Sabe aquele áudio que seu amigo manda e que você não tem coragem de abrir perto de outras pessoas? É o sensor de proximidade que permite que você aproxime o aparelho do ouvido e ouça a mensagem pelo auto-falante de onde sai o som das chamadas do telefone. 

Quando ele apresenta algum defeito, o usuário pode ter dificuldades para utilizar o auto-falante ou para manter uma conversa à distância sem que a tela fique piscando. Está com algum desses problemas? Leia o texto completo e saiba o que fazer. 

O que é sensor de proximidade

Presente na maioria dos celulares mais modernos, o sensor de proximidade é uma ferramenta capaz de identificar se há alguém perto ou não do celular. Ao detectar a proximidade, ele desliga o touch screen quando o rosto estiver perto da tela.    

De maneira geral, o sensor de proximidade, também chamado de sensor de aproximação, é localizado na parte superior da tela do smartphone. Com ele ligado, o usuário pode mudar o som do alto falante de baixo para o de cima. 

Parte superior de um celular, com câmera, lanterna e sensor de profundidade.

Além de auxiliar nas ligações e na reprodução dos áudios, ele ajuda a evitar toques indesejados na tela enquanto o ouvido está sendo posicionado corretamente e a poupar bateria durante as chamadas. 

A funcionalidade traz uma experiência positiva para a maioria dos usuários, mas caso você se sinta incomodado com o sensor infravermelho ativo, não se preocupe. É possível desativar a função a qualquer momento. 

Leia também o nosso texto: Como desativar sensor de proximidade: veja passo a passo.

Como corrigir problemas no sensor 

São muitas as razões que podem ocasionar falhas no sensor de aproximação, algumas facilmente corrigidas e outras um pouco mais complicadas. 

O grau de dificuldade da resolução do problema depende dos motivos da pane. A partir de agora, vamos mostrar as causas mais comuns do defeito e o que deve ser feito em casa caso. 

Sugerimos que você comece as tentativas com a dica número um e passe para a dois apenas se a primeira não funcionar – e assim por diante. 

1. Limpe o sensor com um pano seco 

Existem vários fatores que podem levar ao mau funcionamento do sensor de proximidade, e um deles é bem simples: o sensor pode estar sujo. Muitas pessoas costumam colocar o smartphone em bolsos de calças ou em bolsas de tecido que podem acabar soltando fiapos praticamente invisíveis a olho nu. 

Quando algum desses pelinhos gruda no sensor, ele pode apresentar falhas. Para testar essa possibilidade, pegue um pano seco e limpo e passe-o delicadamente em todos os cantinhos da parte superior da tela, perto da câmera frontal. Caso ainda apresente problemas, tente o segundo passo. 

2. Reinicie o aparelho e o sensor

Depois de limpar o sensor de aproximação, reinicie o seu celular. Se, mesmo assim, ele ainda não voltar a operar normalmente, experimente desligar o sensor. Nem todos os modelos oferecem essa opção, mas você pode procurar por ela nas definições e configurações de chamadas

Há, também, a possibilidade de utilizar o menu de programador para desligar e ligar todos os sensores, mas indicamos que isso seja feito sob monitoramento de algum profissional especializado. 

3. Verifique se o software está atualizado

Para que todas as funcionalidades do smartphone funcionem de forma adequada, o software deve estar sempre atualizado. Se, depois de reiniciar o aparelho, não aparecer nenhuma opção de atualização, procure as configurações de software.

Confira se a última versão está disponível e faça o update necessário. Não se esqueça de verificar se o celular está carregado antes de iniciar o procedimento, já que o processo pode demorar alguns minutos.

4. Remova os acessórios do smartphone

Outra causa muito comum para as panes no sensor de proximidade é a obstrução do sensor pelas películas ou pelas capinhas protetoras de celular. Confira se você retirou a proteção transparente que vem com o aparelho comprado lacrado. Tome cuidado para não remover o filme anti rachaduras, caso seu dispositivo conte com um. 

Mãos removendo a película de proteção da tela do smartphone.

Se você tiver trocado o filme temporário por uma película, retire-a do seu smartphone. Faça o mesmo com capas ou cases. Muitas vezes, os usuários compram modelos similares aos das marcas originais. A princípio, eles podem parecer iguais, mas alguns podem acabar criando uma barreira para o sensor de proximidade. 

Não se esqueça de colocar uma película adequada depois de remover a proteção anterior do seu aparelho. Ela ajuda a proteger seu celular contra quedas, arranhões e outros danos.

5. Procure uma assistência técnica

Tentou todas as alternativas que mostramos anteriormente e, mesmo assim, o problema no sensor de proximidade ainda não foi resolvido? Então é hora de procurar uma assistência técnica especializada para fazer uma avaliação e providenciar o reparo

De acordo com uma pesquisa do Google Trends, 53% dos brasileiros optam por fazer manutenção do celular ao invés de comprar um aparelho novo. Além de ser uma prática ambiental sustentável, os consumidores ainda economizam bastante. Fique de olho no Blog da Trocafone e acesse outras dicas de sustentabilidade

Melhor para o seu bolso e para o planeta!