A bateria Xiaomi já é conhecida por ter alta durabilidade e por vir acompanhada da possibilidade de recarga rápida. Mas a empresa chinesa de tecnologia se superou ainda mais ao apresentar uma super novidade: um dispositivo capaz de carregar completamente um smartphone em 5 minutos! Confira todos os detalhes a seguir.    

Bateria Xiaomi completa em 5 minutos

O carregador Xiaomi Redmi de 300W foi apresentado no Mobile World Congress 2023, sediado em Barcelona. Na apresentação da ferramenta, os desenvolvedores demonstraram o que parecia impossível. A bateria carregou 50% em apenas 2 minutos, chegando a 100% no final de 5 minutos, cronometrados.

E o que você consegue fazer em 5 minutos? Pode parecer muito tempo para uma corrida de Fórmula 1 ou para uma competição esportiva, mas em relação a carregamento de bateria é um recorde inacreditável!

Com esse carregador, a Xiaomi sai muito na frente na corrida das melhores baterias do mercado. Para se ter uma ideia, o Samsung Galaxy M22, que é um dos celulares da Samsung com maior capacidade de bateria, consegue recarga completa em 2 horas e 10 minutos, através de carregador turbo. 

O iPhone 13, o aparelho da Apple com uma das maiores autonomias de bateria, é o concorrente com melhor desempenho em termos de carga turbo, com capacidade para  encher o tanque de carga inteiro em pouco mais de 1 hora. 

Para provar a superioridade dos carregadores Xiaomi, a fabricante colocou, em seu perfil do Youtube, um vídeo de apresentação do 210W HyperCharge, que fornece carga total em 10 minutos. 

Apesar de não ser parte da divulgação oficial do produto, que ainda não tem data para ser lançado no mercado, um vídeo publicado na internet mostra, de forma semelhante à disponibilizada pela Xiaomi, a contagem do tempo de carregamento do smartphone. Confira:

Como podemos perceber, o celular tem metade de sua carga reposta em apenas dois minutos, de acordo com o contador que também aparece na tela. Todo esse processo ultrarrápido é possibilitado pela tecnologia de ponta utilizada na bateria Xiaomi quando o quesito é segurança. 

Um volume tão grande de watts poderia danificar permanentemente o aparelho, caso o sistema do smartphone da Xiaomi não fosse adaptado para receber o carregador. Pensando nisso, foram desenvolvidos 50 recursos integrados para garantir a fórmula apropriada de eletrólitos e a densidade correta para carga e descarga. 

As baterias compatíveis com o Redmi Note 12 Pro +, de 4.100 mAh, contam com 15 células, contra 10 células de íons de lítio dos modelos anteriores. Além de dissiparem melhor o calor, essas células reduzem a espessura dos eletrodos em até 35%, ocupando menos espaço interno. 

Como ver saúde da bateria Xiaomi

O carregamento rápido, ao contrário do que muita gente pensa, não prejudica o desempenho do celular, quando usado da maneira correta. 

Isso porque, como mostramos anteriormente, todo o sistema elétrico é adaptado para receber um alto volume de carga de uma só vez, impedindo que haja panes ou curtos por sobrecarga ou superaquecimento. 

Apesar de o carregamento turbo da bateria Xiaomi não ser um fator de risco, existem outros pontos que devem ser observados para preservar a saúde do dispositivo.

Homem desconectar o cabo de carregamento do smartphone

Antes de tudo, é preciso diferenciar duração e vida útil das baterias.  A duração é o tempo que ela permite que o aparelho fique ligado de forma autônoma, sem a necessidade de carregá-lo. 

A vida útil, por sua vez, é a “idade química” da bateria, que define quando ela precisa ser substituída por outra. Esse envelhecimento da bateria, invariavelmente, leva a uma definição de um tempo de vida útil, que pode variar de acordo com a marca, com a frequência de uso e com as características de cada smartphone. 

Não existe um período pré-definido que marque uma mudança na saúde bateria e, por isso, o usuário deve ficar atento a alguns sinais, como mudanças nos picos de energia e diminuição da capacidade de manter a carga

Não se sabe, ainda, quanto tempo vai durar a bateria Xiaomi lançada nos últimos dias, mas uma coisa é certa: quem tiver o carregador turbo nunca mais vai precisar ter medo de ficar sem carga! Ah, e tem outra afirmação importante: você encontra Xiaomi com boas câmeras e com bom desempenho de bateria na  Trocafone! Entre no nosso site e confira todos os modelos.

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!