Apesar de muitos brasileiros entenderem a importância das atitudes sustentáveis, a reciclagem ainda é vista como um serviço indispensável, que deveria ser oferecido e utilizado por todos os cidadãos. 

De acordo com uma pesquisa da consultoria Global Ipsos, especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, a maioria não sabe como funciona a reciclagem, quais são os materiais que podem fazer parte da coleta e onde depositar os itens para serem reciclados. 

Mas o mesmo estudo também mostra uma consciência muito forte sobre a responsabilidade de todos em relação ao tema. Cerca de 77% dos entrevistados no Brasil acreditam que deveria haver uma obrigatoriedade das empresas de incentivar a reciclagem e o reuso das embalagens que eles mesmos produzem. 

Dentre os participantes do questionário no país, 68% afirmaram que comprariam produtos em outro lugar se houvesse redução do uso de embalagens. Se você faz parte desse grupo que quer investir na economia circular, conheça 5 aplicativos que vão te ajudar a cumprir essa missão. 

Cataki

Printscreen da tela do aplicativo Cataki na App Store

O Cataki, disponível gratuitamente no Google Play e na App Store, funciona como uma espécie de “Tinder” da reciclagem. A ferramenta tem o objetivo de fazer o usuário dar “match” com trabalhadores que coletam resíduos recicláveis. 

Apesar de ainda ter uma porcentagem pequena de recicladores cadastrados, o aplicativo é bastante efetivo, conectando pessoas a cooperativas e indivíduos, tudo de forma gratuita, colaborativa e sem fins lucrativos. 

A ampliação da rede é feita de forma voluntária, e os moradores podem registrar os catadores que atuam nas suas respectivas regiões. Podem ser alistados, também, profissionais que prestam serviços de remoção de restos de podas e de entulhos. 

Descarte Rápido]

Printscreen da tela do aplicativo Descarte rápido na App Store

Se você ainda tem dúvidas sobre os materiais que podem ser reciclados, recomendamos que baixe o app Descarte Rápido no seu iPhone ou no seu aparelho Android

A iniciativa das empresas Sustentabilidade e Boas Atitudes, além de mapear a localização dos pontos de coleta mais perto do usuário, apresenta uma lista com todos os produtos e serviços que podem ajudar a reduzir o descarte de lixo eletrônico e de lixo comum. 

Para facilitar ainda mais o processo de separação dos resíduos, os materiais são separados por ordem alfabética, de A a Z. Um outro ponto interessante é que o cadastro no Descarte Rápido pode ser feito tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Então, caso você tenha uma empresa, crie um perfil para ela também! 

Recicla.me

Printscreen da tela do aplicativo Recicla.me na App Store

O principal objetivo do Recicla.me é fazer com que cada tipo de material reciclável seja levado a uma cooperativa ou pessoa que possa reutilizar aquele elemento da melhor maneira possível. 

Segundo dados do próprio aplicativo, cerca de 40% do lixo que uma cidade produz pode ser reaproveitado, incluindo materiais de construção que acabam virando entulho em locais inadequados. 

O usuário deve fazer seu cadastro no seu smartphone Android ou no seu iPhone, disponibilizar seu lixo através do aplicativo e esperar as instruções para que ele seja recolhido. 

Rota da Reciclagem

Printscreen da tela do aplicativo Rota de Reciclagem na App Store

O Rota de Reciclagem, promovido pela empresa Tetra Pak, mostra como cada um pode ajudar a natureza ao separar os materiais de forma correta e enviá-los para reciclagem. 

Seguindo o propósito da empresa, a ferramenta tem grande foco nas embalagens longa-vida, mas também são exibidas instruções relacionadas a outros elementos. 

Quem tem um aparelho iOS pode acessar o aplicativo pelo celular. Os demais usuários conseguem ver os conteúdos pelo site Rota de Reciclagem. Independentemente da forma de conexão, o consumidor consegue ver onde estão os pontos de coleta mais próximos e quais empresas compram materiais recicláveis. 

Molécoola

Printscreen da tela do aplicativo Molécoola na App Store

Investir na sustentabilidade pode aliviar o bolso, e vamos te mostrar como. O Molécoola, que pode ser baixado gratuitamente tanto em aparelhos Android quanto em iOS, oferece benefícios para o consumidor, através da contagem de pontos. 

A cada produto entregue nas estações de reciclagem credenciadas, o usuário ganha uma certa quantidade de pontos. Quando acumulados, eles podem ser trocados por benefícios ou produtos em supermercados parceiros, sem que nenhum valor extra seja desembolsado! 

Além da reciclagem de lixo, outra forma de ajudar o planeta é através da compra de aparelhos seminovos, como os da Trocafone. Com nossos produtos, você garante produtos de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente. Acesse a aba de sustentabilidade no Blog da Trocafone e confira todos os conteúdos relacionados à tecnologia aliada à preservação da natureza.

Melhor para o seu bolso e para o planeta!