No final do ano, as pessoas tendem a parar para pensar no que aconteceu nos dias que passaram e no que elas querem para os que ainda virão. Nesse momento, convidamos você a refletir sobre como podemos reduzir a produção de lixo e o uso de matérias-primas durante a celebração através da decoração de Natal sustentável. 

Todo dia é dia de investir na sustentabilidade. Afinal, o planeta é a nossa casa, e não dá para arrumar tudo de uma vez só, né? Mas também não dá para negar que em época de festa a gente sempre dá uma caprichada na organização. Então por que não chamar a família toda para ajudar na comemoração com impacto positivo no meio ambiente

Neste conteúdo especial sobre decoração natalina sustentável, vamos mostrar como você mesmo pode fazer seus enfeites, reaproveitando materiais que você já tem em casa. Coloque a imaginação para funcionar e deixe o espírito de Natal invadir seu coração!

Como fazer uma decoração de Natal sustentável

Um Natal sustentável engloba não só a decoração, como diversos fatores relacionados a hábitos mais conscientes e ecológicos. Um deles, por exemplo, é a redução ou a eliminação do desperdício, tanto de comidas e bebidas como de embalagens. 

Em relação à ornamentação, a primeira atitude sustentável que você deve tomar é reutilizar os enfeites de Natal que você comprou ou ganhou nas celebrações anteriores. Para dar uma mudada nos adornos, faça troca com amigos e família, incentivando o consumo colaborativo

Caso queira adquirir algum objeto novo, dê preferência para os pequenos artesãos. Quando você compra um item de um pequeno comerciante, você ajuda a economia local e ainda aumenta suas chances de encontrar peças únicas. 

Os produtos comercializados em lojas de departamento, além de não serem tão personalizados quanto os feitos manualmente, são menos duráveis, o que faz com que sejam descartados em pouco tempo. 

Use sua criatividade para montar uma decoração exclusiva! Surpreenda seus convidados com uma lembrancinha feita pelas suas próprias mãos. Ah, e não precisa ser um artista não, viu? Pode ser um cartão ou até mesmo um bonequinho que remeta a alguma memória legal de Natal. 

Dicas de enfeites para fazer em casa

Em 2022, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que exige no mínimo 20% de PET reciclado em garrafas, com a ideia de que esse valor suba para 30% em cinco anos. 

O esforço coletivo para evitar que mais matérias-primas sejam retiradas da natureza é fundamental, mas as atitudes individuais também são fundamentais para a manutenção do meio ambiente.

Vamos começar pelos enfeites de Natal? Separamos uma pequena lista com algumas sugestões do que fazer em casa para essa grande festa. 

Ornamentação com garrafas PET

Por serem muito versáteis, as garrafas PET são muito procuradas por profissionais de reciclagem e artesanato – e pelas pessoas que querem fazer uma decoração de Natal sustentável gastando pouco. 

Você pode colocar pisca-piscas dentro da garrafa para usá-la de luminária, enchê-la de algodão ou isopor para fazer um boneco de neve ou cortar a parte de cima para fazer um sino do Bom Velhinho.

Decoração artesanal em uma árvore de Natal. Idéias de bricolage.
Enfeite de Natal confeccionado com garrafas PET.

Uma outra opção muito procurada de decoração de árvore de Natal reciclável é a árvore feita com garrafa PET. Geralmente, as garrafas verdes são empilhadas em forma de pirâmide, podendo ser pintadas ou decoradas com fitas. 

Com a proximidade da data, fica um pouco mais complicado juntar um grande número de garrafinhas, mas você pode pedir ajuda para os amigos ou incrementar seu Natal sustentável de formas alternativas. 

Árvore de Natal customizada

As árvores montadas nas grandes lojas são lindas, mas elas podem ficar ainda mais bonitas com toques personalizados. Ao longo do Natal, muitas bolas e enfeites mais frágeis acabam quebrando e, ao invés de comprar outros, você pode fazer novos adereços.

Mãos femininas pendurando decoração artesanal na árvore de Natal. Natal sustentável, desperdício zero, amigo do ambiente.
Árvore de Natal com frutas secas.

Para quem gosta de experiências sensoriais, uma boa ideia é decorar a árvore com frutas secas e especiarias, como canela em pau e laranja desidratada. Além de serem diferentes do tradicional, os itens soltam um perfume suave e muito gostoso. 

Guirlandas 

A confecção desses adornos para uma guirlanda sustentável não precisa de muitas ferramentas, sendo necessários apenas materiais básicos como barbantes, tesoura e cola. Você também pode usar:

  • Rolo de papel higiênico;
  • Rolhas de cortiça, usadas em garrafas de vinho; 
  • Garrafas PET;
  • Balas ou jujubas; 
  • Balões coloridos;
  • Botões;
  • Prendedores de roupa; 
  • Cápsulas de máquina de café; 

Se você tiver habilidades manuais mais avançadas, as possibilidades são infinitas! Você pode usar lâmpadas queimadas, discos de vinil,  pedaços de tecidos ou acessórios de cada uma das pessoas presentes na sua ceia.

As mãos femininas decoram a guirlanda de Natal com ramos de abeto com uma baga vermelha e cones da floresta. Fundo branco. Conceito de ano novo.
Guirlanda feita manualmente.

Nossa última dica de decoração de Natal sustentável DIY é dada especialmente para quem tem muita gente para presentear: faça lembrancinhas personalizadas no estilo minimalista para entregar para as pessoas queridas!

Independentemente de como você fizer sua decoração de Natal sustentável, desejamos que suas celebrações sejam repletas de alegria e afeto! Neste final de ano, acompanhe os materiais especiais do Blog da Trocafone e veja como aliar sustentabilidade e modernidade para este novo ciclo.

Melhor para o seu bolso e para o planeta!