Você está pensando em comprar um smartphone, mas não quer gastar muito dinheiro? Então chegou a hora de você entender a diferença entre iPhones usados e recondicionados

Neste artigo, explicaremos o que significa cada termo e quais são as principais vantagens e desvantagens de cada um. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é um iPhone usado

Um iPhone usado é aquele que já foi utilizado por outra pessoa e que foi vendido ou trocado por algum motivo. Geralmente, esse tipo de aparelho é comercializado pelo próprio dono ou terceiros e não passa por nenhum processo de revisão ou reparo antes de ser vendido.

Entenda o que é um iPhone recondicionado

Um iPhone recondicionado é um aparelho que já teve outro dono e foi vendido ou devolvido para a loja por algum motivo. Alguns modelos também podem ter sido provenientes de uso em mostruários de lojas.

Antes de chegar ao cliente, ele passa por um processo de análise e restauração, no qual foram feitos testes, limpezas, trocas de peças e atualizações de software. Esse processo pode ser feito pela própria Apple ou por empresas especializadas que contam com equipes técnicas qualificadas, como a Trocafone. 

Descubra as principais diferenças entre eles

Agora que você já sabe a diferença entre iPhones usados e recondicionados, vamos comparar as principais características de cada um. Assim, você pode compreender melhor cada opção e realizar a compra com mais confiança. Confira logo abaixo.

Preço

O preço é um dos fatores determinantes para quem compra um aparelho de segunda vida. No caso do iPhone usado, ele costuma ser mais barato, justamente por ter vindo diretamente nas condições que o proprietário o entregou.

Já o iPhone recondicionado, costuma ser ligeiramente mais caro do que o usado, mas oferece mais segurança e qualidade, pois passou por processos como limpeza e revisão completa, tanto externa, como interna.

Condição

Tanto o iPhone usado como o recondicionado podem conter sinais de uso, como arranhões, riscos, amassados ou manchas na tela, por exemplo. A diferença é que, em iPhones recondicionados, são realizados testes que asseguram que esses danos não interfiram radicalmente em seu uso.

Além disso, se você se questiona sobre os riscos de comprar um iPhone recondicionado, precisa saber que na Trocafone todos têm procedência e são qualificados de acordo com o seu nível de conservação. Veja como classificamos nossos aparelhos:

  • Excelente;
  • Muito bom;
  • Bom;
  • Outlet. 

Cada uma delas corresponde ao estado do aparelho, mas todos eles seguem sendo completamente funcionais. Inclusive, pode ser importante para você saber como examinar a condição física de um iPhone recondicionado.

Desempenho

O desempenho é muito importante, principalmente em casos em que o aparelho será utilizado para fins profissionais. Se você procura por um iPhone usado para foto e vídeo, por exemplo, ter problemas com travamentos e lentidão para tirar e editar fotos será um problema.

Além disso, a bateria do iPhone é uma das grandes preocupações. Medida em ciclos de vida, quando ela chega abaixo de 80%, é recomendado realizar a troca. No caso de iPhones usados, é possível que ele tenha uma bateria já com muitos ciclos de carga, um sistema operacional desatualizado ou algum componente defeituoso.

Já em iPhones recondicionados, a bateria, sistema operacional e demais componentes são testados e, quando necessário, substituídos. Sendo assim, você tem mais segurança de uma compra mais satisfatória. 

Garantia

Uma das grandes desvantagens de comprar um iPhone usado é a falta de garantia. É possível que o aparelho tenha garantia de fábrica, mas apenas se ele tiver pouco tempo de uso ou tiver uma garantia estendida, como o AppleCare Protection Plan. É preciso checar com o vendedor. 

Já um iPhone recondicionado que foi adquirido em uma loja confiável, pode ter garantia da própria loja, que também pode fornecer o suporte necessário em caso de problemas técnicos. Na Trocafone, por exemplo, você tem uma garantia de 90 dias.

Origem

Um fator essencial na hora de comprar um iPhone usado ou recondicionado é verificar sua origem legal, isto é, se não foi obtido por meio de algum crime. Aparelhos ilegais podem estar bloqueados pela operadora ou pelo iCloud, além de causar outros problemas.

Por outro lado, iPhones recondicionados e comprados em lojas de confiança têm origem legal e segura, com IMEI checado, o que assegura uma procedência autêntica do aparelho. Além disso, em lojas como a Trocafone, eles são entregues com homologação da Anatel, sem bloqueios de senha ou de iCloud.

Segurança

Você já deve ter se perguntado se é seguro comprar um iPhone usado. A verdade é que adquirir um aparelho diretamente com o dono ou com pessoas pela internet pode ser perigoso: há muitas pessoas de má-fé que aplicam golpes.

Mesmo que sejam vendidos por pessoas conhecidas, é importante fazer processos que exigem profissionais, como o reset de fábrica e a verificação de peças de qualidade. Um iPhone usado com peças danificadas ou de baixa qualidade pode até oferecer riscos para a sua segurança.

Já os iPhones recondicionados que são comprados em lojas, com CNPJ, emissão de Nota Fiscal e histórico de vendas são muito mais confiáveis. Ainda mais porque, nelas, é possível consultar as avaliações e a experiência de compra de outros usuários.

E, quando as peças são trocadas, elas são de qualidade e prolongam a vida útil do seu aparelho.

Leia nosso guia completo sobre a importância da garantia ao comprar um iPhone usado

Se você já sabe qual a diferença entre um iPhone recondicionado e um usado, mas ainda tem dúvidas sobre a garantia, saiba que ela é, de fato, essencial. Com a garantia, você consegue usar o iPhone por tempo suficiente para encontrar problemas e solicitar reparos, quando necessário. 

Para ajudar você a fazer uma compra segura, entenda a importância da garantia para iPhone usado.

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!