O tempo está passando muito rápido, e já estamos fazendo a contagem regressiva para mais uma Black Friday! Fizemos um conteúdo especial sobre a data: quando começa a Black Friday 2022, quais são as expectativas para este ano e por que essa edição vai ser ainda mais especial. Confira!

Quando começa a Black Friday no Brasil?

Originalmente, a Black Friday acontecia apenas nos Estados Unidos. A ideia era aproveitar o feriado de Ação de Graças, celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, para movimentar as vendas de final de ano. 

Percebendo o sucesso das promoções, outros países passaram a fazer suas próprias edições, no início dos anos 2000. Seguindo as tradições estadunidenses, a Black Friday acontece no Brasil sempre na última sexta-feira de novembro. A Black Friday 2022, portanto, será no dia 25 de novembro

Para que lojistas e consumidores aproveitem ainda mais as ofertas, muitas empresas fazem promoções não só no dia da Black Friday, mas também ao longo da semana ou do mês. Esses eventos, que costumam ser muito fortes no comércio eletrônico, são chamados de Black Week e Black November, respectivamente. 

A Cyber Monday, realizada na primeira segunda-feira após a Black Friday pelos e-commerces, também é uma extensão do evento que visa aquecer as vendas. 

As expectativas para a Black Friday 2022

A cada ano, a expectativa do comércio fica maior. A consolidação do hábito de fazer compras online mudou o comportamento dos consumidores, que passaram a ficar mais atentos aos preços, às ofertas e às vantagens. 

Mas para avaliar a intenção de compras, é preciso entender como foi a última edição do evento e como está o contexto nacional atual. O relatório do Instituto Ipsos, Especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, trouxe alguns dados importantes sobre o assunto. 

De acordo com o estudo, 65% dos brasileiros consideram a situação do país muito instável, e mais de 49% estão com mais da metade do orçamento comprometido. 

Apesar da inflação e do clima de insegurança, os participantes do estudo se mostram otimistas para a Black Friday 2022. Cerca de 40% dos consumidores acreditam que a capacidade financeira vai aumentar e, por isso, 44% estão economizando para aproveitar as ofertas. 

Inclusive, para a maioria deles, a jornada de compras já está começando, pois 3 em cada 4 responderam que iniciam as pesquisas de preço um mês antes da data da Black Friday

As expectativas são boas, mas os comerciantes devem ter em mente que os clientes estão mais cautelosos. Ainda segundo o relatório do Ipsos, que foi encomendado pelo Google, 56% dos consumidores, em 2022, pretendem fazer uma lista com os produtos que realmente desejam e comprar apenas aqueles itens que estiverem com bons descontos. 

Os consumidores estão mais atentos, priorizando a segurança em compras online, acompanhando as redes sociais das lojas, comparando preços e buscando diferenciais, como cupons de desconto, cashback, frete grátis e diferentes possibilidades de pagamento. 

Neste ano, além de roupas, produtos de beleza e livros, algumas mercadorias serão ainda mais procuradas, e a razão para esse fluxo é muito especial. Continue a leitura para saber qual é esse motivo. 

Por que a Black Friday 2022 vai ser diferente?

Pela primeira vez na história, a Black Friday será realizada na mesma semana do início da Copa do Mundo – mais precisamente no dia seguinte ao da estreia do Brasil na competição. 

Nem mesmo o fatídico 7×1 na Copa de 2014 contra a Alemanha diminuiu o entusiasmo dos brasileiros com o campeonato. Esse engajamento tem feito com que a busca por TVs, tablets e smartphones para acompanhar os jogos venha crescendo cada vez mais, com a aproximação do evento. 

Um levantamento da Behup, grupo que estuda o comportamento humano com a ajuda da inteligência artificial, indicou um aumento do desejo de compra nos períodos pré, durante e pós-copa. 

Os produtos eletrônicos de áudio e vídeo ficaram em segundo lugar entre os mais cobiçados, com 15% da intenção de compra, atrás apenas de roupas e acessórios temáticos, com 20%. 

Os celulares aparecem em sétimo lugar, com 11% de pretensão de compra. Quase 66% dos consumidores pretendem adquirir algum produto ou serviço relacionado à Copa do Mundo, mas a tendência é que esse movimento desacelere após o fim da participação do Brasil no mundial. 

Essa combinação de Copa com Black Friday, aliada à popularização dos e-commerces e recommerces, irá intensificar o volume de anúncios – e de promoções também. 

E é claro que a Trocafone não vai ficar de fora dessa Black Friday 2022, né? Acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais, logo menos vamos divulgar as promoções! Entre no nosso site, inscreva-se na Newsletter da Troca e confira as novidades em primeira mão. Aproveite para escolher o aparelho que você vai comprar na Black Friday!

Esse conteúdo foi útil? Avalie o artigo!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!