Já ouviu falar naquele ditado que diz que “A diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem”? Ele se encaixa muito bem quando o assunto é a relação entre as crianças e a tecnologia. 

Apesar de serem muitos os benefícios da modernidade, o uso exagerado ou até mesmo precoce da tecnologia pode causar problemas de desenvolvimento dos pequeninos. Então como lidar com essa relação entre crianças e tecnologia de forma saudável? É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje.

Vamos mostrar quais são os prós e contras do uso de aparelhos e vamos dar dicas de como fazer do contato com a tecnologia uma experiência positiva para as crianças. Confira!

Crianças no mundo digital: benefícios e prejuízos

Os jovens que nasceram nos anos de 1990, por exemplo, passaram por um momento de transição. Muitos chegaram a utilizar internet discada, jogar o “jogo da cobrinha” no celular e colocar capa no computador depois de terminar de usar. 

Hoje, essa realidade é muito diferente. As crianças nascidas nos últimos anos são chamadas de “nativas digitais”, ou seja, elas já nasceram neste período em que a tecnologia se mostra avançada e, principalmente, acessível. Veja, a seguir, os benefícios e os prejuízos desse uso frequente da tecnologia. 

Benefícios

A utilização da tecnologia pode ser bastante proveitosa para as crianças, quando feita de forma adequada. Dentre os benefícios, podemos citar:

Acesso a novas formas de conhecimento

Nem só de notícias ruins vive a internet, não é mesmo? Estar conectado a um smartphone ou computador significa ter uma infinidade de informações interessantes que podem ser pesquisadas e analisadas. 

Além das ferramentas de busca, existem diversos jogos para que a criança possa aprender brincando. As aulas podem ficar mais divertidas e atrativas, desenvolvendo ainda mais a capacidade de aprendizado

Esse consumo dos materiais audiovisuais potencializa a curiosidade natural das crianças. Dessa maneira, é possível promover, por exemplo, o aprendizado de um novo idioma e o acesso a novas ideias e culturas. 

Estímulo à criatividade

Além dos materiais que já estão disponíveis na rede, as tecnologias permitem a construção de novas ideias, que podem ser colocadas em prática pelas próprias crianças, através de fotos, vídeos e brincadeiras. 

Essas ações estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de se expressar, ampliando as potencialidades do cérebro e desenvolvendo habilidades de aprendizagem. 

É importante ressaltar que a produção e o consumo de conteúdo por parte das crianças deve sempre ter a orientação e a supervisão de um adulto. 

Aperfeiçoamento de habilidades cognitivas

A tecnologia está em todos os lugares. Ela está, literalmente, na palma da nossa mão. Por isso, é praticamente impossível impedir que uma criança tenha acesso a dispositivos, e essa nem seria uma atitude muito indicada – e vamos explicar por quê. 

Quando usada de maneira correta e com o direcionamento adequado, as tecnologias podem ser boas ferramentas para a educação infantil e para o desenvolvimento de raciocínio lógico

Também é interessante pensarmos que, hoje, a maioria das profissões exige domínio das tecnologias e, por isso, é fundamental que, desde cedo, as crianças aprendam a lidar com elas de maneira positiva. 

Prejuízos

A tecnologia pode trazer uma série de vantagens. Entretanto, o excesso de telas pode causar muitos problemas, especialmente para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento. Os principais prejuízos são:

Isolamento social

O uso exagerado dos aparelhos eletrônicos pode distanciar a criança das outras. Isso porque, ao utilizar os dispositivos com muita frequência, ela passa a crer que eles são os únicos meios de criar relacionamentos. 

Além do isolamento social, que dificulta a relação entre a criança, os amigos e a família, a dependência da tecnologia pode desencadear o sedentarismo infantil, que abre espaço para diversas questões de saúde física e mental.  

Desenvolvimento de transtornos psicológicos 

Na internet, as páginas carregam instantaneamente, as respostas são encontradas de maneira rápida e as distrações estão sempre acessíveis. Na falta do aparelho, quando há um uso excessivo no dia a dia, as crianças podem desenvolver:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • sentimento de solidão;
  • baixa autoestima;
  • agressividade;
  • irritabilidade
  • impulsividade;
  • dificuldade de concentração.

É fundamental que haja equilíbrio entre as tecnologias e as interações sociais presenciais, independentemente da idade. 

Falta de segurança na internet

A internet pode ser acessada por qualquer pessoa – o que vale para o bem, mas também para o mal. A exposição das crianças na rede pode deixá-las vulneráveis em relação a vários problemas, como o cyberbullying

Esse tipo de violência tem um alcance ainda maior na rede, o que pode agravar as consequências negativas para as vítimas. 

Outro ponto em relação à segurança é a incerteza. Afinal, a gente não sabe quem está do outro lado da tela, e por isso é tão importante seguir as dicas que mostraremos a seguir. 

5 dicas para manter um contato saudável com a tecnologia

Agora que você já viu que o uso moderado da tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento das crianças, confira 5 formas de garantir essa relação saudável:

  1. Respeite os limites de faixa etária: estudiosos defendem que, de forma ideal, as crianças só devem começar a ter contato com aparelhos a partir dos 2 anos. Até 5 anos, o tempo de tela deve ser limitado a 1 hora por dia. De 6 a 12 anos, esse período pode passar para 2 horas; 
  2. Acompanhe seus filhos de perto: além de estipular o tempo limite de tela, os pais devem monitorar os conteúdos acessados para se certificar de que eles apresentam a classificação indicativa adequada. A atenção deve ser redobrada em relação aos chats nas redes sociais;
  3. Estimule o uso consciente: para promover uma relação saudável das crianças com  a tecnologia, tanto os pais quanto os educadores na escola devem incentivar o uso consciente dos aparelhos. As crianças devem ser orientadas a seguirem as regras de segurança e a recorrer aos responsáveis caso percebam alguma ameaça; 
  4. Proponha brincadeiras lúdicas para serem jogadas entre adultos e crianças: convide os pequenos a jogarem junto com você. Além de estimular a criatividade e a coordenação motora, você ainda pode criar um momento afetivo entre vocês; 
  5. Explore as diferentes possibilidades das leituras online: por que não iniciar a vivência digital pela leitura de clássicos infantis ou de histórias em quadrinhos? A linguagem audiovisual permite a utilização de recursos muito interessantes, que atraem a atenção das crianças. 

Então já sabe: crianças e tecnologia podem andar juntas, se houver equilíbrio. Para ficar por dentro das melhores dicas sobre o mundo da tecnologia, continue acompanhando o blog da Trocafone

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!