Se você já andou de avião, com certeza já ouviu os comissários de bordo darem alguns avisos importantes: leia o cartão de segurança que se encontra no encosto da poltrona da frente, preste atenção aos anúncios da equipe e mantenha os aparelhos eletrônicos desligados ou em modo avião

Todas essas medidas ajudam a proteger a tripulação e os passageiros em caso de emergência. Mas o que os sinais de celulares e computadores têm a ver com a segurança dentro de um avião? Continue a leitura e descubra a resposta!

Por que é preciso ativar o modo avião nas aeronaves?

Ao ativar o modo avião, o aparelho perde sua capacidade de se conectar por meio dos sinais de rede. Com isso, não é possível enviar textos, receber ou fazer chamadas e nem navegar pela internet, mas o usuário ainda pode usar a câmera, ouvir música ou concluir qualquer ação offline.

Agora que você já sabe o que é modo avião e como ele funciona, veja para que ele serve e por que ele deve ser ativado dentro das aeronaves. 

As questões de segurança

Você sabia que a comunicação aérea é feita por meio das ondas de rádio? Os sinais de navegação já avançaram muito desde o início das operações dos primeiros vôos. Entretanto, desde 1920, a orientação dos órgãos de segurança aérea é de que todas as possibilidades de interferência devem ser minimizadas. 

Apesar de as redes que usamos hoje em dia, como a 5G no Brasil, não usarem as tecnologias analógicas antigas, alguns aparelhos eletrônicos podem emitir sinais na mesma faixa de frequência da utilizada pelas aeronaves, o que poderia causar ruídos. 

Por serem conectadas por uma série de torres, as redes sem fio podem ficar sobrecarregadas se todos os passageiros utilizarem o sinal da mesma torre ao mesmo tempo. 

Alguns estudos da FAA – Federal Aviation Administration, a Autoridade Federal de Aviação dos Estados Unidos indicam que não haveria problema no uso dos telefones durante o voo, mas que nas fases críticas, como decolagem e aterrissagem, o sinal poderia encontrar barreiras. 

Percebendo essa interferência, os desenvolvedores e engenheiros passaram a criar faixas de frequências exclusivas para determinado uso. Para contornar essa situação, muitas empresas aéreas têm disponibilizado Wi-Fi dentro do avião. Algumas cobram pelo serviço, outras oferecem a rede gratuita.

Por que, então, ainda é preciso ligar o modo avião nas viagens? A resposta está na conduta dos passageiros. 

O comportamento dos passageiros

O fluxo de passageiros de avião é enorme. Em apenas um ano, 4,5 bilhões de pessoas estiveram em 42 milhões de voos comerciais no mundo.

Imagine se todo mundo resolvesse usar a internet para se distrair durante o trajeto. E se todos quisessem falar ao celular ao mesmo tempo? Essa última atitude é alvo de muitas reclamações, tanto por parte de outros passageiros quanto da própria tripulação. 

Muitos viajantes ficam desconfortáveis quando algum colega de voo fala alto ao celular ou fica ouvindo e mandando áudios constantemente – especialmente nos horários noturnos, quando muitos querem descansar.

A equipe da companhia também se beneficia quando os aparelhos não são utilizados na aeronave. Se um passageiro está no telefone enquanto o serviço de bordo está passando, os funcionários precisam esperar o cliente terminar a ligação para fazer o atendimento

Como ativar o modo avião no seu aparelho

Para ativar o modo avião no seu celular, tablet ou computador, é simples. Nos aparelhos iOS que possuem a função, como o iPhone e o iPad, você pode ligar o serviço deslizando a tela de baixo para cima e clicando no ícone do aviãozinho que vai aparecer no menu. O símbolo vai ficar laranja, confirmando que o modo avião está ativado. 

Nos Androids, o processo é bem parecido, com a diferença de que o deslizamento do dedo na tela, geralmente, é de cima para baixo. Ao fazer esse movimento, você poderá localizar o aviãozinho. Basta clicar na imagem e o modo avião será ligado. 

Você já sabia dessas informações sobre o modo avião? Continue acompanhando o Blog da Trocafone e acesse notícias, dicas e novidades sobre o mundo da tecnologia. 

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!