A preocupação com a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais evidente, no Brasil e no mundo. As ações sustentáveis se tornaram não apenas um compromisso, mas também uma estratégia inteligente para potencializar os negócios

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as medidas também podem trazer benefícios econômicos, como a atração de consumidores e de investidores conscientes, conforme mostraremos ao longo deste conteúdo. Confira!

Ações sustentáveis para implementar agora mesmo

A partir de agora, vamos apresentar cinco ações sustentáveis que podem impulsionar sua empresa, proporcionando vantagens competitivas e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Priorizar o uso de energias renováveis

Mão segurando planta jovem e lâmpada. conceito de economia de energia. dia da terra ecológica

Os princípios da economia verde incluem a baixa emissão de carbono e a eficiência no uso de recursos. Ao investir em fontes de energia renovável, por meio da instalação de painéis solares ou da utilização de energia eólica, seu negócio dá um grande passo para a consolidação desses pilares – além de garantir uma grande economia financeira.

Caso não seja possível fazer um investimento em energias alternativas nesse momento, você pode tomar outras atitudes para potencializar a sustentabilidade na sua empresa, como trocar as lâmpadas fluorescentes pelas de LED, usar equipamentos energeticamente eficientes e otimizar os sistemas de climatização da companhia. 

Fortalecer parcerias sustentáveis

Imagens de ecologia, mão de adulto dando terra para criança

Uma maneira simples de consolidar suas ações sustentáveis é priorizar fornecedores que adotem práticas sustentáveis em sua cadeia de produção, seja através da redução da emissão de carbono, da certificação em normas ambientais ou da gestão responsável de recursos naturais. 

Outra forma de incluir a sustentabilidade na pauta da empresa é desenvolver projetos em parceria com organizações compartilhem dos mesmos valores que você procura para o seu negócio. Ao criar operações em conjunto, você compartilha conhecimentos e recursos,  estimula a inovação e valoriza os esforços coletivos, potencializando ainda mais os impactos dos programas. 

Monitorar indicadores sustentáveis

Mãos de uma pessoa com tablet com infográficos na tela

O estabelecimento de metas e o monitoramento de indicadores de desempenho ambiental fornecem dados e informações essenciais que permitem a tomada de decisões mais assertivas, a identificação de áreas de melhoria, a comunicação clara dos processos e a transparência em relação às suas práticas sustentáveis.

O monitoramento de indicadores sustentáveis ajuda, também, na identificação de riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade. Esses riscos podem incluir tanto questões ambientais, como escassez de recursos e mudanças climáticas, quanto demandas burocráticas e legais. Ao acompanhar os dados, as empresas podem antecipar problemas e  observar possibilidades de inovação e de eficiência operacional. 

Para promover a comunicação e a transparência com os parceiros e os consumidores, é importante, além de analisar os índices, compartilhar os dados sobre seus esforços e suas conquistas. 

Os parceiros, os acionistas, os clientes e os funcionários estão cada vez mais interessados nas práticas sustentáveis das empresas, e a demonstração de compromisso aumenta a confiança entre as partes interessadas.   

Incentivar a reutilização e reciclagem

Desenho de lâmpada com sinal de reciclagem em papel reciclado amassado - Conceito de ecologia e reciclagem.

A sustentabilidade é um processo contínuo de aprendizagem e de aprimoramento e, por isso, é fundamental que as empresas incluam o tema na cultura organizacional. Você pode incentivar ações sustentáveis através de programas de coleta seletiva, de campanhas de sensibilização, de doação de itens usados e de produtos com embalagens recicláveis. 

Ao reutilizar produtos ou reciclar materiais, as empresas reduzem a necessidade de explorar novos recursos, como água, minerais, energia e madeira. Isso contribui para a preservação dos ecossistemas naturais, a manutenção do equilíbrio ambiental e a redução do desperdício, gerando, também, vantagens econômicas. 

Ao reutilizar materiais e equipamentos, os custos associados à aquisição de novos produtos caem. A reciclagem de materiais pode, inclusive, gerar receita adicional, como a venda para empresas especializadas. 

Implementar programas de compensação ambiental

Fontes para um desenvolvimento sustentável e renovável. Conceito de meio ambiente e ecologia.

A compensação ambiental é uma estratégia utilizada para neutralizar ou reparar os impactos ambientais negativos de uma organização por meio de mecanismos ambientalmente equilibrados. Ela envolve a realização de ações positivas que visam minimizar os danos ambientais resultantes de uma atividade específica. 

No caso das grandes empresas, por exemplo, os projetos de compensação de carbono podem neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelos seus processos de produção, através de projetos de energia renovável, de aquisição de créditos de carbono ou de reflorestamento.

Baseada no princípio da responsabilidade ambiental, a compensação ambiental pode ser exigida por lei, dependendo do tipo de atividade exercida pelo negócio. Alguns mercados específicos e programas de certificação exigem que as empresas cumpram requisitos ambientais antes de poderem participar.  

Independentemente de sua obrigatoriedade ou não, a prática é uma grande vantagem competitiva para as organizações que a implementam. À medida que a conscientização ambiental aumenta, os consumidores e parceiros comerciais tendem a escolher fornecedores que estejam comprometidos com a proteção ambiental. 

As vantagens de adotar práticas sustentáveis na empresa

Todas as ações sustentáveis que mostramos ao longo deste conteúdo contribuem para a construção de um futuro mais sustentável, equilibrando preservação ambiental, crescimento econômico e bem-estar social. Além da proteção da natureza, as práticas contribuem para:

  • Fortalecimento da reputação e da fidelização de clientes;
  • Redução de custos operacionais, através da eficiência energética e da otimização de recursos;
  • Atração e retenção de talentos, com funcionários interessados nos empregos verdes;
  • Adequação a regulamentações e normas governamentais.

Com essas dicas, você pode começar agora mesmo o processo de implementação de ações sustentáveis na sua empresa. Leia outros conteúdos sobre sustentabilidade do nosso blog e ponha a mão na massa!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!