Pode parecer clichê, mas a gente sabe que o celular se tornou praticamente  uma extensão do nosso corpo. É mais fácil esquecer as chaves do carro ou a carteira do que deixar o smartphone para trás, não é verdade? Apesar de ele nos acompanhar em todo lugar, tem uma combinação que não pode existir: celular e volante. 

Todo mundo sabe dos perigos do uso de eletrônicos enquanto dirige, mas, mesmo assim, muita gente ainda continua colocando a própria vida e a de outras pessoas em risco ao utilizar o aparelho no carro. 

Com a proximidade das festas de final de ano, as estradas ficam ainda mais movimentadas. A atenção, que já deve ser redobrada nesse período, precisa ser ainda maior para evitar acidentes. 

Neste conteúdo, vamos mostrar como é possível levar o seu celular – que você comprou na Trocafone, claro – sem deixar de priorizar sua segurança. Confira. 

Os perigos do celular ao volante

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, usar equipamentos eletrônicos ao volante aumenta em 400% as chances de acidentes no trânsito. Principalmente nas estradas, onde a velocidade dos veículos é alta, as consequências podem ser muito graves. O celular apresenta riscos por diversos fatores:

Distrai o condutor

Na auto escola, todos os instrutores, sejam das aulas teóricas ou práticas, alertam que a atenção do motorista deve estar exclusivamente no trânsito. Por usarem o celular o tempo todo, enquanto fazem outras atividades do dia a dia, muitos condutores acreditam que podem fazer o mesmo quando estão dentro do carro. 

Entretanto, nem mesmo os motoristas mais experientes conseguem usar o telefone e dirigir ao mesmo tempo, não importa a velocidade com que conseguem conferir a tela. Qualquer fração de segundo é suficiente para desencadear um acidente. 

Aumenta o tempo de reação do motorista

Sabe quando você está escrevendo ou lendo uma mensagem e alguém vem falar com você? Das duas uma: ou você demora alguns segundos para pedir para a pessoa aguardar até que você termine o texto ou você não vai conseguir prestar atenção nem no celular, nem na fala. No trânsito não é diferente. 

Quando você pega o celular, nem que seja só para desbloquear a tela, sua atenção é desviada, comprometendo sua capacidade de reação – e é nesse momento de descuido que você perde a habilidade de fazer manobras rápidas, se necessário. 

Atrapalha a audição

A atenção só é completa quando todos os sentidos de uma pessoa estão ativos. Para dirigir, a visão e a audição devem estar ainda mais apuradas e, por isso, escutar algum tipo de mensagem em áudio ou atender ligações, mesmo que pelo painel do carro, faz com que o condutor perca o foco auditivo

Quanto mais alto ou mais perto da orelha estiver o som, maior é a probabilidade de não escutar algum sinal de alerta, como buzinas e sirenes. Portanto, nada de fone de ouvido para ouvir áudios nem se o sinal estiver vermelho, combinado?

As penalidades legais

Além de todos os riscos que acabamos de apontar, ainda existe um outro problema quando o condutor usa o smartphone no carro: a multa do celular ao volante. 

De acordo com com o artigo 252 do documento, o motorista que for flagrado usando o aparelho enquanto dirige é multado em R$293,47 e perde 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Por ser uma das principais causas de acidentes, especialmente com vítimas, a infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Vale ressaltar uma informação importante. Diferentemente do que muitos pensam, a regra não vale só para quando o veículo estiver em movimento. Ela também é aplicada quando ele está parado no semáforo

A única exceção se aplica ao uso do GPS dentro do carro. Nesses casos, seja para motoristas de aplicativos ou de veículos de passeio, o aparelho deve estar fixado em um suporte no painel ou no para-brisas, e nunca nas mãos do motorista.

5 dicas de segurança no trânsito

Agora que já reforçamos quais são os principais riscos de usar o celular ao volante, vamos mostrar 5 dicas de como você pode levá-lo de forma segura até o seu destino final.

  1. Configure o GPS antes de iniciar o trajeto

Caso haja a necessidade de recorrer ao GPS durante uma viagem, procure configurar as rotas antes de o veículo entrar em movimento. Assim, o motorista tem calma para ajeitar o aparelho no painel e seguir viagem com segurança.

  1. Não conecte o aparelho ao painel do carro

Como acabamos de mostrar, o GPS deve ser colocado em um suporte adequado no painel. Mas é preciso ressaltar que essa é a única exceção em que o smartphone deve ficar visível aos olhos do condutor. 

O celular acoplado diretamente ao painel do carro, sem que a localização esteja sendo usada, faz com que as notificações apareçam na tela, podendo desconcentrar o motorista. 

  1. Mantenha o celular no silencioso 

É difícil resistir àquela olhadinha no celular quando ele apita, não né? Os alertas das mensagens e das chamadas podem causar distrações e, por isso, indicamos que o celular fique no silencioso ou no modo avião. Ao estacionar o carro, você pode colocar todas as conversas em dia. 

  1. Estacione o veículo para usar o aparelho

Se você estiver em uma viagem de emergência ou precisar atender a uma ligação urgente, estacione o veículo em um local adequado antes de pegar o telefone. Mesmo que essa ação demore mais do que o toque do celular, é melhor parar com segurança e retornar a chamada do que colocar-se em risco. 

  1. Siga as recomendações básicas de proteção

Além de todas as orientações para não usar o celular ao volante, é essencial seguir, também, as regras básicas de proteção no trânsito: 

  • Faça manutenções periódicas no veículo;
  • Ajuste os retrovisores antes da partida;
  • Ultrapasse apenas em locais permitidos e seguros;
  • Regule corretamente os faróis. O farol alto atrapalha a visão de outros condutores;
  • Mantenha uma distância segura de outros carros; 
  • Coloque o cinto de segurança assim que entrar no veículo. Peça para que todos os passageiros façam o mesmo;
  • Fique com as duas mãos no volante durante todo o percurso;

Deixe para tirar as fotos e selfies quando estiver estacionado ou já fora do carro. Os perigos do celular ao volante não valem nem a foto mais bonita do mundo!

Nessas férias, proteja vocês, sua família e outros motoristas. Leia outros textos no quadro de Dicas do Blog da Trocafone e saiba como curtir o descanso!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!