suprimento das necessidades das próximas gerações.

Tipos de sustentabilidade

Agora nós sabemos o que é sustentabilidade. No entanto, conhecer o conceito não é suficiente para compreender todo o contexto de desenvolvimento sustentável. Por isso, vamos discorrer também sobre os tipos de sustentabilidade.

Sustentabilidade Ambiental

A Sustentabilidade Ambiental é a área que garante o uso adequado dos recursos naturais, para garantir a todas as gerações, seja a presente ou as futuras, que elas terão meios suficientes para sua sobrevivência.

Além disso, é a esfera que possibilita pensar em problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, poluição, etc.

A maior dificuldade enfrentada pela Sustentabilidade Ambiental é assegurar a harmonia entre desenvolvimento social e econômico e a preservação de recursos naturais.

Sustentabilidade Empresarial

A Sustentabilidade Empresarial, por sua vez, é o setor que visa garantir que as empresas se desenvolvam de maneira sustentável. Ou seja, possibilitar às companhias que elas cresçam de maneira consciente, pensando no uso de recursos naturais e no seu impacto social.

São várias as metas possíveis para o alcance de um desenvolvimento sustentável no âmbito empresarial, mas algumas são essenciais: alcançar um negócio “ecologicamente viável, ecologicamente correto e ecologicamente justo”, como disse John Elkington, consultor britânico precursor da responsabilidade social e ambiental em grandes corporações.

Sustentabilidade Social

Pensar em Sustentabilidade Social é pensar na qualidade de vida da população. Garantir o pleno acesso à cidadania, com todos os seus direitos, oferecendo  ao povo dos Estados os serviços básicos como Educação, Saúde e Segurança, a fim de diminuir as desigualdades sociais.

No entanto, apesar de ter como objetivo geral reduzir as desigualdades, é importante destacar que ações de sustentabilidade social asseguram o bem-estar de toda a população, não apenas da fatia  menos favorecida.

Ademais, as ações de desenvolvimento sustentável que tangem ao social podem ser executadas tanto pela sociedade quanto por empresas e países. Cada um deles com seu poder pode fazer a diferença!

Importância da sustentabilidade

A sustentabilidade em todos os seus âmbitos, seja ambiental, empresarial ou social, é importante para a população, empresas, países e meio ambiente.

Ao garantir o desenvolvimento sustentável, todos são beneficiados. A ideia principal é possibilitar o progresso econômico e material para garantir à população o suprimento de suas necessidades.

Lembrando que é importante estar sempre atento às questões ambientais para que, assim, as necessidades tanto das gerações atuais quanto futuras sejam atendidas.

Uma forma prática de entender a sustentabilidade é, por exemplo, comprar celulares seminovos ou revisados.

Agora você sabe o que é sustentabilidade, conhece suas vertentes social, ambiental e empresarial e já reconhece a sua importância para o desenvolvimento sustentável.

Então, se achou o conteúdo interessante, provavelmente se interessará também por nosso bate-papo com um especialista em sustentabilidade falando sobre a importância do consumo consciente.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!