Provavelmente, você já teve dúvidas sobre o uso do celular no avião. Neste artigo, preparamos uma série de respostas que dirão, de uma vez por todas, tudo o que você precisa saber para utilizar seus aparelhos com segurança durante o voo.

Posso usar ou não meu celular no avião? Devo permanecer com ele desligado durante toda a viagem?

Quais funções posso utilizar e quais não são aconselhadas? O avião pode cair por causa disso ou este é um mito?

Quais são os verdadeiros riscos? Confira o nosso artigo e evite qualquer problema!

1- Por que as cias. aéreas pedem para desligar o celular?

Por precaução. Não existe nada plenamente comprovado de que eles atrapalharão alguma coisa, mas a medida de prevenir é uma questão importantíssima! Isto porque os celulares emitem ondas eletromagnéticas em uma frequência que se diz afetar a transmissão entre a torre e o avião, dificultando o repasse de informações importantes em momentos que requerem maior atenção.

2- Como o celular no avião pode causar problemas?

É necessário desmistificar esta ideia. O maior risco não está na possibilidade do celular no avião interferir no funcionamento do veículo em si, mas sim na comunicação com a torre de comando — que passa, por exemplo, condições da pista ou de desvio de outras aeronaves em manobra.

Suspeita-se que as ondas emitidas pelos celular no avião — caso não estejam no modo avião, que tem a função de desabilitar o recebimento de sinais — ao causar interferência, possam aumentar as chances de acidente. Mas fora isso não é provado que ofereça risco.

3- O que as empresas aéreas têm feito a respeito?

Esta é uma notícia que vem sendo falada principalmente de 2014 para cá. Smartphones, com sistemas operacionais inteligentes que permitem mais tarefas que celulares normais, possuem utilidade inclusive para trabalhos. O que fez crescer a preocupação das empresas aéreas em possibilitar o seu uso sem comprometer a segurança.

A ANAC publicou uma resolução que deve permitir o uso de smartphones e outros aparelhos similares durante o voo, desde que no modo avião, mas tendo validado somente para cias. que pedirem autorização e comprovarem que isso não causará problemas na operação Assim, não foram totalmente liberados, mas — desde que respeitadas algumas configurações, — podem ficar ligados o tempo todo e até mesmo sair do modo avião após aterrissar, o que não era permitido. Mas cabe a você, como passageiro, também se informar sobre a adequação de sua cia. a esta norma antes de voar.

4- É seguro utilizar redes wi-fi nas nuvens?

Por ser um serviço oferecido com exclusividade por algumas cias., não há nenhum problema expresso em utilizar o wi-fi do avião, que só permite acesso em condições pré-estabelecidas pela empresa aérea. É considerado seguro porque você provavelmente não vai conseguir acessá-lo em momentos críticos, prevenindo possíveis interferências.

Geralmente durante pouso e decolagem, por exemplo, fica indisponível, garantindo a segurança. Assim, obedecem a um cuidadoso controle, 100% garantido para a empresa, ao contrário da desativação dos celular no avião feita individualmente.

5- Posso usar meu smartphone no voo?

Pode, desde que respeitadas as normas: há empresas que exigem desligar sempre, outras avisam os momentos permitidos, como na altitude de cruzeiro. Os negócios vivenciam o fenômeno BYOD e todas as empresas reconhecem isso.

Por isso, um diferencial oferecido por algumas está em liberar o uso durante todos os momentos, condição que deve ser cuidadosamente checada e previamente provada para a ANAC que não haverá perigos.

6- O que pode acontecer caso não obedeça à recomendação?

Em termos de uma catástrofe, as chances são remotas. Mas dependendo do caso, uma empresa tem o direito de advertir o passageiro e até mesmo contar com respaldo policial para assegurar que as normas sejam respeitadas. Isso porque, embora seja um tema controverso, até que haja mais estudo e o celular no avião seja realmente comprovado como inofensivo, vale a cada um fazer sua parte.

Agora que já sabe a verdade sobre o uso de celular no avião, está pronto para usar o seu com tranquilidade em seu próximo voo? Compartilhe sua opinião com a gente!