Seja uma selfie, uma paisagem ou uma imagem daquele prato incrível que você pediu em um restaurante, uma boa foto sempre é bem-vinda quando pensamos em qual celular comprar. Afinal, todos querem uma boa câmera de celular para postar no Facebook e no Instagram e ganhar muitas curtidas!

A maioria das pessoas acha que basta se certificar da quantidade de megapixels para escolher a melhor câmera de celular. Apesar de ser uma questão importante, não é a única característica que deve ser levada em consideração no momento de escolher o melhor smartphone para fotos.

Quem não gosta de fazer aquela foto legal com o celular? Você identifica o “ISO” ou o flash da câmera frontal do celular? Quer entender todas as características desse dispositivo? Fique ligado e escolha o aparelho certo para fazer fotos como um profissional.

Megapixels

Esse é um ponto que a maioria das pessoas conhece e que tem sua importância. Uma câmera de celular com boa resolução conseguirá fazer boas fotos, porém isso não significa que aquele aparelho com 20 megapixels é a melhor opção.

Pode parecer confuso, mas não é (não deveria ser, pelo menos). Para ficar mais fácil, precisamos explicar que pixel é a unidade que forma as imagens digitais.

É como se sua foto fosse formada por uma infinidade de pontinhos. Portanto, quanto mais pixels, melhor a resolução.

Armazenamento interno

Mas isso tem relação direta com o tamanho e o peso da imagem, ou seja, quanto maior a resolução, mais detalhes aparecem e a imagem fica mais “pesada”, além de conseguir um tamanho maior para reprodução. Caso você decida imprimir, por exemplo, uma boa resolução permite impressões maiores.

Se o seu objetivo for fazer fotos para redes sociais, saiba que uma câmera de celular com 5MP é suficiente para realizar imagens com poucos ruídos e um bom nível de detalhes, sem ocupar muito espaço na memória. Esse é um ponto importante, quanto mais pixels suas foto tiver, mais espaço ela ocupará no armazenamento interno. Por exemplo, uma memória de 2GB consegue armazenar, em média, 1000 fotos de 5MP.

Câmera de celular frontal

Esse é um ponto essencial para quem gosta de fazer selfies. Normalmente, as câmeras de celular frontais têm resolução menor que a traseira, porém facilitam na hora de fazer um autorretrato, um vídeo ou uma videoconferência.

Alguns smartphones possuem funcionalidades especiais para a câmera de celular frontal, como disparador de fotos acionado por movimento, o que facilita tirar a selfie. Então, preste atenção na qualidade e nas funções oferecidas para esse recurso.

Flash

É importante pensar em como fotografar em ambientes com pouca iluminação. Afinal, provavelmente você vai querer fazer fotos em festas ou durante caminhadas noturnas.

Sem iluminação, isso fica impossível. Portanto, outro ponto importante é verificar se o smartphone vem com flash na câmera de celular.

Alguns possuem flash apenas na câmera de celular traseira, já outros também trazem na frontal. Não é um recurso que você utilizará sempre, mas pode ser bastante útil. Opte, no mínimo, por um com flash em um desses dispositivos.

Zoom

Ao procurar uma boa câmera de celular, veja a potência do zoom e a qualidade de resolução ao utilizá-lo. Diversos aparelhos trazem zoom óptico potente, com boa resolução, o que permite que você faça imagens de objetos, paisagens e pessoas que estão distantes. Alguns modelos disponíveis no mercado chegam a aproximar uma imagem em 10 vezes.

Lentes

Esse é um ponto vital para realizar boas imagens, afinal, sem uma boa lente fica impossível capturar uma foto com qualidade. Normalmente, as melhores lentes são as de vidro e câmeras de celular de alta qualidade possuem uma sobreposição de pequenas lentes, que favorecem a captação da iluminação e, consequentemente, da imagem. Essa característica permite uma posição cambiável, ou seja, ela muda a abertura de acordo com as características do ambiente, como quantidade de luz ou distância do foco principal.

ISO

O ISO é o dispositivo presente em câmeras fotográficas que permite controlar a entrada e a sensibilidade à luz e, consequentemente, melhorar a qualidade da imagem. Para locais mais claros, por exemplo, o valor do ISO pode ser menor e o oposto para lugares mais escuros.

Algumas câmera de celular possuem ISO fixo e automático, outras permitem que você regule essa capacidade, permitindo melhor controle sobre a captura de imagens. Caso você opte por controlar o ISO, saiba que aumentá-lo pode causar ruídos nas imagens, então é preciso ter cuidado. Grande parte desses dispositivos digitais possuem o ISO 100, que é suficiente para fazer boas imagens.

Abertura

Esse é um ponto extremamente importante ao escolher uma câmera de celular. As câmeras fotográficas possuem um dispositivo chamado diafragma, que possui diferentes aberturas para controlar a entrada de luz e deixar as fotos mais ou menos iluminadas.

Além disso, a abertura do diafragma permite criar imagens com diferentes profundidades ou desfocar um objeto para focar outros, criando efeitos incríveis. O nível de abertura é dado por números como 2.2, 2.3 e 1.8.

Algumas vezes vem junto com a letra “f”, que significa a fração de abertura e a capacidade de profundidade de campo da câmera de celular. Quanto menor esse número, maior a capacidade de abertura, o que proporciona mais entrada de luz e imagens mais claras.

Vídeos

Para quem gosta de fazer vídeos para o Youtube ou Instagram, é importante verificar a qualidade de gravação das câmeras de celular. Muitos aparelhos já filmam em HD, Full HD e até Ultra HD.

As câmeras de celular mais potentes do mercado não deixam nada a desejar de um aparelho próprio para vídeos. Mas lembre-se: é preciso um processador potente e uma quantidade razoável de memória para realizar esses vídeos.

Fique atento a todas as funcionalidades e efeitos extras que a câmera de celular possuir, como filtros e recursos de edição, detector de sorriso, timer ou disparador automático e recursos para fotos panorâmicas.

Custo-benefício

Não basta conferir a quantidade de megapixels na hora de escolher a melhor câmera de celular. Outras características podem ajudar a decidir sobre o melhor smartphone para fazer aquelas fotos que você tanto gosta e com um bom custo-benefício.

Quer saber mais sobre as melhores câmeras de celular? Confira este outro post que pode te ajudar bastante!