O cabo flat de celular e de produtos eletrônicos foi criado pela empresa estadunidense Cicoil Corporation, em 1956, para substituir os cabos redondos, que eram grandes e rígidos demais. 

Usado em smartphones, computadores, notebooks, ele permite a ligação das peças com a placa mãe do aparelho, sem causar travamentos ou panes. É através dele, portanto, que os comandos são identificados e respondidos.  

Neste conteúdo, vamos mostrar o que é cabo flat de celular, para que serve, por que é tão importante para os aparelhos eletrônicos. Você vai ver, também, como identificar defeitos no cado e o que fazer para corrigir as falhas. 

O que é e para que serve um cabo flat de celular?

O cabo flat é uma tradução portuguesa da expressão Flat Cable, que se refere a um cabo que conecta os dispositivos eletrônicos, como mouses, teclados, touchpads e telas à placa mãe. Por ser composto com condutores metálicos e uma película de plástico plana e flexível, ele também é chamado de cabo flex

Ele tem um formato retangular bem característico, com fios em posições paralelas uns aos outros. Por serem achatados, eles não são espessos, mas são um pouco largos. 

É importante ressaltar que, apesar de ter um padrão, o cabo flat não é universal, podendo variar de acordo com o tipo de aparelho, a marca e o modelo. Cada aparelho funciona de um jeito, e um mesmo produto pode ter vários tipos diferentes de cabo flat

Alguns cabos têm o chamado part number, que é uma numeração específica que fica na parte de plástico da peça e que é usada para identificar o modelo. Se ele não tiver o nível, é preciso chegar a compatibilidade. 

Como identificar e corrigir os defeitos

Alguns aparelhos da Samsung, como A50, A10, A71, A30s e A70, apresentaram problemas com tela escura após queda. Nesses casos específicos, a própria marca coletou os celulares e fez o reparo das peças. Entenda o que motivou o defeito.  

Muitos usuários acharam que as falhas estavam relacionadas à queima do display, mas, na verdade, a maior parte delas foi causada pelo erro de conexão entre o flex que conecta a tela e a placa mãe do celular. 

Outro motivo muito comum que leva à falha do cabo flat de celular é o acúmulo de poeira ou sujeira na peça. Os resíduos contém umidade, causando pane elétrica dos cabos. 

Quando acontece esse problema, o touch pode ficar com mau contato, ocasionando riscos na tela, erros na leitura do toque ou oscilação de cores no display.

Para limpar o cabo, é preciso desmontar o aparelho e fazer a higienização da parte interna. Existem alguns sprays específicos para esse tipo de limpeza, mas indicamos que o serviço seja feito em uma assistência técnica especializada. Assim, você não corre o risco de estragar o flat e nem de levar um choque.

Instalar um cabo flat de forma errada também pode danificar toda a estrutura do celular. A maior parte da peça é feita de plástico, que pode rasgar se for manuseado de maneira incorreta. Por isso, não tente arrumar o aparelho sem ter o conhecimento específico. 

Como conservar o cabo flat

Os acessórios de aparelhos eletrônicos, de forma geral, são frágeis. Para evitar danos às peças e aos componentes, é preciso armazenar e manusear os fios de forma correta. A seguir, vamos mostrar algumas dicas para conservar o cabo flat do seu celular:

  • Não transporte o smartphone em suportes muito apertados. A pressão pode provocar danos aos cabos; 
  • Não deixe o telefone em lugares quentes. Mantenha-o em locais frescos, ao abrigo do sol; 
  • Evite colocar o celular solto nas bolsas ou em bolsos de calça. Fios de tecido podem se soltar e acabar entrando no aparelho;
  • Nunca mantenha o cabo flat exposto;
  • Não tente trocar as peças em casa. Peça ajuda profissional
  • Procure evitar quedas do aparelho. Um impacto, mesmo que não seja grande, pode comprometer o funcionamento do cabo; 

Faça revisões periódicas e leve o seu smartphone a uma assistência técnica assim que aparecerem as primeiras falhas. Continue acompanhando o blog da Trocafone e veja as melhores dicas para deixar seu aparelho sempre funcional! 

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!