O sinal 5G já chegou a muitas cidades brasileiras. Quanto mais a cobertura da tecnologia se expande para o interior, mais evidentes ficam as mudanças geradas pela rede 5G em diferentes áreas da sociedade. 

Além de alavancar o sistema de banda larga sem fio, a Rede 5G interfere em muitas esferas do nosso dia a dia. Veja, neste conteúdo, como funciona o sinal e quais serão os campos mais afetados pelo 5G em 2023. 

Rede 5G na telefonia 

A evolução da tecnologia móvel é, sem dúvidas, um dos que mais sentiu os efeitos das transformações da rede 5G. Com a nova tecnologia, múltiplos aparelhos podem estar conectados a uma mesma rede, sem que a conexão fique sobrecarregada ou lenta. 

A implementação da quinta geração de redes móveis, que começou no segundo semestre de 2022, permite melhoria dos sinais, estabilidade de conexão e maior rapidez de download, chegando a até 10 Gigabits por segundo – uma velocidade que varia entre 50 e 100 vezes mais do que a da rede 4G. 

As chamadas de vídeo, com a rede 5G, ficam mais estáveis, sem aquele delay que dificulta a comunicação entre os participantes de uma conversa online. 

Rede 5G na conexão com gadgets

Os gadgets são dispositivos eletrônicos portáteis utilizados no dia a dia, como os assistentes virtuais e consoles de computador ou videogame. Quem usa Alexa, Amazon ou qualquer outro gadget para automatizar ações de casa, por exemplo, vai se surpreender com as novidades da rede 5G.

Além dos comandos já existentes, como controle de luzes e abertura de fechaduras, o sinal vai permitir a integração entre eletrodomésticos novos. Será possível, portanto, programar fogões, geladeiras e micro-ondas pelos controles. 

Os gamers também serão beneficiados, pois, com a conexão mais estável, os jogos rodarão com mais facilidade nos gadgets. A experiência dos jogos online será ainda mais rica com a realidade aumentada e com maior rapidez nos downloads de games. 

Rede 5G na educação e no trabalho

Da mesma forma que a rede 5G permite a conectividade para o lazer, ela também melhora a conexão para quem precisa estudar ou trabalhar de forma remota. 

No período da pandemia, a maioria dos locais adotou sistemas online para estabelecer contato entre as pessoas e as instituições. A tendência foi se expandindo, e hoje um em cada quatro brasileiros pode trabalhar online. 

Com o sinal 5G, as reuniões e os cursos digitais poderão ficar ainda mais dinâmicos, pois outras ferramentas poderão ser adicionadas às plataformas, sem que a qualidade e a rapidez da internet sejam comprometidas. 

Rede 5G na medicina

Medicina e tecnologia sempre andaram lado a lado. Além de técnicas cada vez mais avançadas, as clínicas e os consultórios têm apresentado aparelhos super modernos, de última geração. 

Com a rede 5G, esses progressos ficarão ainda mais visíveis. A conectividade vai possibilitar um aumento na frequência das consultas de telemedicina e das cirurgias remotas, reduzindo os custos de procedimentos complexos e permitindo que mais vidas sejam salvas. 

Rede 5G na indústria e na logística

A rede 5G promete potencializar a automação das indústrias, melhorando a interação entre as máquinas e fazendo com que os processos produtivos sejam mais eficientes. 

O uso da conexão estável e rápida contribui, também, para as áreas administrativas das fábricas, como o monitoramento das etapas em tempo real e o controle de estoque automatizado. 

Em relação ao transporte, a tecnologia é capaz de reduzir falhas, diminuindo as chances de falhas e de acidentes e facilitando diversas operações logísticas. 

Rede 5G na transmissão de eventos

A tecnologia 5G abriu caminho para diferentes formatos de execução e de transmissão de eventos. Um dos casos mais nítidos dos avanços tecnológicos foi o show da banda Coldplay, no Rock in Rio 2022. Os espectadores ficaram encantados com as pulseiras que piscavam de acordo com as batidas das músicas, ativadas pelo 5G com geolocalização. 

Na Copa do Mundo de 2022, o sinal 5G ampliou o alcance dos jogos a nível mundial. As aparições foram mais participativas, e as propagandas foram veiculadas de maneira interativa, através dos QR Codes com diversas informações interessantes.  

Rede 5G no varejo

Os meios de pagamento já começaram a ser aperfeiçoados, ampliando ainda mais as possibilidades de fazer transferências rápidas, incentivando ainda mais a compra e a venda de novos produtos. 

O sinal 5G ainda nem chegou em todas as cidades do Brasil, mas já houve um impulsionamento na venda de celulares seminovos. Isso porque os aparelhos compatíveis com a tecnologia são mais modernos e mais caros, fazendo com que a compra de seminovos seja uma excelente oportunidade de acessar a rede sem pagar muito.

Confira a lista completa dos celulares com rede 5G e garanta, na Trocafone, seu aparelho compatível com a tecnologia!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!