Você sabe qual é a diferença entre economia circular, economia sustentável e economia verde? A ideia básica desses modelos é a mesma, que é a de criar possibilidades mais sustentáveis. Mas eles possuem algumas diferenças, e vamos mostrá-las através da explicação sobre o que é economia verde. Boa leitura! 

O que é economia verde e quais são suas características

O termo “economia verde” foi usado pela primeira vez em 2008, no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O conceito foi utilizado para motivar os governos a investirem em projetos e programas ambientais, a fim de garantir a igualdade social e o bem-estar das próximas gerações. Foram estabelecidos 3 pilares:

  1. baixa emissão de carbono;
  2. eficiência no uso de recursos; 
  3. busca pela inclusão social.

Pessoas felizes paradas no parque e fazendo círculo, conceito de unidade e colaboração

Em 2015, o PNUMA lançou, na Assembleia Geral da ONU, o documento Uncovering Pathways towards an Inclusive Green Economy: a Summary for Leaders, traduzido para o português como “Descobrindo caminhos para uma economia verde inclusiva”. Nele, foram abordados conceitos ligados à economia circular e seus desdobramentos econômicos e sociais. 

Além da valorização da biodiversidade dos ecossistemas e da adoção de práticas sustentáveis nos processos produtivos, a economia verde também tem como características o cuidado com os recursos naturais, a redução de gases poluentes, o uso de energias renováveis e a preocupação com a saúde coletiva. 

5 vantagens da prática sustentável para as empresas

Os benefícios da economia verde ultrapassam a diminuição dos impactos causados pelas mudanças climáticas. Ao utilizar recursos naturais de forma eficiente e sustentável,  valoriza-se a biodiversidade e incentiva-se o consumo consciente.  Para as empresas, ainda existem mais 5 vantagens: 

  1. Oportunidade de investimento em tecnologias e serviços inovadores sem que a natureza seja prejudicada. 
  2. Consolidação da confiança dos investidores e dos consumidores, dando mais destaque positivo às empresas que praticam a economia verde;
  3. Aumento da eficácia da utilização de matérias primas e redução de descarte de elementos poluentes; 
  4. Maior estabilidade em relação à legislação vigente, evitando multas e sanções por parte dos governos;
  5. Redução do uso de recursos naturais, prevenindo possíveis crises por falta de materiais esgotáveis. 

Como consequência da implementação desses processos, há um avanço na universalização do saneamento básico e na inclusão social, impactando diretamente na sociedade, de forma geral. 

Exemplos de economia verde

A execução prática da economia verde ainda gera controvérsia entre estudiosos da área. De acordo com alguns ambientalistas, por ser um modelo econômico, e não social, ele não seria o mais adequado para solucionar os problemas ambientais e comunitários da população. 

Entretanto, há um consenso de que a priorização de ações sustentáveis melhora as relações de consumo e reduz as desigualdades ao evitar desperdícios e a má distribuição de recursos. Dentre exemplos dessas práticas, que se caracterizam como economia verde, podemos citar:  

  • modelos de transporte público movidos a energia limpa;
  • agricultura familiar;
  • políticas de incentivo fiscal para que as empresas adotem tecnologias sustentáveis;
  • controle e penalização para marcas poluidoras;
  • produção com uso eficiente de recursos naturais;
  • fomento a atividades de baixa emissão de carbono; 
  • uso de materiais biodegradáveis e recicláveis;
  • programas de logística reversa;
  • aplicação de coleta seletiva nos municípios; 
  • definição de regras e parâmetros relacionados à emissão de gases e ao consumo de matérias-primas;
  • projetos de inclusão social. 

Cada lugar possui suas peculiaridades em relação às medidas de incentivo à economia verde. A Coreia do Sul, por exemplo, mantém o Instituto Global de Crescimento Verde, que busca ajudar países em desenvolvimento a desenvolverem estratégias sustentáveis. 

Enquanto isso, a China faz sua contribuição de forma mais interna, através do aumento da capacidade de produção de energia eólica. Com todo esse esforço, ela se tornou o país que mais investe em energia renovável no mundo.

Um grupo de alunos do último ano discutindo energia alternativa com o professor em sala de aula, close-up.

Apesar de ainda haver um longo caminho a ser percorrido, o Brasil tem um papel de destaque nesse cenário rumo à implementação da economia verde. Em 2021, foi divulgado um ranking com as empresas mais sustentáveis do mundo, e o Banco do Brasil ocupou o terceiro lugar. 

Com um dos ecossistemas mais ricos do planeta, o nosso país é uma das principais preocupações mundiais quando o assunto é sustentabilidade. Temos um enorme potencial para implementar a economia verde na geração de energia limpa, para criar programas ESG e para gerar empregos verdes

Nós, aqui na Trocafone buscamos fazer nossa parte, através da compra e venda de produtos seminovos. Além de reduzir os impactos ambientais, proporcionamos um acesso mais democrático à tecnologia e contribuímos para que os usuários saibam o que é economia verde e como é possível aliar modernização e sustentabilidade.  

Melhor para o seu bolso e para o planeta!