Você já deve ter visto, na internet, registros de câmeras de trânsito que capturaram  “quase-acidentes” ou situações inusitadas que aconteceram no meio de estrada. A maioria desses vídeos se passa no exterior, já que no Brasil o uso das dashcams ainda não é tão popular. 

Dashcam é a abreviação de “dashboard camera”, expressão que pode ser traduzida do inglês para o português como “câmera de painel”. Conectadas ao carro pelo painel, para-brisas ou pelo retrovisor, elas capturam tudo a partir do instante em que o motor do automóvel é ligado. 

Apesar de as dashcams, segundo a Federação Nacional de Seguro, ainda não poderem ser utilizadas como prova de acidentes pelas seguradoras brasileiras, elas podem ser muito importantes para fazer monitoramento de frotas e até mesmo para aumentar a segurança dos carros de passeio.  

Veja, a seguir, as dicas para não errar na escolha do aparelho e os produtos que mais estão fazendo sucesso no mercado mundial de câmeras de trânsito. 

O que levar em conta na hora de escolher o aparelho

Motorista envolvido em acidente de carro transferindo imagens da Dash Cam

Quando você vai comprar um smartphone, você presta atenção em diversos fatores, como a marca, a câmera, a tecnologia, o preço. A busca pela câmera de trânsito ideal também precisa desse tipo de cuidado, e é por isso que fizemos uma lista com os principais pontos que você deve considerar antes de fazer sua compra: 

  • Quantidade de lentes: as dashcams básicas possuem apenas uma lente, que filma a pista à frente do veículo. Mas já existem dispositivos com duas lentes, capazes de capturar imagens tanto da parte externa quanto da interna. Para motoristas de aplicativos, por exemplo, a opção com duas câmeras pode ser mais vantajosa; 
  • Tela: o tamanho da tela de uma câmera de trânsito costuma variar entre 2 e 5 polegadas. A dimensão ideal é aquela em que o motorista consegue acompanhar em tempo real as imagens que estão sendo capturadas, e isso pode variar de acordo com o tipo de veículo e com a forma como ela é fixada ao carro; 
  • Armazenamento interno: de forma geral, as câmeras de trânsito possuem entrada para cartão microSD. Por ser um aparelho de armazenamento de imagem, sem memória suficiente a dashcam não funciona. Por isso, o indicado é investir em um cartão com boa capacidade;
  • Resolução: por via de regra, as câmeras de trânsito trazem resolução Full HD. Entretanto, já existem alguns modelos mais avançados, que gravam em até 4K, o que é mais interessante para quem precisa de uma imagem de qualidade; 
  • Compatibilidade com outros aplicativos: as câmeras de trânsito são operadas por meio de apps. Alguns modelos oferecem a opção de sincronização de dados com o celular do usuário, que deve ficar atento se há ou não essa compatibilidade com o sistema operacional utilizado no smartphone.

Agora que você já viu quais são as características que devem ser observadas antes de adquirir uma dashcam, conheça os melhores modelos disponíveis atualmente. 

Modelos de câmera de trânsito 

A mão humana está tocando a câmera CCTV do carro, para verificar o sistema antes do uso, a tecnologia para o usuário do carro, para uma direção segura e protegida, tom de luz quente, luz embaçada ao redor

A seleção de aparelhos que trouxemos é indicada para carros de passeio. Por isso, pensamos em dispositivos básicos e intermediários que tivessem um preço mais acessível. Confira: 

Intelbras DC3102 

O DC3102 da Intelbras é considerado um modelo de entrada, ideal para quem quer testar uma câmera de trânsito sem gastar muito. Instalado do para-brisa do carro, ele filma em resolução Full HD, com ângulo de 130 graus de visualização. 

Controlado por aplicativo em smartphone Android ou em iPhone, o Intelbras DC3102 possui cartão de memória de 32GB de armazenamento, microfone para gravar dentro do automóvel e sensor de impacto para identificar colisão com o veículo parado. 

Multi AU021

Assim como o equipamento da Intelbras que acabamos de mostrar, a Multi AU021 é uma câmera de trânsito bem básica, mas também bastante efetiva. Ela possui uma câmera frontal com suporte para instalação no para-brisa ou no painel do carro

As imagens, feitas em Full HD com 120 graus de ângulo de visualização, podem ser vistas na tela de 2,2 polegadas. Os registros ficam armazenados no cartão de memória microSD. A Multi AU021 pode ser sincronizada com aplicativos de iPhone e de Android.

Dash Cam Motorola

A Dash Cam Motorola possui um excelente custo benefício. Ela é uma câmera de trânsito intermediária com boa resolução (1280 x 720 pixels) e tecnologia avançada para capturar fotos e vídeos em Full HD.  

As imagens são bastante nítidas, e as gravações são transmitidas em sua tela de 2 polegadas. Através de um sensor avançado, a Dash Cam Motorola identifica movimentos bruscos e batidas, iniciando a filmagem automaticamente para capturar a ação. 

70mai A800s

A câmera de trânsito 70mai A800s, instalada no para-brisa dianteiro, utiliza um sensor de movimento capaz de gravar acidentes mesmo que o veículo esteja estacionado. Se algum condutor bater no seu carro em um estacionamento, por exemplo, a dashcam consegue fazer a gravação e emitir um alerta em tempo real para você. 

Essa comunicação é feita através do aplicativo da câmera, que funciona tanto em sistemas operacionais Android quanto em iOS. Além de resolução em 4K (2160p), com 140 graus de ângulo de visualização, a 70mai A800s também conta com GPS integrado para registrar velocidade e localização. 

Pioneer VREC-200CH 

Um dos principais diferenciais da Pioeer VREC-200CH é a presença da câmera de ré, que pode ser fixada perto da placa do carro. Diferentemente das câmeras de trânsito que apresentamos até aqui, ela é integrada ao retrovisor do veículo. 

A tela de 4,3 polegadas, que vem com sensor de impacto, é acionada automaticamente quando o condutor aciona a ré, facilitando até mesmo a realização de manobras. O sistema da câmera, pode ser sincronizado a apps de smartphone. 

Depois de escolher sua câmera de trânsito, acesse o blog da Trocafone e confira avaliações completas de diversos aparelhos eletrônicos, como acessórios, tablets e smartphones.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!