Já é comum encontrar smartphones à prova d’água no mercado, mas você conhece qual o nível de resistência de cada modelo e o que significam os códigos informados pelas fabricantes?

Alguns dispositivos incluindo o iPhone X, iPhone 8, Samsung Galaxy S8, Sony Xperia XZ1 e até mesmo o Apple Watch 3, levam a afirmação de serem resistentes à água, porém, nem todos têm o mesmo índice IP.

No geral, é comum ver números como o IP67 ao se referir ao iPhone X ou ao iPhone 8, enquanto o número IP68 é usado quando se refere ao Samsung Galaxy S8, Galaxy Note 8 ou Sony Xperia XZ Premium.

Para ajudar você a entender tudo isso, explicamos as certificações a seguir.

Entenda o que é certificação IP

A certificação IP foi criada pela Comissão Eletrotécnica Internacional. Sua sigla significa “Ingress Protection”, em português “Proteção de Entrada”. Ela mostra como as entradas dos aparelhos são protegidas, o que determina o nível de resistência dos celulares contra água e poeira.

A sigla ainda é composta por dois números, no qual o primeiro informa resistência do celular à poeira (do 1 ao 6) e o segundo, resistência à água (do 1 ao 8). Quanto maior for o número, mais resistente é o dispositivo.

Níveis de resistência

A certificação pode ser apresentada em diversos níveis, confira as classificações dos dispositivos:

  • Não possui proteção: certificações IP0, 00, 10, 20, 30 e 40.
  • Proteção contra quedas verticais de gotas d’água: certificados com IP01, 11, 21, 31 e 41. A certificação contra água é mínima.
  • Proteção contra quedas verticais de gotas d’água para uma inclinação máxima de 15 graus: os modelos com certificação IP02, 12, 22, 32 e 42.
  • Proteção contra gotas d’água aspergidas de um ângulo superior a 65 graus: os modelos com certificados com IP13, 23, 33 e 43.
  • Proteção contra projeções de água: aparelhos com IP34, 44 e 54 suportam gotas de água de diversas proteções.
  • Proteção contra jatos de água: certificação IP45, 55 e 65.
  • Proteção contra jatos potentes de água: certificados com IP46, 56 e 66.
  • Proteção contra imersão temporária: os smarpthones resistentes à água com a proteção IP67 pode ser submersos em até 1 metro de água, por até 30 minutos.
  • Proteção contra submersão: certificação IP68, que deixa o celular à prova d’água, mesmo submerso em até 1,5 metros, por 30 até minutos.

Como ocorre a resistência à água

Os fabricantes utilizam duas formas para proteger os aparelhos à poeira e água. A primeira utiliza tampas de borracha ou silicone nas entradas USB e para fone de ouvido. Ao tampar, o usuário protege o dispositivo.

Mas atenção: mesmo que o aparelho tenha certificação IP68, se as entradas não estiverem protegidas com essas tampas, entra água e o aparelho é danificado.

Outra maneira de garantir resistência à água é selar os componentes, como processador, memória RAM e memória interna, ou seja, quando são selados não entra em contato com a água.

Smarpthone a prova d’ água

Na realidade nenhum aparelho é 100% impermeável, mas se você procura por alguns destes celulares, existem alguns supermodelos disponíveis que são resistentes à vibração, choques, poeira e água.

Alguns dos modelos com certificação IP67 são iPhone X, Huawei Mate 10 Pro, Google Pixel 2 e Pixel XL 2, HTC U11 e iPhone 8, assim como iPhone 7.

Já os aparelhos com IP68 incluem Samsung Galaxy Note 8, Galaxy S8, Galaxy S8 Plus, LG V30, LG G6, Sony Xperia XZ1, Sony Xperia XZ Premium e o Samsung Galaxy S7.

Mas e pra vocês leitores quais são os melhores aparelhos a prova d’água? Deixe sua opinião nos comentários.

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!