Há alguns anos que as fabricantes vêm falando sobre os smartphones modulares, que permitem o usuário personalizar o hardware (parte física) do aparelho. Os Moto Snaps chegaram junto com o Moto Z da Motorola e funcionam como cases que se conectam ao celular por meio de um conjunto de pinos magnéticos na traseira.

Conheça a seguir os módulos disponíveis para turbinar o Moto Z e suas principais funções.

Moto Style Shells

moto-shells-moto-snaps

O Style Shells é o mais simples de todos e não possui exatamente uma função “extra”. Ele nada mais é do que uma capa traseira (como se fosse a tampa da bateria) com a finalidade de esconder os pinos magnéticos e oferecer mais proteção para a câmera, que possui bordas protuberantes em relação ao corpo do smartphone.

No Brasil, esse módulo faz parte do kit padrão na compra de um Moto Z ou Moto Z Play novo.

Incipio OFFGRID Power Pack

incipio-moto-snaps

Esse Moto Snap funciona como bateria externa para a linha Moto Z. Com 2.220 mAh de potência, promete oferecer até 20% de carga extra ao smartphone. Assim como o Style Shells, o Incipio OFFGRID faz parte do kit padrão do aparelho comercializado em estado novo. Pode ser utilizado como um case tradicional, porém o celular perde ergonomia e ganha peso.

Moto JBL SoundBoost

jbl-soundboost-moto-snaps

Mais sofisticado, é um speaker com 6 watts de potência (3 watts em cada alto-falante). A facilidade de não ter que ativar nenhum tipo de conexão como Bluetooth ou Wi-fi – pois ele é reconhecido automaticamente – é uma característica que chama a atenção.

O JBL SoundBoost é uma boa opção para reuniões de poucas pessoas (15 ou 20 no máximo) ou para os gamers de plantão. Entretanto, não espere ótimos resultados em ambientes com um número considerável de pessoas.

O apoio retrátil entre os dois alto-falantes permite que o Moto Z fique em pé e, consequentemente, também ajuda na qualidade de propagação do som. A bateria tem autonomia de 10 horas e, depois disso, começa a utilizar a bateria do próprio smartphone.

Insta-Share Projector

moto-insta-share-share-moto-snaps

É um projetor capaz de espelhar a tela do celular em uma imagem de até 70 polegadas em qualquer superfície. É uma alternativa interessante para retrospectivas em festas, pequenas apresentações de slides ou compartilhamento de fotos entre amigos, por exemplo, mas não espere mais do que isso.

Com 50 lúmens de emissão de luz, não é apropriado para lugares com alta incidência de luz.  A bateria tem 1 hora de autonomia e, assim como o speaker, utiliza a bateria do celular após esse período.

Hasselblad True Zoom

hasselblad-true-zoom-moto-snaps-trocafone

O Hasselblad é um dos Moto Snaps que mais divide opiniões. Teoricamente, deveria transformar a linha Moto Z em câmeras fotográficas quase completas, mas na prática deixa um pouco a desejar. O zoom óptico de 10x funciona perfeitamente bem e entrega resultados satisfatórios com riqueza de detalhes.

O problema está na abertura da lente do Hasselblad True Zoom, de f/3,5 contra  f/1,8 e f/2,0 do Moto Z e Moto Z Play, respectivamente. Parece bizarro, mas as lentes próprias desses smartphones recebem mais incidência de luz e consequentemente, a qualidade das fotos são superiores; as imagens capturadas em ambientes com pouca iluminação ficam ainda mais escuras e com efeito granulado.

Ou seja, a única função realmente “aproveitável” desse módulo é o zoom óptico de 10x, muito superior ao zoom digital dos celulares.

Caso os Moto Snaps ainda não despertem sua atenção, você pode conferir a linha de celulares seminovos da Motorola disponível na Trocafone!