Você quer comprar TV para assistir à Copa em alta definição? Você não está sozinho, tem um monte de gente buscando um televisor novo para torcer pelo hexa. 

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que as vendas de TVs para assistir ao mundial cresceram 6,7% de agosto para setembro de 2022, e a tendência é que esse número aumente. 

O melhor lugar para comprar TV você já conhece, que é a Trocafone. Agora, você vai descobrir o que deve ser considerado quando estiver pesquisando o modelo ideal. Confira as dicas!

O que levar em conta na hora de comprar TV

Quando um consumidor vai procurar um TV, os primeiros itens que ele geralmente observa são o tamanho do aparelho e a qualidade do som. Atualmente, é possível encontrar televisores que vão de 32 até 98 polegadas. Essa medida é referente à medida da diagonal do televisor. 

Em relação ao som, a potência é dada em Watts RMS, que demonstra a capacidade da caixa de reproduzir sons graves e agudos em que haja distorções. Em cômodos pequenos, 20 Watts RMS já são suficientes para ter uma boa experiência. 

Apesar de serem pontos importantes, existem outras características que devem ser observadas. Você sabia, por exemplo, que a taxa de atualização da TV, medida em Hertz (Hz) é a responsável pela nitidez de cenas velozes? Quanto maior for a medida em Hz, menos borradas ficarão as imagens com muito movimento. 

Veja, a seguir,  quais são os aspectos que você deve observar, além do tamanho, do som e da taxa de atualização. 

Tecnologia da tela

As principais tecnologias usadas nas telas das TVs são a LED, a OLED e a QLED. Apesar de os nomes serem parecidos, os painéis são bem diferentes, gerando, consequentemente, imagens com qualidades distintas. 

As televisões de LED possuem um painel de cristal líquido, com lâmpadas de LED fazendo a iluminação por trás, no sistema chamado backlight. O LED veio para substituir o antigo LCD e, por apresentar características mais básicas, possui algumas limitações de cores em contraste. Em contrapartida, o preço das TVs de LED costuma ser menor. 

As telas OLED e QLED, que foram patenteadas pela LG e Samsung, respectivamente, funcionam de outra forma. A tecnologia OLED reproduz com fidelidade os tons mais escuros, permitindo o “preto real”. Nos outros tipos de painel,  o preto é, na verdade, um cinza bem fechado. 

Enquanto isso, a QLED, abreviação de Quantum LED, garante que a camada de LEDs azuis na iluminação de fundo, chamada de backlight, emita cores variadas para criar imagens coloridas

Diferentemente da TV de LED, os pixels da QLED são subdivididos em pontos quânticos, que deixam as cores mais intensas e mais brilhantes.  

Resolução

A resolução evidencia a quantidade de pixels que cabem na tela, ou seja, quantas informações podem ser exibidas naquele tamanho específico.  Ela mede os pixels em cada linha e em cada coluna, formando uma medida em largura X altura; 

Uma tela em 4K de 3840 x 2160 pixels, por exemplo, exibe 3840 por linha (largura) e  2160 pixels por coluna (largura). 

  • High Definition (HD): 1280 x 720 pixels em alta resolução em widescreen de 16:9;
  • Full HD: 1920 x 1080 pixels, com qualidade melhor do que a HD para televisores no formato 16:9;
  • 2K: 2048 x 1080 pixels, adotada pela indústria cinematográfica para imagens em 19:10 e para televisores intermediários entre o Full HD e o Ultra HD;
  • 4K ou Ultra HD: geralmente tem 3840 x 2160 pixels, mas possui variações, como o  Digital Cinema Initiatives, de 4096 x 2160, ou a Ultra Wide HDTV, de 5120 x 2160 pixels;
  • 8K, Full Ultra HD ou UHD: 7680 x 4320 pixels, disponível em 16:9, 17:9 ou 21:9 ;
  • 10K: 10240 x 4320 pixels, geralmente encontrada nas telas Ultrawide na proporção 21:9.

Dentre os modelos atuais, os televisores 4K têm sido os mais procurados para assistir aos jogos da Copa, apresentando um ótimo custo-benefício. 

Design

Na hora de procurar qual TV comprar, os itens relacionados ao funcionamento e aos recursos da TV devem vir à frente do design, mas isso não quer dizer que ele não deva ser considerado. 

Essa questão vai além até mesmo da simples aparência. É preciso pensar, também, onde o produto vai ser instalado, se há ou não a necessidade de um rack, se as bordas da tela serão mais finas ou mais grossas e como serão dispostos os cabos

Alguns modelos permitem que os cabos fiquem “escondidos” atrás do televisor, deixando o visual mais limpo. As Smart TVs, que mostraremos com mais detalhes a seguir, são capazes de estabelecer conexões sem o uso dos fios. 

Busca qualidade? Invista em uma Smart TV

As Smart TVs ou, em português, “TVs inteligentes”, contam com tecnologia avançada que permite conexão direta com a internet. Além de acessar redes sociais, reproduzir conteúdos de streaming e disponibilizar diversos aplicativos, elas também podem ser integradas a outros dispositivos, com ou sem fio. 

O preço desses aparelhos costuma ser um pouco mais elevado em relação aos modelos tradicionais, mas vamos mostrar que o investimento vale muito a pena. Os recursos oferecidos e a possibilidade de usar a tecnologia 5G, por exemplo, são vantagens muito interessantes em relação à conectividade. 

Com canais, jogos e programas de TV cada vez mais interativos, os espectadores podem participar ativamente, se tiverem o equipamento correto. As Smart TVs comportam não só as entradas HDMI e USB, como também as conexões sem fio via Bluetooth.

Apesar de as televisões inteligentes se conectarem à internet sem necessidade de cabo, é interessante ter entradas físicas para caso haja alguma falha no serviço de Wi-Fi. Os cabos podem servir até mesmo para interligar acessórios para TV ao televisor. 

Outros recursos das Smart TVs também devem ser levados em consideração, como atualizações do sistema operacional, tecnologia de otimização de imagens e o controle remoto com botões direcionados aos principais aplicativos, como Youtube e Netflix. Agora que você já sabe o que deve ser considerado na hora de comprar TV para assistir à Copa, acesse o blog da Trocafone e veja dicas de modelos para acompanhar o evento. Leia o texto: Melhores Smart TVs para acompanhar a copa: veja 5 modelos incríveis!

Esse conteúdo foi útil? Avalie o artigo!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!