As restrições para usar Tik Tok estão ficando cada vez mais comuns em diversos países. Com diversas polêmicas relacionadas ao mau uso da plataforma, o aplicativo enfrenta problemas relacionados à segurança, utilização indevida dos serviços para atos antidemocráticos e até mesmo trends que levaram usuários à morte. 

A questão é ainda mais séria quando pensamos no alcance do app. Em 2021, o TikTok anunciou a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês! Isso representa quase 15% da população do planeta, e o Brasil contribui bastante para estatística. Nosso país é o segundo que mais usa o app no mundo, atrás apenas da China. 

Apesar de toda a popularidade, a empresa chinesa Bytedance, que controla o aplicativo, está tendo que reforçar a segurança dos dados para tentar recuperar a confiabilidade por parte dos usuários – mas o caminho parece ser longo. 

Veja as principais sanções que estão impostas por algumas organizações e até mesmo pela própria equipe do Tik Tok. 

Tik Tok é proibido em dispositivos oficiais na Europa

Em novembro de 2022, o Tik Tok admitiu que alguns funcionários da China poderiam ter acesso a dados de usuários, mas afirmou que as normas ficariam mais rígidas para garantir a segurança digital. Desde então, mais de 18 países restringiram o acesso ao aplicativo, em maior ou menor grau. 

A utilização do Tik Tok passou a ser proibida em smartphones e aparelhos oficiais da Comissão Europeia. A ordem, que visa o reforço da cibersegurança, foi dada pelo poder Executivo da União Europeia em março de 2023. 

Aplicação Tik Tok

A medida já havia sido tomada por outras organizações, como o próprio governo dos Estados Unidos. Em 2022, o aplicativo foi banido em todos os dispositivos federais, e alguns congressistas estadunidenses chegaram a pedir a interrupção das operações do Tik Tok em todo o país.  

Como forma de tentar reforçar a proteção do aplicativo nesse sentido, a empresa incorporou algumas regras para governos, autoridades e membros de cargos eletivos. Para coibir a disseminação de informações falsas e de ataques à democracia, os vídeos que contêm desinformação passaram a ser excluídos. 

Conteúdos de mídias manipuladas são restritos

Para que sejam efetivas, as Diretrizes da Comunidade do Tik Tok devem ser atualizadas de acordo com o avanço da tecnologia. Uma das mudanças mais recentes é relativa ao tipo de enquadramento dado para os serviços de inteligência artificial (IA). 

Os conteúdos criados por IAs, como o ChatGPT, podem gerar dúvidas quanto a sua veracidade e, por isso, essas mídias manipuladas ou sintéticas devem ser identificadas nas descrições ou nas hashtags. 

Os vídeos fakes de figuras públicas são proibidos, quando utilizados de forma violenta ou não identificada nas legendas. As imagens artificiais de pessoas reais, que não sejam públicas, também são vetadas. 

Tempo de uso do app é limitado para menores de 18 anos

No início de março, o Tik Tok anunciou uma nova medida para tentar evitar exageros no tempo de tela de crianças e adolescentes. O novo recurso, que estava disponível em alguns países, mas que só passou a ser disponibilizado agora no Brasil, limita o uso diário da plataforma a um período de 60 minutos, para perfis de usuários abaixo de 18 anos. 

Quando esse tempo é atingido, o Tik Tok para de exibir os vídeos, a menos que seja inserida uma senha para continuar. A ferramenta, ativada automaticamente, deve ser desbloqueada pelo adulto responsável.

Mão utilizando smartphone ao inserir senha.

Quando a senha é validada, o app volta a funcionar nas contas para indivíduos entre 14 e 18 anos. Para menores de 13 anos, a palavra-chave libera apenas mais 30 minutos de vídeo. 

A medida é complementar ao Limite Diário de Tempo de Tela Personalizável, que já permitia que os adultos definissem um uso máximo diário, com base em cada dia da semana. Da mesma forma, poderia ser ativado o Por Fim, que silencia as notificações a partir de determinado horário. 

Assim como em outros aplicativos, o sistema pode ser burlado, e o controle fica ainda mais complicado. Por isso, a própria plataforma reforça a importância de os responsáveis acompanharem com atenção a utilização do app pelos jovens. Além deste conteúdo sobre as restrições para usar Tik Tok, você pode conferir notícias sobre tecnologia no Blog da Trocafone. Esperamos você!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!