No contexto em que vivemos na sociedade atual, em que a preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca por práticas sustentáveis têm se tornado cada vez mais relevantes, a certificação ambiental passou a desempenhar um papel fundamental no cumprimento do compromisso sustentável. 

Ao estabelecer padrões e critérios claros para empresas e organizações que desejam comprovar seu comprometimento com a sustentabilidade, as certificações dão mais autoridade e relevância às ações de preservação ambiental. 

O que é certificação ambiental e qual sua importância?

A certificação ambiental é uma avaliação pela qual uma empresa, um serviço ou um produto passa para comprovar a conformidade com as diretrizes ambientais específicas da área

Essas normas podem levar em consideração uma série de aspectos, como consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa, gestão de resíduos e uso sustentável de recursos naturais.  

O processo impulsiona a melhoria da qualidade dos processos industriais e a promoção da sustentabilidade. As empresas certificadas passam a desfrutar de uma série de vantagens, como: 

  • Melhoria na qualidade dos produtos e serviços ofertados;
  • Otimização dos processos de produção;
  • Redução dos impactos ambientais durante toda a cadeia produtiva;
  • Garantia de cumprimento da legislação ambiental;
  • Reaproveitamento de resíduos, proporcionando diminuição de custos com compra de matéria-prima; 
  • Facilidade de acesso a linhas de crédito voltadas para programas ambientais;
  • Conquista de novos mercados;
  • Aumento da autoridade da empresa, que passa a ter um grande diferencial competitivo.

O estímulo ao cumprimento das regras ambientais também incentiva os avanços tecnológicos, impulsionando a economia verde e promovendo a adoção dos pilares da sustentabilidade

Exemplos de certificações ambientais 

A legislação ambiental atua de maneira diferente, dependendo da área em que o negócio está inserido. Como consequência, a certificação ambiental também se apresenta de formas diversas, e é importante entender as particularidades de cada certificado antes de iniciar o processo para a conquista dos selos. 

Conheça, a seguir, algumas das principais certificações ambientais disponíveis hoje no Brasil: 

ISO 14001

O ISO 14001 é um certificado baseado em uma norma internacional de implementação de sistema de gestão ambiental. Criada para auxiliar as organizações no controle dos impactos à natureza, a certificação promove o monitoramento de práticas voltadas para a sustentabilidade. 

As adequações são analisadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que incentiva a melhoria contínua dos processos de gestão e atesta o atendimento aos requisitos ambientais e legais das instituições. 

O Grupo PLL é uma das empresas brasileiras que já conquistou o  ISO 14001. Junto com a Trocafone, a entidade reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e com a promoção da conscientização ambiental. 

LEED

A Certificação Leadership in Energy and Environmental Design, mais conhecida como LEED, avalia a eficiência energética, a gestão da água, o uso de materiais sustentáveis e a qualidade do ambiente interno das construções

Reconhecidos globalmente como modelos a serem seguidos, os edifícios com LEED promovem e estimulam práticas sustentáveis na construção civil, diminuindo a emissão de gases poluentes e levando mais saúde e bem-estar para a população. 

Selo FSC

FSC é a abreviação de Forest Stewardship Council, termo que, em português, pode ser traduzido como Conselho de Gestão Florestal. Voltada para a gestão responsável de florestas, essa certificação busca a preservação da biodiversidade. 

Conhecido internacionalmente como um importante promotor de desenvolvimento sustentável,o selo verde é colocado em produtos derivados de madeira, como móveis e papéis ecológicos. Presentes em mais de 75 países, as regras ligadas ao FSC combinam proteção ambiental, desenvolvimento social e viabilidade econômica.

Selo IBD

Voltado para a área de cosméticos, o Selo IBD certifica que o produto verificado foi confeccionado de acordo com métodos naturais, sustentáveis e biodegradáveis, sem o uso de substâncias químicas ou transgênicas. 

Além de garantir que os itens não contenham materiais sintéticos, como corantes, conservantes, derivados de petróleo e silicones, o selo ainda atesta a conformidade com a legislação sanitária, trabalhista e ambiental.    

O IBD faz auditorias anuais aos fabricantes de cosméticos e produtores de matérias-primas, garantindo a produção livre de crueldade animal e o cumprimento dos outros requisitos exigidos. 

Selo Procel

Apesar de muita gente não reconhecer o nome, o Selo Procel é um dos mais conhecidos do Brasil. Essa certificação ambiental é aquela presente nos eletrodomésticos, classificando-os conforme seu consumo de energia. 

Criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica em 1993, o selo cataloga produtos em categorias entre A e E, sendo os de titulação A os mais econômicos e os E menos econômicos. 

A partir de sua criação, feita em parceria com o Inmetro, os consumidores passaram a identificar de forma mais simples quais são os modelos mais eficientes em termos de consumo e de energia

Como conquistar uma certificação

Conceito de certificação ambiental.

Cada certificação ambiental exige o cumprimento de determinados critérios e, por isso, é preciso avaliar os processos de forma individual. Mas, apesar das especificidades, existem alguns pontos comuns que são observados para a obtenção de qualquer certificado. 

  1. Pesquise bastante sobre a certificação desejada e avalie se ela está de acordo com o seu tipo de negócio; 
  2. Estude as informações principais. Entenda quais investimentos devem ser feitos e qual é o tempo necessário para fazer as adequações;
  3. Procure profissionais especializados em pré-auditoria, para que analisem a preparação da empresa; 
  4. Com todas as conformidades verificadas, agende a auditoria de certificação;
  5. Aguarde a avaliação dos documentos. 

Caso sua empresa não seja aprovada na primeira tentativa, é possível repetir o processo. Uma vez que o certificado é obtido, seu negócio passará a receber visitas regulares de um auditor, garantindo a renovação da validade da certificação.

A Trocafone apoia as iniciativas de certificação ambiental e reafirma o comprometimento com as causas sociais e ecológicas. Confira nossos materiais sobre sustentabilidade e saiba como você também pode ajudar o planeta. 

Melhor para o seu bolso e para o planeta!