Saber como higienizar o celular é muito importante para preservar a vida útil do seu aparelho. Por isso, separamos, neste guia, tudo o que você precisa saber para higienizar o seu celular de forma correta, preservando-o e garantindo um melhor funcionamento. 

Então, separe o bloco de notas e vamos à leitura! 😉

🟠 Veja também: Como fazer o celular durar mais?

Por que é importante higienizar o celular?

De acordo com um estudo realizado pela PUC Campinas, os aparelhos celulares podem ser grandes reservatórios de colônias de bactérias caso não sejam higienizados devidamente. 

Além disso, o mesmo estudo realizado no laboratório de microbiologia apontou que os cuidados para manter as mãos limpas com o uso do álcool em gel podem ser em vão se o usuário não tiver os mesmos cuidados com a higiene do seu celular.

Pensando nisso, saber como higienizar o celular, além de ser importante para higiene dos aparelhos, trata-se de também de um cuidado com a saúde dos próprios usuários.

Primeiros passos para higienizar o celular

Higienizar o celular é uma medida importante para remover germes e bactérias que podem se acumular na superfície do aparelho. Então antes de dar início ao processo de higienização, é importante tomar os cuidados abaixo:

1. Lave bem suas mãos

Antes de qualquer coisa, é importante que suas mãos estejam devidamente limpas. Afinal, sabemos que ao longo dia elas podem concentrar um grande número de bactérias. 

Portanto, lave bem suas mãos antes de começar a limpeza do seu celular. Isso irá evitar que você deixe manchas de gordura no aparelho, por exemplo.

2. Desligue o celular

Antes de começar, desligue o celular e desconecte quaisquer cabos ou acessórios. Assim você evita qualquer dano acidental durante a limpeza, principalmente nas entradas de energia do aparelho.

3. Remova a capa e o estojo

Caso tenha uma capa ou estojo no celular, remova-os para limpá-los separadamente. Afinal, é comum esses acessórios concentrarem grandes quantidades de sujeira, então uma boa dica é fazer a limpeza deles com certa frequência.

Como higienizar a superfície do celular?

Com o aparelho desligado, comece a limpeza pelas superfícies, como a tela e a parte traseira do celular. Para isso, siga as seguintes instruções:

  1. Use um pano de microfibra macio e limpo para remover sujeira, poeira e impressões digitais da tela e da parte externa do celular;
  2. Com cuidado, passe o pano pelas câmeras do celular para remover sujeiras e manchas que podem prejudicar a qualidade das fotos;
  3. Se o seu aparelho tiver películas de proteção, use um pano fino para limpar suas extremidades.

🟠 Veja também: Como proteger a tela do seu celular

Como higienizar e desinfetar o celular?

Depois de limpar a superfície do celular, é a hora de desinfetar o aparelho. Confira os passos abaixo:

  1. Use um pano de microfibra levemente umedecido com uma solução de água e álcool isopropílico. A mistura deve ser de 70% de álcool isopropílico e 30% de água;
  1. Tenha cuidado ao limpar as aberturas, como os alto-falantes e as portas de carregamento. Use um cotonete umedecido com a solução de álcool isopropílico para limpar essas áreas com cuidado;
  1. Limpe a capa e o estojo do celular seguindo as instruções do fabricante. Alguns podem ser lavados com água e sabão neutro, enquanto outros podem ser limpos com um pano úmido;
  1. Após terminar a limpeza do celular, lave as mãos novamente para garantir que você não está transferindo sujeira ou germes de volta para o aparelho;
  1. Deixe o celular secar completamente antes de ligá-lo ou recolocar a capa e o estojo.

🟠 Veja também: Celular caiu na água? Saiba como evitar que ele estrague!

Com qual frequência higienizar o celular?

A frequência de limpeza vai depender do uso do celular e do ambiente no qual ele é utilizado. Se você compartilha seu celular com outras pessoas ou o utiliza em locais externos, o ideal é limpar e desinfetar com mais frequência, possivelmente duas ou três vezes por semana.

Também é importante seguir as recomendações do fabricante do celular para evitar danos ao dispositivo durante a limpeza. Para isso, sempre confira o manual de instruções do seu aparelho para garantir que ele receba os devidos cuidados.

O que não fazer ao higienizar o seu celular?

Agora, um ponto importante sobre como higienizar o celular é saber quais cuidados você deve ter para evitar danos ao seu aparelho. Confira os principais na sequência:

Não use panos ásperos, papel toalha ou tecidos ásperos, pois eles podem riscar a tela;

Não coloque nem borrife o aparelho com líquidos: mesmo o álcool comum de limpeza, que evapora rapidamente, pode danificar partes sensíveis do aparelho, como as entradas de energia, de fone de ouvido ou os alto-falantes;

Não limpe o dispositivo enquanto ele estiver conectado à energia elétrica: umidade e energia elétrica não combinam e é bom evitar riscos;

Evite usar produtos de limpeza abrasivos (lixas, escovas de aço, etc.), sprays, produtos à base de álcool etílico ou qualquer líquido diretamente na tela, pois isso pode danificar o celular.

Quer conhecer mais dicas de cuidados com o seu celular? Confira a aba de Reparo do nosso blog. 🧡

Conclusão

Agora que você já sabe como higienizar o celular fica mais fácil garantir uma vida útil mais longa para o seu aparelho. Cuidar do seu celular é uma medida importante e sustentável, já que, uma vez que o aparelho estiver em boas condições, fica mais viável trocá-lo por modelos mais novos.

Inclusive, aqui na Trocafone você pode vender o seu celular e usar o valor para comprar um novo aparelho. Quer saber mais? Confira as informações completas na página do programa Troca Smart.