Hoje em dia, mais do que nunca, é fundamental falarmos sobre sustentabilidade. Mas, por ser um tema delicado, muita gente ainda não encontrou meios atrativos para saber mais sobre o assunto, e é por isso que nós trouxemos os jogos sobre sustentabilidade para você  conhecer!

Continue a leitura e veja como você pode utilizar os games para conhecer medidas que podem ser tomadas para ajudar a natureza.

Jogos sobre sustentabilidade e meio ambiente

Os jogos lúdicos são alternativas muito eficientes para abordar temas relacionados à educação, como a importância da sustentabilidade para a população e para o planeta. Pensando nessa possibilidade de aprender brincando, trouxemos algumas indicações interessantes. 

A página do Ludo Educativo, feita para crianças e jovens, conta com diversos jogos sobre meio ambiente, todos online e gratuitos. No game “O Dever Me Chama”, o jogador deve ajudar a heroína a limpar o planeta, começando pela organização da própria casa.

O “Ecoaqua” e o “Eco Casa Água” abordam métodos eficientes de economia de água, como não utilizar mangueiras para lavar calçadas, fechar a torneira da pia enquanto escova os dentes e não tomar banhos muito demorados. 

Outro jogo interessante da plataforma é o “Mergulho Marino”, em que o usuário deve pescar os lixos para despoluir os mares e melhorar o habitat dos peixes. 

Confira, a seguir, outros 3 jogos de sustentabilidade, cada um com um público-alvo e com uma forma diferente de acesso: 

  1. Vamos Reciclar

O jogo de sustentabilidade online Vamos Reciclar, disponível no site da Discovery Kids Plus, é um dos jogos sobre meio ambiente para educação infantil. Nele, os jogadores devem ajudar a recolher materiais que foram jogados na natureza. 

De forma lúdica, com uma música de fundo, o jogo incentiva crianças pequenas a observarem o ambiente e identificarem objetos que não deveriam estar presentes ali. 

São seis níveis, cada um com uma cena diferente e com elementos distintos a serem descobertos. Ao apertar o Play, o jogador precisa encontrar frutas, lixo eletrônico, caixas, latas, garrafas e sacos plásticos que foram descartados de forma incorreta no ecossistema. 

  1. SimCity

A preocupação com os danos causados à natureza não é recente. A primeira versão do jogo SimCity foi lançada em 1989 e, de lá para cá, parece que não evoluímos tanto quanto deveríamos na questão ambiental. 

Os gráficos do jogo, atualmente, estão bem mais avançados do que o apresentado inicialmente, e os desafios propostos também ficaram mais complexos, pois foram se adaptando à realidade. 

Para jovens e adultos que procuram um game sobre economia e meio ambiente, o SimCity é uma ótima opção. O jogador deve criar e controlar a infraestrutura de uma cidade de forma harmônica. 

O funcionamento do município só acontece de forma plena se forem traçadas estratégias que levem em conta aspectos políticos, econômicos, ambientais e sociais. Vamos dar um exemplo prático. 

Um usuário, no game, investiu em uma empresa que geraria um bom número de empregos para a população. Entretanto, ele não se atentou aos projetos de transporte e de sustentabilidade e, como consequência, a mobilidade urbana foi muito prejudicada e 

  1. Final Fantasy VII

Essa dica é para você, fã de videogame! O Final Fantasy é um clássico do RPG que ganhou um remake para Playstation 4 e Playstation 5. O  Final Fantasy VII conta a história de um grupo ecológico chamado Avalanche, que tenta impedir ações da Companhia Elétrica Shinra.

A empresa é uma organização que fornece energia. Pelo uso de suas energias não renováveis e pela busca incansável pela riqueza, ela se tornou uma das responsáveis pela crise ambiental do planeta. 

No decorrer do game, os danos causados ao meio ambiente afetam diretamente o jogador. Quanto maior for a destruição, mais difícil vai se tornando o desafio. O jogo aborda o uso de combustíveis fósseis, o desmatamento e a luta de alguns grupos para a preservação ambiental.

Por que é tão importante falar sobre sustentabilidade

Para a conservação do meio ambiente, é fundamental que todos entendam o que é sustentabilidade e qual é a sua importância. É necessário um esforço coletivo para que haja redução do uso de gases tóxicos e do desperdício de recursos naturais. 

Através de produtos e atitudes sustentáveis, crianças, jovens e adultos ajudam o planeta e as gerações futuras. As empresas também têm sua parcela de responsabilidade. Em conjunto com a sociedade, elas devem garantir o desenvolvimento sustentável e um ambiente saudável para consumidores e funcionários. 

A Trocafone cumpre esse compromisso de suprir as necessidades atuais, sem que os elementos da natureza sejam comprometidos. Democratizamos o acesso à tecnologia e evitamos que aparelhos funcionais sejam descartados.

Para saber mais detalhes de como conseguimos nos apoiar na sustentabilidade, leia nosso conteúdo sobre economia sustentável

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!