A grande maioria dos usuários das redes sociais – ou quase todos, na verdade – já postaram pelo menos uma foto editada em seu perfil. Além dos efeitos para fazer essa edição, agora é possível, também, produzir o próprio filtro. Neste conteúdo, vamos mostrar como fazer filtro para Instagram. Confira!

Passo a passo de como fazer filtro para Instagram

Diferentemente do BeReal, o Instagram possui uma série de recursos para que as fotos sejam editadas de diversos jeitos. Descubra novos meios de deixar suas fotos ainda mais incríveis! Veja como criar filtro para Instagram: 

  1. Baixe o programa Spark AR Studio

Como já mencionamos, os filtros para Instagram não são feitos dentro do aplicativo, mas, sim, por um outro programa: o Spark AR Studio. O primeiro passo, então, é entrar no site oficial do Meta Spark Studio pelo computador e fazer o download gratuito, clicando em “baixar”. 

  1. Comece a instalação 

Depois de feito o download, você deve clicar no arquivo baixado e seguir as instruções para começar a instalação. O procedimento pode levar alguns minutos e, enquanto ele estiver sendo processado, é importante deixar a aba do arquivo aberta

  1. Faça login com sua conta do Facebook

Com o programa instalado e aberto, faça o login utilizando seu perfil de usuário e a senha do Facebook. Essa etapa é necessária porque, assim como o Facebook, tanto o Instagram quanto o Spark AR Studio fazem parte do grupo Meta, e é preciso usar o cadastro para fazer a verificação dos filtros antes de serem postados. 

  1. Explore a ferramenta 

Para que você consiga explorar a fundo as ferramentas, é interessante que você saiba quais são as funcionalidades de cada aba. Como os comandos estão em inglês, separamos algumas configurações e conceitos usados pelo programa e os explicamos em português: 

  • Toolbar e Menu bar: atalho de acesso rápido aos recursos;
  • The Layers Panel: adição e edição de camadas no filtro;
  • Viewport: visualização do efeito escolhido;
  • Scene Panel: escolha dos elementos que receberão o efeito;
  • Assets Panel: adição e visualização dos recursos adicionados ao projeto;
  • Inspector:  edição das propriedades dos objetos em cena; 
  • Simulator: exibição de uma pré-visualização do efeito em um dispositivo móvel.

Se quiser ousar um pouco mais, utilize os recursos de realidade aumentada. O Spark AR Studio tem inúmeras possibilidades para criações em 2D e 3D, além de uma funcionalidade de aprimoramento de efeitos especiais. 

  1. Inicie um novo projeto e escolha o tipo de filtro

Clicando em “Create Project” , você inicia o processo de criação do filtro. Para adicionar rostos, cenários ou planos, vá até o painel “Scene” e selecione “Add Object”. No caso dos filtros de selfie que acompanham o rosto da pessoa, é preciso seguir um pequeno caminho: “Face Tracker” > “Add” > “Plane”. 

  1. Selecione a imagem e vincule o elemento ao filtro

No botão “Add Asset”, localizado no canto inferior esquerdo, você pode acessar um menu com as opções para inserir as imagens, que devem estar salvas no seu desktop. Depois de selecionados os arquivos, procure o painel “Scene” e clique em “Plane0”. 

Com essa ação, o menu que aparece do lado direito do programa irá mudar para a configuração “Materials”. Selecione o botão “material0” e confira como a imagem aparecerá no filtro. 

Caso queira ajustar a posição do objeto, você pode usar as opções “Transformations”, “Position”, “Rotation” e “Scale”. Com tudo pronto, do jeitinho que você gostou, é hora de exportar o filtro do Instagram. 

  1. Exporte seu filtro e publique-o no site

No canto inferior esquerdo do programa, você verá um ícone de seta apontando para cima. Clique no botão para exportar seu filtro. Na tela, aparecerá uma janela com as informações da publicação, como os dispositivos, as plataformas e o tamanho do arquivo.

Antes de o filtro ser realmente publicado no Instagram, é necessário que ele seja enviado para o site Spark AR. Para isso, assim que a exportação terminar, clique no pop up “Open Spark AR Hub” para abrir o navegador. A partir daí, as instruções são dadas em português. 

Clique em “Começar”, preencha os campos solicitados e responda a perguntas relacionadas ao tipo de conta, se é pessoal ou comercial, ao nome que será dado ao filtro, dentre outras informações. Faça upload do filtro e de uma miniatura  vá em “Avançar”.

  1. Teste o arquivo antes de enviar para análise

Nesta última etapa, será possível visualizar como o filtro ficará no Instagram. Se estiver tudo certo, avance para a próxima página, escolha uma categoria e faça um vídeo de até 15 segundos utilizando o filtro.  

Depois de confirmar algumas informações e incluir a descrição do filtro do Instagram, você poderá, pela última vez, checar todos os dados antes de enviar para a análise

De acordo com o Spark AR, o site tem até 5 dias para analisar o pedido e dar um retorno. Assim que aprovado, você receberá um aviso e a arte estará disponível na sua aba de filtros no Instagram. Agora é só aproveitar e usar! 

Dicas para criar filtros interessantes

Segundo ranking publicado em 2022, o Instagram é a terceira rede social mais acessada no Brasil, com 122 milhões de usuários ativos, ficando atrás apenas do Whatsapp (165 milhões) e do Youtube (138 milhões). Imagine a quantidade de filtros que são produzidos por dia! Não dá para você ficar fora dessa tendência, né? 

As empresas e as pessoas públicas que sabem como fazer filtros no Instagram conseguem se aproximar do público-alvo e aumentar o engajamento do perfil. 

Além de oferecer uma nova experiência para o cliente, as marcas fazem um marketing indireto, já que quando o filtro é utilizado o nome do criador também é publicado. 

Seja para divulgar um negócio ou para tornar o seu perfil mais divertido, fique de olho nas dicas que vamos mostrar a seguir:

  • Faça um planejamento: Você quer que sua arte seja reconhecida como o melhor filtro do Instagram para selfie ou para fotos de paisagem? Antes de criar uma peça, define o seu objetivo;
  • Faça testes, esboce rascunhos e tente fazer variações da ideia original. Você pode buscar inspirações em outros filtros para pensar em temas e cores, por exemplo; 
  • Aproveite as tendências: use memes, frases que estão sendo faladas no momento e eventos sazonais para fazer seu filtro ser ainda mais compartilhado;
  • Explore as ferramentas do Spark AR Studio: como já mostramos anteriormente, é interessante que você navegue pelo programa e use sua criatividade para desvendar as funcionalidades; 
  • Divulgue seu filtro: comece a utilizar seus filtros nos seus próprios stories e incentive a sua comunidade a compartilhá-los.

Não se esqueça de que, mesmo sabendo como fazer filtro para Instagram, a postagem só fica realmente atrativa se as fotos e os vídeos forem feitos com uma boa câmera. E celular com câmera de qualidade você sabe onde encontrar: na Trocafone! Acesse o site e aproveite as ofertas

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!