Muitos produtos, como pilhas e baterias, possuem materiais tóxicos em sua composição — o que é extremamente prejudicial para o meio ambiente. Tendo isso em vista, é fundamental fazer o descarte destes e muitos outros tipos de resíduos em pontos de coleta para a Logística Reversa. 

Por esse motivo, a legislação, trazendo as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), estabelece a responsabilidade compartilhada para o reaproveitamento e descarte adequado de resíduos sólidos. Assim, como instrumento do processo da Logística Reversa, os pontos de coleta são essenciais para viabilizar o retorno de produtos à indústria. 

Mas, afinal, como funcionam esses pontos para a Logística Reversa e onde eles estão? Entenda a resposta para esta e muitas outras perguntas relacionadas ao tema neste artigo.  

O que é Logística Reversa

Smartphone desmontado para reciclagem.

Para entender como funcionam os pontos de coleta para a Logística Reversa, antes de tudo, é importante saber o que é esse sistema. Neste contexto, o principal objetivo da Logística Reversa é possibilitar o reaproveitamento e/ou disposição final ambientalmente correta de resíduos. 

Sendo assim, esse modelo de logística segue basicamente três fases: a entrega do material pelo consumidor de volta a cadeia, a coleta do produto para armazenagem e triagem, para então na sequência ser reciclado ou descartado sem agredir o meio ambiente.

Tipos de Logística Reversa

A depender da finalidade, existem ao menos três tipos de logística reversa para tratar da destinação adequada de resíduos. Veja quais são!

Logística Pós-Consumo: neste caso, a iniciativa deve partir do consumidor final no fim de vida útil do produto e, por isso, é o tipo mais comum. Afinal, muitas pessoas buscam pontos de coleta seletiva para destinar seus produtos à reciclagem pensando na revalorização da matéria-prima. 

Logística Pós-Venda: diferente do pós-consumo, aqui o consumidor não chega a usar o produto, pois precisa devolvê-lo à indústria. Isso acontece quando o produto chega quebrado, apresentando defeitos, quando consumidor se arrepende da compra ou por qualquer outra adversidade que implica na devolução do material antes do tempo previsto.  

Reuso: essa alternativa tem como principal agente o próprio fabricante, que visa o reaproveitamento de materiais já coletados e triados no sistema da Logística Reversa. A ação é pensada para reinserir um produto no mercado após reciclado na íntegra ou em partes. 

O que são e como funcionam os pontos de coleta

Trabalhador do centro de reciclagem posando próximo e velho televisão tubo e lixeiras

Os pontos de coleta são espaços indicados para receber produtos que retornarão à indústria. É um local específico para descartes, onde os consumidores podem deixar seus resíduos e, posteriormente, o agente responsável pela coleta irá recolher o material. Dessa forma, os pontos mais conhecidos são os pontos de coleta seletiva, onde o indivíduo leva seus resíduos como papéis, plásticos e outros materiais para dispor seletivamente no posto. 

Entretanto, quando tratamos de pontos de coleta para logística reversa, podemos encontrar outros estilos indicados para determinadas situações. Confira os mais procurados no Brasil. 

Pontos de coleta de lixo eletrônico

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas, apenas 3% das 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico geradas todo ano são direcionadas à reciclagem. Grande parte desses produtos (smartphones, peças de computadores, controles, etc), sobretudo, acabam sendo descartados na natureza. Isso causa a poluição de rios, mares, lençóis freáticos e muitos outros impactos negativos no meio ambiente.

Por isso, se faz crucial o alerta para que, ao final do ciclo de vida útil de um produto, o consumidor descarte esses resíduos em pontos de coleta de eletrônicos. Após o recolhimento, esses produtos recebem o tratamento ideal para evitar que elementos como o chumbo, mercúrio e alumínio contaminem o solo e a água.  

Pontos de coleta de pilhas

Pilhas e baterias são altamente poluentes para a natureza. Além disso, esses produtos não são recicláveis, o que torna ainda mais trabalhoso o seu descarte. Por isso, é indicado que esses resíduos sejam dispostos em pontos de coleta de pilhas — geralmente encontrados em estabelecimentos comerciais.

Existem ainda programas específicos para coleta de pilhas, como o Programa Green Recicla Pilha, da Green Eletron. Esse programa dispõe Pontos de Coleta Voluntária (PEVs) em lojas da rede de papelaria Kalunga, Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco.

Pontos de coleta de vidro

O vidro é um material reciclável, logo, é um dos materiais mais reaproveitados no processo de logística reversa. Deste modo, embalagens de garrafas e outros produtos que tenham o vidro em sua composição também devem ser dispostos em pontos de coleta. 

Onde encontrar pontos de coleta para a Logística Reversa

Não é difícil encontrar pontos de coleta próximo a você, afinal existem diversos espalhados pelo Brasil. Além de lojas e supermercados, há pontos de coleta também ofertados por órgãos públicos, então é válido fazer uma busca se na sua cidade a prefeitura possui pontos de coleta para logística reversa. 

Porém, muitas empresas privadas disponibilizam pontos de coleta seletiva para materiais recicláveis ou não. Em parceria com empresas como a Heineken, Ifood e Braskem, o Programa Soma Vantagens se destaca como uma das grandes iniciativas fazendo o recolhimento de resíduos através de postos de coleta pelo Brasil.

Outro exemplo é a Recicla Sampa, uma iniciativa que conta com o apoio de concessionárias de coleta de resíduos em São Paulo, além do apoio da Prefeitura de São Paulo. O movimento trabalha com pontos de coleta de entulho, eletrodomésticos, eletrônicos e outros tipos de resíduos para fazer o recolhimento e realizar o descarte ideal. 

O que acontece depois da coleta para a logística reversa 

Após o consumidor ou a empresa deixar seus materiais nos pontos de coleta de resíduos, esses produtos serão recolhidos e passarão por algumas etapas da logística reversa até serem descartados ou reaproveitados. 

Primeiramente, eles serão separados, descaracterizados e triados conforme o tipo de matéria-prima. Ao final, poderão retornar à cadeia produtiva ou, caso contrário, descartados com responsabilidade sem comprometer o meio ambiente. 

A Ecoassist também viabiliza o Descarte Ecológico de resíduos. Basta acionar a nossa equipe, que nos comprometemos a fazer a própria coleta dos materiais e realizar a logística reversa destes. E o melhor? Fazemos a coleta na sua residência ou empresa, com praticidade e comodidade. 

Agir com consciência ambiental e ter atitudes sustentáveis é essencial para protegermos os recursos e a biodiversidade do nosso planeta. Vamos juntos nessa?

*Esse conteúdo foi produzido através da parceria da Trocafone e a Ecoassist.

Melhor para o seu bolso e para o planeta!