A cada ano, as expectativas para a Black Friday ficam maiores. Neste ano, ainda existe uma outra razão que deve contribuir para que as vendas sejam alavancadas. Pela primeira vez na história, a Black será realizada na mesma semana do início da Copa do Mundo!

De acordo com um levantamento do grupo Behup, que estuda o comportamento humano com a ajuda da inteligência artificial, o desejo de compra  nos períodos pré, durante e pós-copa tende a aumentar. 

Com todo esse incentivo do comércio, é possível consumir de forma sustentável? Já vamos adiantar a resposta: SIM! Leia o conteúdo completo e descubra como aproveitar Black Friday, sem ser consumista. 

Quando é a Black Friday 2022

Seguindo o calendário dos Estados Unidos, onde foi criado o evento, a Black Friday no Brasil tem a data marcada para a última sexta-feira do mês de novembro. A Black Friday 2022, portanto, será no dia 25 de novembro

A ocasião aproveita o dia seguinte do feriado de Ação de Graças, celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, para movimentar as vendas de final de ano. Os lojistas e os consumidores, pensando em formas de fazerem bons negócios, investem bastante na data. 

Buscando atrair mais clientes, algumas empresas aproveitam uma semana ou até mesmo  mês inteiro para dar descontos e oferecer condições especiais de compra, nas chamadas Black Week e Black November. Os e-commerces também costumam fazer a Cyber Monday, na segunda-feita após a Black Friday, como uma extensão do evento. 

Como manter o consumo consciente na Black Friday

Quando falamos em “consumo consciente”, estamos nos referindo a ações de consumo que levam em consideração os impactos sociais, econômicos e ambientais que podem surgir em consequência dela. 

Seja em relação à contratação de um serviço, a utilização de algum recurso natural ou a compra de uma mercadoria, essa forma de consumir acompanha todo o processo daquele item, desde a obtenção até seu possível descarte. 

O consumo consciente na Black Friday, portanto, avalia questões como a redução do lixo eletrônico e  o incentivo à economia circular.

A seguir, vamos mostrar 3 dicas para te ajudar a aliar sustentabilidade e consumo, sem prejudicar o meio ambiente ou deixar de adquirir produtos importantes para você. 

Estabeleça prioridades

A primeira regra da Black Friday todo mundo já sabe: pesquisar bastante. Mas antes de começar a olhar as ofertas, faça uma lista dos produtos que você precisa comprar. Organize os itens em ordem de prioridade ou de urgência, para que você consiga as mercadorias mais interessantes para o seu dia a dia, sem extrapolar seu orçamento. 

Assim, você consegue avaliar a real necessidade de adquirir aquele objeto e frear o impulso de fazer uma compra apenas porque o produto está em promoção. 

Fique atento ao seu planejamento financeiro

Com a lista em mãos, você terá uma noção mais próxima da realidade da quantia que seria necessária para que todos os produtos fossem comprados. Entretanto, é fundamental ter em mente que o seu planejamento financeiro continua após a Black Friday, e que o valor gasto nessa época interfere diretamente no seu orçamento futuro. 

Estabeleça um limite de gastos, considerando sua renda total, suas despesas fixas e as faturas que ainda estão abertas dos cartões de créditos. As dívidas devem ser feitas apenas em casos extremamente necessários. Nada de pedir empréstimo para comprar coisas que nem serão usadas no futuro, combinado?

Invista em aparelhos seminovos

Com o fenômeno da  obsolescência programada, as pessoas passaram a trocar seus aparelhos celulares por um novo em um espaço de tempo cada vez menor. Por ser um produto muito cobiçado naturalmente, muitas ofertas da Black Friday são voltadas para o setor de tecnologia. 

Neste ano, segundo pesquisa, os produtos eletrônicos ocuparam o segundo lugar entre os mais cobiçados entre os consumidores, somando 15% da intenção de compra. Os celulares, que ficaram em sétimo lugar, correspondem a 11% de pretensão.

Para que você possa ter os melhores aparelhos do mercado, sem causar danos à natureza, uma excelente alternativa é investir em tecnologia sustentável, através dos smartphones seminovos

Ao comprar um seminovo aqui da Trocafone, você economiza dinheiro, evita que mais matéria prima seja retirada do meio ambiente, incentiva a economia circular e participa do processo de democratização da tecnologia.  

No nosso recommerce, temos o objetivo de deixar os nossos clientes sempre satisfeitos e, por isso, atestamos a qualidade dos nossos produtos e oferecemos 90 dias de garantia. Entregamos nas mais diversas regiões do país e contamos com diferentes formas de pagamento. Acesse as nossas promoções e veja como é possível estabelecer uma boa relação entre economia e meio ambiente e garantir o consumo consciente na Black Friday!

Esse conteúdo foi útil? Avalie o artigo!

Melhor para o seu bolso e para o planeta!