Com ou sem fio? De que tamanho? Com que tipo de tecnologia? São muitos os pontos a serem analisados na busca do melhor fone de ouvido para celular – e a gente vai falar sobre todos eles durante este conteúdo. 

Durante a pandemia, quando muitas pessoas começaram a trabalhar de casa, o uso de fones de ouvido cresceu. Com o intuito de diminuir ruídos em reuniões, eles passaram a ser utilizados como acessório para tablet, computador ou celular. Apesar de ser uma ferramenta muito útil, quando utilizada de maneira errada, pode causar danos à audição.

Para evitar qualquer tipo de problema, é fundamental usar um fone de ouvido de qualidade e respeitar os limites de uso indicados pelos fabricantes. Veja, a seguir,  como escolher um bom fone de ouvido para celular

O que levar em conta na hora da escolha

Antes de começar qualquer pesquisa para saber qual o melhor fone de ouvido para celular, é fundamental pensar em qual seria sua função no dia a dia.

Se você utiliza o smartphone para trabalhar, por exemplo, o ideal é investir em um modelo de fone de ouvido com microfone para celular. Por outro lado, se a sua necessidade é ter um acessório para usar durante a prática de exercícios físicos, é interessante garantir um fone de ouvido sem fio. 

Entendendo o uso do fone, é possível fazer a compra de forma mais assertiva. Como veremos a partir de agora, devem ser levados em conta aspectos como:

  • Tipo de fone;
  • Tecnologia (com ou sem fio);
  • Qualidade;

Continue a leitura para conhecer os detalhes de cada um desses pontos. Ao final do texto, você será capaz de definir, de forma individual, qual é o melhor fone de ouvido para o seu celular. 

Tipo de fone

Os fones de ouvido podem ser classificados de acordo com a forma como eles são posicionados em relação à orelha. Os principais tipos são: auricular, intra-auricular, supra-auricular, headphone e headset

O modelo auricular é aquele que costuma acompanhar os celulares na caixa, quando são comprados novos com os acessórios. Ele se encaixa na orelha, sem que suas extremidades entrem diretamente no ouvido. 

Os fones intra-auriculares também são encaixados, mas de forma diferente. Eles se apoiam dentro do canal auditivo. Enquanto isso, o supra-auricular une os dois ouvidos por um arco que fica apoiado na cabeça. Ele cobre toda a orelha, mas não isola totalmente o som. 

Para quem busca fones de ouvido grandes, que envolvem toda a orelha e não deixam os ruídos externos passarem pelo acessório, existem os headphones e os headsets. 

A cobertura do headset é exatamente igual à do headphone, A diferença entre eles é que o headset conta com um microfone acoplado na estrutura do fone. 

Fone com ou sem fio

Cada um dos modelos de fone, com ou sem fio, possui suas vantagens e desvantagens. Os fones com fio costumam ser mais baratos e bem mais fáceis de encontrar. Além disso, por não dependerem de conexão externa, eles apresentam menos interferências.

Por outro lado, a presença do fio faz com que eles sejam menos duráveis, em relação aos sem fio. Outro ponto importante é a restrição de movimentos, que passa a não existir nos fones de ouvido para celular sem fio. 

A durabilidade superior e uso de funcionalidades mais avançadas fazem com que os fones sem fio sejam mais caros, mas, ainda assim, com um bom custo-benefício. Eles podem ser apresentados com dois tipos de tecnologia diferentes: o bluetooth e o TWS. 

Os fones bluetooth para celular são confortáveis e práticos, com muitas opções de modelos disponíveis no mercado. Diferentemente do TWS, eles precisam de fios ligando um lado ao outro. 

TWS é a abreviação de True Wireless Stereo, que indica uma tecnologia capaz de distribuir som estéreo para fones de ouvido totalmente sem fio. Os fones TWS são compatíveis com modelos da Apple, Xiaomi e JBL.

Qualidade 

Aparelhos e acessórios que usamos com frequência, como o fone de ouvido para celular, precisam ter boa durabilidade para evitar que você fique na mão a qualquer momento. Além de ser um item resistente, o fone deve ser, também, confortável. 

Produtos de qualidade oferecem conforto e ergonomia, além de um isolamento acústico adequado e recursos tecnológicos que facilitam as tarefas no dia a dia, como atalhos de ajuste de volume e outros comandos rápidos. 

Apesar de, muitas vezes, os produtos de qualidade serem mais caros, é possível encontrar um bom fone de ouvido para celular sem, necessariamente, precisar de um grande orçamento.  

Modelos de fone de ouvido para celular

Agora que já mostramos como escolher o modelo ideal, vamos mostrar uma listinha com 6 modelos incríveis disponíveis no Marketplace da Trocafone, dispostos em ordem crescente de preço:

  • Fone de Ouvido Atomic: da marca Gshield, o fone Atomic tem revestimento de silicone, o que aumenta a flexibilidade e a durabilidade do produto. Ele é bastante resistente, com alto-falantes estéreo com máxima definição e redução de ruídos;
  • Fones de Ouvido JBL Endurance Run BT 2.0: a combinação das tecnologias FlipHook, FlexSoft e TwistLock fazem com que o fone tenha encaixe perfeito na orelha, evitando que ele caia ou machuque. Com certificação  IPX5, o fone é à prova de suor, mostrando-se ideal para prática de atividades físicas;
  • Nokia Power Earbuds Lite: com bateria de até 35 horas de duração, ele faz muito sucesso entre usuários que gostam de fazer suas atividades ouvindo música. O fone sem fio possui case recarregável, encaixe ergonômico na orelha e certificação IPX7, que garante resistência à água por 30 minutos a 1 metro de profundidade; 
  • Fone de ouvido Bluetooth Black Dinamic: com tecnologia TWS, o fone sem fio vem com sistema anti-ruído, carregamento do estojo via wireless, alcance de 10 metros e tempo de reprodução de música de até 5 horas. Ele é resistente à poeira e a água, com garantia IPX5; 
  • Fone de ouvido JBL Tune 660NC On-ear: com excelente som, cancelamento de ruído e bateria de 44 horas, o fone da JBL pode ser emparelhado a dispositivos Android para controlar as chamadas do dispositivo. Super Leve e dobrável, o fone cabe em qualquer lugar;
  • Fone de Ouvido Sem Fio TWS Noise Cancelling Sony: os fones combinam cancelamento de ruído, som de alta qualidade, conforto e design compacto. Livre de fios, ele conta com conectividade Bluetooth para reprodução inteligente com Google Assistente, Amazon Alexa ou Siri. A bateria dura até 24 horas com uso do estojo de carregamento. 

Todos os fones de ouvido para celular que acabamos de mostrar possuem garantia de 3 meses, contados a partir da data de recebimento do produto. Confira os acessórios disponíveis no Marketplace e encontre um fone compatível com seu aparelho!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!