Há algum tempo os celulares se tornaram nossos amigos inseparáveis e, depois disso, criamos o costume de armazenar em nossos dispositivos diversas informações importantes e confidenciais. O aplicativo do banco, por exemplo, faz login praticamente sozinho e, se o seu celular cair em mãos erradas, isso pode te dar muita dor de cabeça. Por isso, a dica de hoje é sobre como bloquear um aparelho roubado, furtado ou até mesmo perdido por aí.
Veja também: Celulares Motorola em oferta
Talvez você não saiba, mas todos os celulares possuem um número de identificação internacional, conhecido como IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity). Quando esse código é bloqueado na ANATEL, o aparelho fica impossibilitado de realizar qualquer tipo de função e suas informações não poderão ser violadas por terceiros.
1. Como descobrir o IMEI do celular?
Existem algumas formas de verificar o número do IMEI do seu aparelho. Na caixa do produto, por exemplo, as fabricantes costumam posicioná-lo próximo ao código de barras. Se você ainda possuir a nota fiscal da compra, também é possível encontrar o número nela. No caso dos aparelhos com bateria removível, o IMEI geralmente fica sob a bateria.
https://www.youtube.com/watch?v=LdCZB7quZFY
Porém, a maneira mais fácil de conseguir o IMEI é digitando *#06# no telefone, como se você fosse efetuar uma ligação. Este procedimento serve tanto para celulares Android, quanto para os iPhones. O código – com 15 dígitos – será exibido imediatamente na tela; anote o número e guarde em um lugar seguro.
2. Em caso de roubo ou furto, faça um Boletim de Ocorrência.
Em caso de furtos (quando você não viu ou não percebeu como ocorreu o ato), geralmente é possível realizar o registro da ocorrência pela internet. Entretanto, nos casos de roubo, você precisa se dirigir à delegacia mais próxima. Não esqueça de ter o B.O. em mãos quando ligar para a operadora.
3. Entre em contato com a Operadora.
Além do seu documento de identidade, a operadora deve solicitar o IMEI do celular e o Boletim de Ocorrência, além de outras informações relevantes antes de efetuar o bloqueio. Você deve solicitar a restrição imediata do IMEI do seu aparelho e também do chip SIM com seu número de telefone (esse, por sua vez, pode ser recuperado posteriormente).
Pronto! Bloqueando o IMEI do seu smartphone você impedirá que outra pessoa utilize-o para qualquer fim. Depois disso, um indivíduo que tentar utilizar o seu celular apenas encontrará uma mensagem informando que o aparelho está bloqueado, sem ter acesso a nenhum conteúdo do dispositivo.
Os aparelhos vendidos pela Trocafone, por exemplo, não apresentam nenhum tipo de restrição de uso, pois o IMEI de cada celular é consultado para ter certeza de que não são de procedência duvidosa.
Gostou da #DicadaTroca? Deixe um comentário abaixo se tiver dúvidas relacionadas ao tema :)
Além disso, se você quiser saber mais novidades sobre tecnologia e outras coisas, visite nossas entradas mais populares clicando aqui.
O celular do meu irmão foi roubado junto cm o carro dele e ele foi assassinado brutalmente a um ano atrás dia12-2016 em caçador SC pode verificar na net peço tua ajuda pra tentar rastreamento ou bloquear pois q tá cm o celular está envolvido na morte dele m ajude por favor sou irmã dele aguardo retorno Deus te abençoe.
Oi Maria, lamentamos muito o que aconteceu ): Sugerimos entrar em contato com a operadora, pois já faz algum tempo do ocorrido e os serviços de localização pelo próprio aparelho podem ter sido desativados. Tenha em mãos o número do IMEI, que pode ser consultado na caixa ou na nota fiscal do celular. Esperamos que tenha sucesso no rastreio. Grande abraço!
Tenho uma dúvida. Se eu utilizar esse metodo e ter meu celular roubado e o bandido tentar formatar o celular usando o método Hard Reset ele vai poder utilizar o aparelho normalmente ?
Oi Lucas, tudo bem? Se o IMEI do celular tiver sido bloqueado, o bandido não consegue utilizar o aparelho nem mesmo com o método Hard Reset. Esse procedimento restaura todas as configurações do smartphone, mas o IMEI continua sendo o mesmo porque independe de configuração. Por isso, é um dos passos mais importantes a seguir ao perder ou ter o celular roubado (:
Em diversos sites li que o bloqueio até o android 5 é apenas do contato com as operadoras e as outras funções continuam sendo acessíveis como as mídias que tinham no aparelho, musicas câmera… Esta certo? A partir de qual android o bloqueio do aparelho é completo? O meu era um Galaxy A7 2015 porém com android 6.0.
Olá, Wellington! Se for o bloqueio do IMEI que você está se referindo, essa informação não está correta. Todas as funções do celular ficam completamente inativas, independente da versão do Android. Se você solicitar o bloqueio do IMEI para o seu Galaxy A7 2015, ninguém mais terá acesso aos conteúdos. Espero ter ajudado! (:
Meu iphone 6splus que não tinha nem um mês de uso foi furtado. Já fiz o boletim de ocorrencia e informei o imei atraves de lá. Eu já consigo fazer o bloqueio com a minha operadora mesmo aguardando a validação do B.O? Obrigado.
Oi André, tudo bem? Desculpe a demora… Pra fazer o bloqueio na operadora, o boletim precisa ser válido. Enquanto não tiver a validação, provavelmente a operadora não aceitará fazer o bloqueio tá? Beijos e boa sorte ;)
Infelizmente no Brasil isto não funciona, tive três smartphones roubados, dois na operadora Tim e um na operadora Vivo,fiz o boletim de ocorrência, liguei para as operadoras e solicitei o bloqueio, mas nada foi feito, meses depois um amigo meu acabou comprando um destes smartphones em uma banca de vendas de smartphones no centro do Rio de janeiro, o smartphone não foi bloqueado e estava funcionando normalmente.
meu iphone foi roubado. nao tive nem tempo de colocar o chip. mas eu tenho imei como faco pra bloquear se nao tenho nenhuma operadora cadastrado nele
Perdi meu celular. Quero saber se posso bloquear ele sem precisar fazer o B.O. posso ligar para operadora e pedir o bloqueio sem fazer o B.O?