Um dos principais desejos de hoje em dia é que a bateria do smartphone dure todo o dia, sem precisar recarregar no meio da tarde. Mas com tantos aplicativos e o tempo que passamos checando redes sociais e outros serviços, fica difícil chegar ao fim do dia.

Soma-se a isso nossos hábitos de carga do celular. Carregar o celular durante toda a noite, deixar terminar a bateria para depois carregar até 100%, entre outros hábitos, podem estar “matando” sua bateria aos poucos.

Confira na lista abaixo o que é certo e o que é errado no momento de prolongar a vida útil da bateria do seu smartphone. As dicas servem tanto para celulares Android como iOS.

Você sabia que existe uma Universidade da Bateria?

Pois a Cadex, empresa que oferece equipamentos para testes de baterias de smartphones, possui um site, a Battery University, que reúne um vasto material sobre diversos tipos de bateria, incluindo as de íon de lítio, o tipo que você encontra no seu smarphone.

Aqui vai as orientações que eles passam para estender a vida útil da bateria:

  • A melhor forma de carregar seu celular é um pouco de cada vez, sempre que você tiver oportunidade.
    Não espere a bateria descarregar totalmente para depois conectar ao carregador.
  • Tente manter o nível de carga entre 65% e 75%. Se não for possível, tente manter o nível entre 45% e 75%.
  • Nunca carregue totalmente sua bateria – e, particularmente, não faça isso a partir de níveis muito baixos de carga.
  • Você não deveria deixar eu celular carregando durante toda a noite.

Dicas para estender o uso do celular durante o dia

A Samsung, em seu blog, também traz dicas para os usuários configurarem seus smartphones de forma que não tenham um ponto de drenagem da carga. Entre alguns pontos, listamos:    Dicas para carregar melhor o celular

Brilho da tela: diminua a intensidade do brilho da tela para não consumir tanta energia da bateria. Além disso, procure não expor seu celular a altas temperaturas, ou ao sol. O calor degrada a vida útil desse tipo de baterias.

Sinais e conexões: a busca pelo sinal de uma nova rede, cada vez que você muda de lugar, usa energia de processamento e bateria. O Bluetooth também é outro item que pode drenar a bateria com rapidez, ao ficar buscando conexões a todo momento.

Substituição da bateria: se você notar que precisa carregar o seu smartphone com mais freqüência, ele se torna excepcionalmente quente durante a carga ou uso, ou se o telefone descarrega rapidamente, está na hora de substituir a bateria.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para por em prática e manter a saúde da sua bateria em dia. Tem outra sugestão? Deixe um comentário.