Recentemente o Google lançou o Files Go App. O aplicativo é um gerenciador de arquivos inteligente. A sua função é liberar espaço no armazenamento interno de dispositivos Android.

Antes, a ferramenta era restrita para desenvolvedores e fabricantes de aparelhos móveis. No entanto, agora ele já está disponível no Google Play e livre para todos os usuários.

O principal objetivo do item é liberar espaço no seu dispositivo. Ou seja, ele faz varreduras automáticas e localiza arquivos duplicados e que não são mais usados.

Inclusive, o app faz a limpeza de informações temporárias do seu smartphone, como por exemplo os dados de navegação e cache.

Nova app permite gerenciar e limpar arquivos do smartphone.

Funções do Files Go App

Aplicativos e arquivos

Na página inicial do Files Go App é exibida a quantidade de armazenamento e detalhes do aplicativo. O local exibe também o quanto de espaço está sendo usado.

A mesma tela apresenta o feed com as recomendações para liberar mais espaço. O usuário também vai receber alertas para os apps que usou cache de arquivos desnecessários, arquivos de áudio ou arquivos duplicados armazenados em seu dispositivo.

Visualizador de arquivos

No menu inferior do aplicativo está a guia de Arquivos. Nesta seção é possível visualizar os downloads, arquivos recebidos, aplicativos, imagens, vídeos, áudio e documentos.

Além disso, todos são exibidos em categoria e com o app do Google é feita uma verificação do dispositivo. Através do File Go App é possível excluir e gerenciar qualquer arquivo. Ainda é possível usar o botão de compartilhamento para backup do arquivo no Google Drive ou Dropbox.

Suporte ao cartão SD

Com a atualização do Files Go App o programa também ajuda a gerenciar o armazenamento do seu cartão microSD. Na parte de cima é possível ver o local para armazenamento microSD em um dispositivo compatível.

Suporte aos tablets

O usuário também pode transferir, receber e gerenciar arquivos em um tablet Android com o Files Go App.

Air Drop para Android

Esta função permite compartilhar arquivos com amigos próximos. Para a função o usuário pode usar o ponto de acesso entre os dispositivos e fazer a transferência do arquivo.

Para ativar a função é preciso entrar na guia de Arquivos e selecionar Enviar ou Receber. Depois basta seguir as orientações da tela para finalizar a transferência.

Configurações

Na opção de configuração é possível mudar o nome que é exibido na tela de compartilhamento de arquivos e alertas de controle, entre outras funções.

Conclusão

Apesar do foco do app ser liberar espaço em aparelhos Android, ele possui uma interface muito organizada. Além disso, ele facilita a localização das informações, até mesmo filtros pra restringir os resultados.

Ainda, o Files Go App possui compartilhamento de arquivos, que permite enviar dados para outros aparelhos via Bluetooth. Estas transferências podem atingir 125 MB/s por meio da tecnologia de criptografia WPA2 para que os dados não sejam interceptados.

Gostou do Files Go App? Aproveite e deixe sua opinião sobre o aplicativo nos comentários.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!