De smartphone a robô aspirador, os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos assumiram um papel fundamental em nossas vidas. Com a crescente dependência desses dispositivos, aumenta, também, a necessidade de preservá-los, e uma forma de prolongar a vida útil é através do uso de aparelhos de proteção elétrica. 

Neste conteúdo, vamos mostrar tecnologias simples, acessíveis e eficazes que podem oferecer uma camada adicional de segurança e cuidado aos seus eletrônicos. Anota aí! 

Filtro de linha

Protetor contra sobretensão branco com soquetes. A mão pressiona o botão liga / desliga. Fundo turquesa.

O filtro de linha é um dispositivo projetado para proteger equipamentos eletrônicos contra surtos elétricos, interferências e ruídos na rede de energia. A combinação de seus componentes ajuda a filtrar e regular a energia elétrica que chega aos dispositivos, protegendo seus dispositivos de situações como:

  • Sobrecarga: através do monitoramento da corrente elétrica, os filtros de linha desligam a energia se a capacidade máxima for excedida, evitando danos ao aparelho e minimizando os riscos de incêndio ou de acidentes; 
  • Ruídos e interferências: os capacitores e os indutores, presentes nos filtros de linha, funcionam como obstáculos para ruídos e interferências elétricas gerados por equipamentos elétricos próximos e linhas elétricas instáveis, permitindo que apenas a energia limpa passe para seu equipamento; 
  • Surtos: quando ocorre um pico de tensão na rede elétrica, o filtro desvia a energia excedente para o aterramento. Ao fornecer fornece um caminho seguro para a dissipação de energia excedente, o aterramento protege seus eletrônicos e suprime as possibilidades de surtos elétricos;
  • Concentração de cabos na mesma tomada: por possuir várias tomadas, o filtro de linha permite a conexão de vários dispositivos em um único ponto. Isso facilita a organização dos cabos, economiza espaço e  garante a proteção simultânea de vários equipamentos eletrônicos.

Apesar de serem excelentes barreiras entre os dispositivos e a rede elétrica, os filtros de linha não são capazes de proteger os aparelhos contra falhas de rede e quedas de energia prolongadas. Nesses casos, é necessário o uso de sistemas extras de alimentação ininterrupta.

Estabilizador de tensão

Inversor de onda senoidal pura. Backup Power UPS 1000 W com estabilizador para casa.

Atuando como uma barreira entre a rede elétrica e os dispositivos, o estabilizador de tensão mantém a tensão elétrica em um nível constante, independentemente de possíveis flutuações de voltagem na rede.

Ao ser instalado, o estabilizador de tensão detecta a tensão de entrada, acionando um transformador interno para ajustar a voltagem de saída. Caso a tensão de entrada esteja acima do nível desejado, o transformador reduzirá a voltagem. Por outro lado, se a tensão de entrada estiver abaixo do nível desejado, ele aumentará a voltagem.

O circuito regulador, peça que fica dentro do estabilizador, não só ajusta a carga de saída como também mantém a voltagem em um valor constante, mesmo que os valores de entrada sejam oscilantes. 

Ao garantir uma alimentação estável de energia, ele evita danos aos dispositivos conectados em casos de picos e quedas de tensão, problemas que recebem o nome de sobretensão e subtensão, respectivamente. 

Alguns modelos de estabilizadores possuem indicadores luminosos ou alarmes sonoros para alertar sobre operações anormais no circuito, mas a funcionalidade é apenas diferencial para identificar o momento em que os dispositivos conectados poderiam ter sido afetados, o que não interfere na operação do aparelho de proteção elétrica.

Regulador de voltagem

regulador de tensão

Por também atuar no controle de entrada e saída de voltagem, o regulador costuma ser confundido com o estabilizador de tensão, mas os dois aparelhos de proteção elétrica não têm a mesma missão. 

Enquanto o estabilizador de tensão busca manter a tensão elétrica constante para proteger os dispositivos contra alterações de voltagem, o regulador ajusta a voltagem de saída para atender às necessidades específicas dos equipamentos que estão conectados a ele. 

Portanto, o maior objetivo do regulador de tensão não é apenas garantir um nível estável de voltagem, e, sim, de garantir que os aparelhos receberão a faixa aceitável de energia para seu funcionamento.

Esse aparelho de proteção elétrica é indicado para situações em que a voltagem da rede elétrica está fora do indicado pelas instruções de uso do dispositivo. No Brasil, as voltagens variam entre 110V, 127V e 220V, e o regulador evita que você tenha que trocar seu eletrônico por incompatibilidade de tensão. 

Nobreak

manutenção de uma UPS (Uninterruptible Power Supply) em uma bancada por um técnico.

O nobreak tem funções um pouco distintas das dos aparelhos de proteção elétrica que mostramos anteriormente. Ele é um dispositivo elétrico que fornece energia de reserva para proteger seus aparelhos em caso de interrupção no fornecimento de energia da rede elétrica.

Monitorando continuamente a energia da rede elétrica, o nobreak detecta flutuações na tensão, picos ou outras falhas que possam prejudicar o funcionamento dos dispositivos conectados. Entretanto, diferentemente do estabilizador de tensão, ele precisa de uma bateria ou uma fonte de reserva para fornecer eletricidade temporária durante falhas de energia. 

Quando há uma queda abrupta de energia, o dispositivo é acionado automaticamente, e a troca para a fonte reserva de energia é tão rápida que computadores, eletrodomésticos e outros aparelhos conectados continuam operando quando falta luz momentaneamente, sem ter seu funcionamento interrompido.  

Uma informação interessante: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apresenta resoluções sobre a prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica. Segundo as normas, a concessionária de energia pode ser responsabilizada pela queima de aparelhos, caso seja constatado que o problema partiu do fornecimento de energia. Mas é melhor não arriscar, né?

Todos os aparelhos de proteção elétrica que mostramos aqui são bastante acessíveis, tanto em termos financeiros quanto em relação à facilidade de encontrá-los em diversas lojas e e-commerces. Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Trocafone! 

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!