Quem nunca se estressou com celular lento, bateria fraca ou falta de memória interna para baixar um aplicativo? É normal que esses problemas apareçam depois de certo período de uso, mas, seguindo nossas dicas de como fazer o celular durar mais tempo, você prolonga a vida útil do seu smartphone e ainda reduz os impactos ambientais de uma possível compra de um novo aparelho. 

O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo, e grande parte desses resíduos é resultado do descarte de telefones. Para evitar que o seu aparelho estrague e vá parar no lixo, você pode tomar pequenas atitudes, que vão desde a contratação de um seguro até a atualização constante do sistema operacional. 

Neste conteúdo, vamos apresentar quatro maneiras práticas de fazer o seu celular durar mais tempo, aproveitando ao máximo seu investimento e contribuindo para uma abordagem mais sustentável.

Como fazer o celular durar mais tempo

Uma forma simples de aumentar a vida útil do celular é desligar ou reiniciar o aparelho de vez em quando. Assim como acontece com os computadores, o cache fica armazenado na memória. 

Quando o dispositivo não é desligado por um longo período, os programas continuam rodando em segundo plano, sobrecarregando os sistemas e deixando os equipamentos lentos. Confira outras 4 maneiras de fazer o celular durar mais tempo: 

1. Não deixe seu aparelho exposto ao sol e à poeira

Mãos segurando um pano branco com smartphone molhado cai no chão de madeira

Os circuitos internos dos smartphones possuem componentes frágeis, como íons de lítio e pequenos fios de energia. Para que não haja nenhum curto ou outro incidente, fique atento a algumas instruções: 

  • Não deixe o celular exposto ao sol e ao calor, ainda que ele esteja com capa protetora;
  • Evite colocar o dispositivo em bolsos de calça. Os pelinhos do tecido podem se acumular nas saídas do aparelho, podendo causar problemas no carregamento ou no funcionamento de acessórios, como os fones de ouvido;
  • Não leve o aparelho para o banheiro para tomar banho, pois o vapor do chuveiro pode danificar o sistema;
  • Não coloque objetos em cima do celular, especialmente se forem pontiagudos;

Apesar de serem formas efetivas de segurança extra, as certificações à prova d’água e poeira (IP) não atuam contra oxidação e, por isso, todos esses cuidados devem ser mantidos mesmo que o smartphone tenha os fatores IP de proteção .  

2. Cuide bem da bateria

bateria fora do telefone. telefone carregando em uma tomada

Qualquer bateria recarregável possui componentes consumíveis e, por isso, é natural que depois de um tempo ela apresente algum desgaste. Esse processo pode demorar mais ou menos para aparecer, dependendo do modelo e dos cuidados que você tem com a bateria. 

Seguindo as dicas deste conteúdo sobre como aumentar a vida útil do celular, você ajuda a retardar o envelhecimento químico e a fazer com que sua bateria dure mais

Na hora de recarregar o seu celular, retire a capa de proteção e coloque o aparelho em uma superfície fria. Se possível, tente não usar o seu celular enquanto ele estiver na tomada. Além de evitar o superaquecimento, você ainda garante um carregamento mais acelerado. 

Falando em rapidez, muita gente se pergunta sobre a efetividade dos carregadores turbo e sobre possíveis problemas que eles podem acarretar. O carregamento turbinado só causa prejuízos ao smartphone se o carregador não for compatível com as especificações de tensão do equipamento. 

Então anota aí uma dica extremamente importante: os carregadores devem ser sempre originais ou homologados. O uso de acessórios falsificados pode causar danos irreversíveis ao seu aparelho, e o barato acaba saindo muito caro. 

3. Mantenha seu smartphone sempre atualizado

atualização online do sistema operacional ou aplicativos na tela do smartphone. Uma jovem está segurando um smartphone nas mãos.

Além de alimentar todas as funcionalidades do aparelho, o sistema operacional também é responsável por:

  • Melhorar o desempenho do celular;
  • Aprimorar a experiência do usuário;
  • Corrigir eventuais erros e bugs, reduzindo a probabilidade de travamento, lentidão ou falhas nos aplicativos;
  • Apresentar novos recursos e funcionalidade, garantindo a compatibilidade entre aplicativos e serviços.

Para que o dispositivo acompanhe todas essas mudanças, é fundamental que o sistema esteja sempre atualizado. Por isso, indicamos que você ative o recurso de atualizações automáticas do seu software, garantindo mais segurança para suas informações

4. Evite sobrecarregar a memória interna

Closeup mão de mulher com download de nuvem no smartphone móvel.

Quantas mensagens e arquivos você troca diariamente pelo seu celular? Com o grande volume de dados armazenados no aparelho, a memória pode ficar sobrecarregada, afetando o desempenho e a funcionalidade do dispositivo. 

Quando a memória interna opera perto da sua capacidade máxima, o sistema operacional fica com menos espaço para acessar as informações temporárias, o que pode causar lentidão do smartphone. 

Para tentar compensar as falhas no processo, o sistema redireciona memória para funções específicas, fazendo com que os aplicativos apresentem falhas frequentes e erros de execução.  A bateria também tem sua vida útil reduzida, devido à  necessidade de consumo mais elevado de energia

Outro ponto prejudicado pela sobrecarga da memória interna é a sincronização dos serviços. As atualizações automáticas do sistema operacional requerem espaço livre para a instalação e, como vimos anteriormente, os recursos desatualizados deixam seu dispositivo vulnerável a possíveis falhas de segurança. 

Ainda que os modelos mais avançados ofereçam grande armazenamento, é importante ficar atento ao consumo de memória. Uma maneira de evitar problemas é fazer uma limpeza regular da memória do celular

Além de remover aplicativos e arquivos que não estão sendo usados, você também pode fazer o backup das suas informações em serviços de nuvem, como o Google Drive ou o OneDrive

Caso você perceba a necessidade de comprar um smartphone com armazenamento maior, dê preferência para um aparelho seminovo. 

Conte com a Trocafone

Os seminovos da Trocafone têm uma excelente relação custo-benefício. Nossos aparelhos são revisados, com garantia de 90 dias e preço reduzido, em relação aos produtos novos. 

Com grande variedade de aparelhos, desde os modelos mais antigos até os mais recentes, você tem a oportunidade de adquirir um dispositivo com recursos e funcionalidades que atendam especificamente às suas necessidades.

Comprando na Trocafone, você incentiva a economia circular e contribui para a redução do lixo eletrônico. E agora que você sabe como fazer o celular durar mais tempo, você vai conseguir ficar com o smartphone que você escolher por bastante tempo. 

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!