Já parou para pensar na comodidade e na tranquilidade que a casa inteligente pode trazer para você? Ela permite que você gerencie e controle dispositivos da residência de qualquer lugar com acesso à internet. 

Isso significa que você pode verificar se as luzes estão desligadas, ajustar a temperatura do ar-condicionado antes de chegar em casa, monitorar e receber as entregas dos seus pedidos, dentre diversas funcionalidades  

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso furar paredes e nem fazer grandes instalações para manter um lugar conectado. A seguir, vamos mostrar como montar sua casa inteligente sem mexer na sua estrutura. 

O que é uma casa inteligente

Uma casa inteligente, também chamada de smart home e de casa conectada, é aquela que possui um ou mais aparelhos eletrônicos conectados à internet – mas os smartphones e os computadores não entram nessa conta. Estamos falando de eletrodomésticos, lâmpadas, tomadas e sensores programados de maneira remota. 

As possibilidades são infinitas. Você pode usar assistentes virtuais para ligar uma música, controlar as luzes da garagem por comando de voz, programar interruptores ou até mesmo a máquina de lavar. 

Uma das maiores vantagens de ter uma casa inteligente é a comodidade que ela proporciona. Você pode, com facilidade, controlar vários dispositivos e sistemas em sua casa com apenas alguns comandos ou toques em um aplicativo ou assistente virtual. Além disso, as automações de tarefas ainda possibilitam: 

  • Aumento da segurança: as câmeras de segurança internas e externas contribuem não só para identificar atividades suspeitas como também para detectar níveis de fumaça, contribuindo para prevenção de incêndios e acidentes; 
  • Economia de energia: com o monitoramento do consumo de eletricidade e com a programação dos aparelhos para desligarem em determinados momentos ou situações, é possível otimizar o uso de energia, resultando em economia financeira e redução do impacto ambiental; 
  • Personalização: personalize sua experiência da forma como preferir! Você pode integrar os dispositivos aos sistemas que você mais utiliza, programando-os de acordo com suas necessidades. 

Os brasileiros já começaram a desfrutar dos benefícios dessas tecnologias. O nosso país ocupa, atualmente, a 11ª posição no negócio de casas inteligentes. Apesar de o investimento ainda ser muito menor do que o dos Estados Unidos, que ocupam a primeira posição no ranking, as previsões são bastante otimistas.  

De acordo com a pesquisa Worldwide Quarterly Smart Home Device Tracker (2022),  da International Data Corporation (IDC), o mercado inteligente tende a crescer 11,9% ao ano no mundo todo, e no Brasil a projeção é que seja de 30% no mesmo período. 

Dispositivos para criar sua casa conectada

Para começar a montar sua casa inteligente, você não precisa investir em diversos aparelhos de uma só vez. Você pode iniciar a automatização aos poucos, com apenas um ou dois eletrônicos. Separamos alguns dos dispositivos mais eficientes e seguros para você testar. Confira: 

Câmeras de segurança com Wi-Fi

Jovem de óculos vestindo uma camisa azul está ajustando uma câmera de vigilância Wi-Fi moderna com duas antenas em uma parede branca em casa. Ele está verificando o feed de vídeo em seu smartphone.

Os modelos de câmera de segurança com Wi-Fi são bem parecidos com os tradicionais, tanto em termos de estética quanto em relação às funcionalidades. Geralmente, esses equipamentos podem ficar em cima de algum móvel, sem a necessidade de instalação na parede. Eles também cumprem bem a função de proteger sua casa ou seu local de trabalho, permitindo o controle de quem entra ou sai do imóvel. 

A principal diferença entre as versões básicas e as com rede Wi-Fi é a possibilidade de fazer o monitoramento remoto. Ao utilizar uma câmera de segurança ligada da rede móvel, o usuário recebe alertas no aplicativo do smartphone ou do tablet

Esse controle dá mais agilidade em caso de emergência e ainda mais segurança ao facilitar o acesso às imagens a qualquer momento, de qualquer lugar que tenha internet. 

Assistentes virtuais 

Homem usando assistente virtual e alto-falante inteligente em casa

As assistentes virtuais são programas de computador que utilizam Inteligência Artificial para simular conversas e para realizarem ações como se fossem pessoas. 

Seja pelo comando de voz ou pelo toque no aparelho eletrônico, elas são capazes de fazer perguntas, controlar chamadas telefônicas, realizar pesquisas na internet, estabelecer conexão com serviços de streaming e controlar outros dispositivos inteligentes, como luzes, cooktops e smart TVs.

Não é preciso fazer nenhuma instalação desfrutar dessa tecnologia. De forma geral, os equipamentos são compactos, e você só precisa de uma superfície lisa e de uma tomada para fazê-los funcionar. 

Os modelos de assistentes virtuais que mais fazem sucesso atualmente são Google Assistente, Siri e Alexa.  Cada uma delas possui suas características e particularidades, e a escolha do aparelho ideal deve ser feita com base nas necessidades individuais. 

Leia também: Assistentes virtuais inteligentes: veja a comparação entre Google Assistente, Siri e Alexa

Tomada inteligente 

Tomada inteligente no interior da casa. Tomada inteligente para controlar dispositivos domésticos inteligentes

Imagine poder programar a recarga dos seus aparelhos ou conseguir ligar e desligar os dispositivos da tomada sem ter que levantar da cama! Pois é exatamente isso que a tomada inteligente pode fazer por você. 

A tomada conectada funciona como uma régua de energia programável. Você pode configurar horários específicos para que ela fique ligada, mantendo os equipamentos sempre carregados sem causar problemas na bateria.

Lâmpadas conectadas

Controlando a temperatura e a intensidade da lâmpada com um aplicativo para smartphone. Conceito de casa inteligente e gerenciamento de luz com dispositivos móveis

Aumentar ou reduzir o nível de brilho, acender ou apagar em horários determinados, trocar a cor da luz. Esses são apenas alguns comandos que as lâmpadas conectadas, ou lâmpadas inteligentes, são capazes de executar por comandos de voz ou por aplicativo

Nas lojas especializadas, você encontra modelos em cores quentes ou frias, e as funcionalidades podem variar de acordo com o produto escolhido. O mais indicado é que, independentemente da marca, dê preferência para as lâmpadas de LED. Além de serem muito funcionais, elas são mais sustentáveis do que as tradicionais.

Para controlar sua casa inteligente, invista em um smartphone seminovo da Trocafone. Você garante o acesso à tecnologia de ponta, sem gastar muito. Aproveite as condições especiais do nosso site!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!