O modo HDR é muito popular nos dispositivos de hoje em dia. Este recurso está na maior parte dos smartphones atuais e pode ajudar na qualidade da sua foto.
Quer saber o seu significado e quando usar a função em suas fotografias? Acompanhe o artigo a seguir e tire suas dúvidas.
O que é modo HDR
O HDR ou High Dynamic Range em português significa Alto Alcance Dinâmico. De forma técnica, é a forma como a quantidade de luz em várias intensidades é gravada pela lente do aparelho.
Ao ativar a função permite que suas fotos fiquem melhores, porém, o recurso não sai bem em todos os ambientes. Para entender como funciona e quando usar veja abaixo.
Como funciona
Quando o modo está ativo, a função usa várias imagens do mesmo disparo (cada um com uma tonalidade de luz, sombra, tempo e exposição). Neste trabalho o software do aparelho combina as fotos e resulta em uma imagem final.
Antes, esta função estava presente somente em programas de tratamento de imagens, como Photoshop, Photomatix ou Aperture. Agora, com a presença nos smartphones e adaptação do recurso, o software faz todo trabalho de forma automática.
Quando o recurso está ativo, a imagem demora 3 segundos para aparecer na tela, pois o software está fazendo a combinação das fotos.
Quando usá-lo
Em alguns ambientes, o recurso pode criar um cenário artificial, portanto, nem sempre é indicado ativar a opção. Abaixo veja nossas dicas para saber quando usar a função:
- Paisagens panorâmicas: as paisagens possuem contrastes e isto exige que a câmera reúna tudo em uma imagem. Com o HDR ativo é melhor para capturar as imagens do céu sem que a tela fique muito escura ou vice-versa.
- Retratos na luz solar: a iluminação é fundamental é uma foto, porém, em ambientes abertos o sol pode causar sombras ou muito brilho. Com o HDR ativo é mais fácil regular estes detalhes.
- Cenas de baixa luminosidade e contraluz: se a foto estiver escura o recurso pode ajudar a iluminar o primeiro plano sem que a imagem fique muito escura ou muito iluminada.
De qualquer forma é preciso frisar que o recurso não faz milagres, o seu objetivo é tentar equilibrar alguns detalhes da imagem.
Quando não usar
O modo HDR quando não usado corretamente pode piorar a sua imagem em situações como:
- Fotos com movimento: se o objeto está em movimento o HDR pode fazer a foto borrar.
- Imagens com alto contraste: algumas fotos ficam com contraste forte entre as partes claras e escuras e com o efeito vai fazer com que estes detalhes fiquem menos intenso o que resulta em uma foto menos destacada.
- Cores vivas: se o ambiente estiver muito escuro ou claro o HDR pode deixar as cores sem vida. Mas se as cores estão muito vivas o HDR pode fazer a imagem mais vibrante.
Smartphones com padrão HDR
Hoje a maior parte dos smartphones possui o recurso nativo, principalmente os aparelhos intermediários e tops de linha.
Em todo caso, este desempenho varia conforme o aparelho, a câmera e a forma que o recurso foi configurado. Para quem deseja tirar fotos com qualidade, a dica é tirar uma foto com o recurso e outra sem. Logo veja qual lhe agrada e se realmente o melhor é deixar o modo HDR ativo.
Gostou das dicas? Você quer ver mais dicas? Já sabe como usar o HDR? Conta pra gente nos comentários!