Durante a pandemia, a procura por tablets aumentou cerca de 26% no mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Canalys. Apesar de uma leve queda nas buscas, os dispositivos continuam conquistando novos usuários, que se perguntam: como escolher um tablet? A gente te conta agora!

Como escolher um tablet

Assim como na hora de comprar um smartphone, a escolha do tablet também requer alguns cuidados. O primeiro ponto que vem à cabeça quando pensamos em um tablet é o tamanho da tela e, consequentemente, a qualidade da imagem projetada nela. 

É claro que essa questão é fundamental, mas existem outros fatores que você não pode deixar de considerar. São eles: 

Necessidade

homem de negócios pensativo com um tablet digital.

O primeiro passo para encontrar o melhor tablet é entender para que fim ele será utilizado. Quem busca um tablet para facilitar os estudos, por exemplo, deve prestar atenção na resolução da tela e no sistema operacional para baixar arquivos. 

Enquanto isso, quem precisa do aparelho para trabalhar deve investir no armazenamento interno, na conectividade e na tela menor, que facilita seu transporte.  

Sistema operacional

O sistema operacional é a parte responsável por toda a execução das ações de um aparelho. No mercado atual, os três sistemas mais utilizados são o Android, o iOS e o Windows. 

Dentre as opções disponíveis, o Android é o que apresenta maior variedade de modelos, estando presente na maioria dos tablets e smartphones.

Apesar de ser mais restrito em relação às opções de aparelhos, o iOS é considerado um dos melhores do mercado. A tecnologia exclusiva da Apple conta recursos avançados – e com preços mais elevados também. 

Por ter pouca disponibilidade de aplicativos, é mais difícil encontrar tablets com sistema operacional Windows e, por isso, sugerimos que se dê preferência ao Android ou ao iOS. 

Armazenamento

É muito ruim quando um aparelho fica travando porque a memória está cheia, não é? Para evitar esse problema, é importante investir em um tablet com boa capacidade de armazenamento. 

Pense nos aplicativos e arquivos que você vai precisar baixar e, dentro das suas necessidades, defina se você quer um tablet com entrada para cartão microSD ou se quer comprar um modelo com o sistema fechado. De forma geral, o armazenamento varia entre 4GB e 256GB, dependendo do aparelho. 

Autonomia de bateria

Por ser um produto eletrônico portátil, é fundamental que o tablet tenha uma bateria duradoura. Nesse ponto, preste atenção em dois fatores: a autonomia e a capacidade de carga

A autonomia é medida em mAh (miliampere-hora), e quanto maior for seu valor, maior é a durabilidade da bateria. Um dispositivo de 7.000 mAh, por exemplo, fica mais tempo longe da tomada do que um de 3.000 mAh. 

Em relação à carga, observe se o aparelho tem a possibilidade de recarga rápida e quanto tempo é necessário para que ele seja completamente carregado. 

Conectividade

Mão de uma mulher conectando o cabo de carregamento de raios pretos no tablet digital do pc - cabo de dados USB conectando no gadget moderno.

Quando falamos em conectividade, estamos pensando não só nas entradas físicas do aparelho como também nas conexões de rede. No que diz respeito às aberturas, verifique a entrada para fones de ouvido e observe a porta para carregador, se é USB Tipo-C, Micro-USB ou outro tipo. 

Sobre as redes móveis, verifique se a versão que você procura é 4G ou 5G. A implementação da rede 5G trouxe estabilidade de conexão e maior rapidez de download, chegando a até 10 Gigabits por segundo – o que corresponde a quase 100 vezes mais do que a da rede 4G. 

Com a quinta geração de redes móveis, as chamadas de vídeo ficam mais estáveis, sem aquele delay que dificulta a comunicação entre os participantes de uma conversa online. Se a tecnologia já estiver disponível na sua cidade, vale a pena investir em um tablet 5G. 

Memória RAM e processador

Fazendo uma analogia com o corpo humano, o processador é como se fosse o cérebro do aparelho. Ele interage e faz as conexões necessárias entre todos os programas instalados, interpretando as informações e realizando diversas operações essenciais. 

Quanto mais núcleos tiver sua unidade central de processamento (CPU), mais veloz serão suas ações. Os modelos Quad-Core, com 4 núcleos, são mais rápidos do que os Dual-Core, com apenas 2. Os tablets mais avançados costumam carregar processadores Octa-Core, de 8 núcleos. 

Em relação à frequência, você pode escolher entre um processador de 1 Ghz, para usos mais simples, ou 2 Ghz, para atividades mais densas. 

A memória RAM, juntamente com o  processador, transporta os dados e as informações dos programas instalados no tablet. Por ser uma peça fundamental no desempenho do dispositivo, é importante investir em uma memória. 

Se você for usar seu tablet para jogar ou para assistir filmes e séries, o ideal é que você procure por modelos com pelo menos 4 GB de RAM

Onde comprar o tablet perfeito

Agora que você já sabe como escolher um tablet, você deve estar se perguntando: onde eu posso encontrar o aparelho ideal? A resposta é simples: na Trocafone! Aqui, você encontra os melhores aparelhos a um preço mais acessível

Todos os nossos dispositivos são revisados e vão com 90 dias de garantia, contados a partir da data de recebimento. Você ainda pode pagar com desconto via Pix ou dividir sua compra em até 12 vezes sem juros no cartão! 

Para ficar ainda mais confiante quando pensar em como escolher um tablet, leia também o nosso texto: Qual é o melhor tablet para você? A gente te dá a resposta

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!