Os smartphones evoluíram o suficiente para não serem mais apenas aparelhos para realizarmos ligações telefônicas. Hoje, eles atuam em uma série de frentes, agindo como verdadeiros canivetes suíços, cheios de utilidades.

Você sabia que o seu smartphone pode substituir uma mesa de edição? Isso mesmo se você gravou vídeos usando a câmera do seu celular, você pode editá-los perfeitamente direto do seu iPhone, sem precisar de um computador para isso. Prático, não é? Confira a seguir 6 aplicativos para você gravar e editar vídeos direto do seu iPhone:

1. iMovie

Feito pela própria Apple, o iMovie já vem instalado em alguns modelos de iPhone e iPad. Não é a solução mais completa, mas é a que mais se adapta às principais necessidades dos usuários.

O iMovie permite usar vídeos e fotos tiradas com o iPhone para criar combinações impressionantes de áudio e imagem em HD. O aplicativo também traz uma série de efeitos que podem ser aplicados no vídeo, como câmera lenta, avanço rápido e tela dividida. Também é possível usar as músicas do aparelho como trilha sonora para o seu filme.

O app é capaz de exibir o resultado da edição na própria tela do celular ou em qualquer aparelho que suporte o programa AirPlay.

2. Splice

Apesar de ter menos recursos que o iMovie, o Splice acerta na simplicidade e na facilidade de uso. Contando com uma interface bem fácil de entender e manipular, ele permite reunir diversos clipes diferentes, inserir textos e trilhas sonoras.

Nele, você pode gravar uma narração para o seu filme usando a sua própria voz e o microfone do iPhone. O app possui uma série de ferramentas para melhorar a qualidade da sua filmagem e realizar cortes precisos, com filmagens em resolução HD em 1080p.

3. Magisto

Para quem não quer gastar muito tempo editando clipes de vídeo, ajustando trilha sonora e organizando tudo isso, aposte em um aplicativo como o Magisto.

Ele é bem simplificado e direto: ao abri-lo, o usuário deve selecionar os vídeos e fotos que vão fazer parte do filme. Depois, ele escolhe a trilha sonora a partir da sua biblioteca. Por fim, seleciona um tema visual. O algoritmo do aplicativo é capaz de editar o seu conteúdo e deixar somente as melhores partes. O resultado é gerado pelo próprio Magisto e pode ser compartilhado instantaneamente nas redes sociais.

4. Clipper

Que tal aproveitar uma série de filtros diferentes para deixar os seus vídeos com uma cara única? O Clipper não só facilita o trabalho de editar e cortar os vídeos como também reúne vários efeitos que vão deixar a sua produção ainda melhor.

A sua interface é parecida com a do Instagram, sendo possível escolher entre vários filtros e ver o resultado na tela principal. Você pode cortar e mesclar vários vídeos diferentes e aplicar os efeitos que desejar. Ao final, você pode compartilhar o resultado com os amigos nas redes sociais.

5. VideoGrade

Ao criar um filme pode ser que você precise realizar ajustes mais complexos. O VideoGrade é especialista em cores, sendo capaz de otimizar o visual dos seus vídeos com maestria, dando pleno controle a você.

Nele, é possível nivelar o balanço do branco, a tonalidade das cores e os seus níveis nas cenas. O aplicativo também reúne uma série de filtros que vão dar uma cara única ao seu filme!

6. Fotos

Você não precisa baixar um aplicativo extra para editar um clipe de vídeo se a sua necessidade não é tão complexa. O app Fotos do iPhone, onde são reunidas as fotos tiradas e vídeos gravados por você, também pode editar o seu conteúdo.

Basta abrir o que você deseja editar e notar a barra ao topo: ela representa a duração máxima do seu vídeo. A partir do aplicativo Fotos e sem precisar baixar nada, você pode diminuir a duração dele arrastando os pontos de início e de fim. Quando terminar, basta selecionar Cortar. Você terá a opção de criar um novo clipe editado ou substituir o original.

Que tal sempre contar com bastante tecnologia no seu bolso? Você não precisa gastar muito para ter um bom smartphone. A Trocafone é uma plataforma online de venda e compra de smartphones seminovos: acesse o site e confira as opções!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!