Nem só de jovens sobrevive a internet. O conceito de “tia/ tio do Zap” tende a ser ampliado para avó/avô das redes sociais. Isso porque o número de usuários idosos no Instagram já é 50 vezes maior do que se comparado ao de 7 anos atrás – isso sem contar os outros canais da Web. 

A pandemia foi um grande impulso para que as pessoas percebessem a necessidade da conexão online umas com as outras. Mesmo com medidas de circulação menos restritivas, com maiores possibilidades de encontros presenciais, muitas optaram por manter os contatos remotos. 

O Instagram foi a ferramenta que mais fez sucesso para esse tipo de interação, apresentando uma nova percepção do público das redes. A seguir, vamos mostrar as informações quantitativas sobre essa realidade e explicar por que esse fenômeno de usuários idosos no Instagram tende a continuar ganhando forças. Boa leitura! 

O que dizem as pesquisas

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil passou a ter, em 2022, mais de 10% da população formada por idosos com 65 anos de idade ou mais, um salto enorme em relação aos censos anteriores. 

De forma geral, as redes sociais refletem algumas tendências da sociedade, assim como neste caso. Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Kantar Ibope Media apontou grande crescimento de usuários ativos entre 65 e 75 anos nas principais mídias digitais do mundo. 

No Facebook, a porcentagem que representa esse público passou de 2% para 7% de 2015 para 2022. ou seja, um crescimento de 255%. Se você acha um valor alto, espere até ver o das outras redes. 

Ainda de acordo com estudo da Kantar, o acréscimo de pessoas com mais de 65 anos no Whatsapp foi de 707%. No Youtube, a proporção chegou a 886%. O número de usuários nessa faixa etária no Instagram teve um aumento de quase 5.000%, mais de 21 vezes o percentual encontrado entre jovens de 12 a 19 anos!

Levando em consideração que o Instagram tem cerca de 1 bilhão de inscritos, tenta imaginar quantos idosos acessam diariamente a plataforma. Muita gente, né? 

Todos esses dados apontam para a necessidade de as marcas direcionarem seu atendimento não só aos consumidores mais novos, como também aos idosos e às mais diversas gerações. 

Além de oferecer produtos que atendam às demandas desse nicho, é preciso adequar os conteúdos das redes sociais, promovendo a representatividade, incentivando inovações e gerando mais conexões.

O papel da Trocafone nessa estatística

Uma das conclusões que o estudo da Kantar Ibope Media apresentou foi que o aumento do número de usuários idosos no Instagram se deu em decorrência de vários fatores, e o principal deles foi a popularização do acesso à internet

Em 2015, marco comparativo inicial da pesquisa, os serviços de internet já eram muito difundidos na maioria das regiões do Brasil e do mundo. Porém, o foco principal tanto das marcar quanto dos desenvolvedores das páginas era atrair o público jovem. 

Muito se falava sobre a relação entre crianças e tecnologia, e como fazer os pequeninos se adaptarem às novidades tecnológicas. Mas só nos últimos anos, especialmente após a pandemia, o público mais velho passou a ter maior visibilidade. 

A Trocafone, desde o momento de sua criação, tem como um dos maiores pilares a democratização da tecnologia. Através de nossos seminovos, incentivamos uma forma mais consciente de compra e venda, com um padrão de consumo sustentável e acessível.

Com a chegada da tecnologia 5G, por exemplo, nossas vendas para todos os públicos foram impulsionadas. Assim, mais pessoas puderam – e ainda vão poder – ter acesso a aparelhos de ponta de forma segura, com preço baixo e garantia. Além deste conteúdo sobre usuários idosos no Instagram, você encontra outras notícias sobre tecnologia no Blog da Trocafone. Vai ser um prazer ter você entre nossos leitores!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!