Se você gosta de assistir televisão, fique atento: em breve, as antenas parabólicas analógicas não vão mais funcionar. Mas não se preocupe, a nova parabólica digital já pode ser encontrada em todas as cidades e, dependendo da sua situação, você pode adquirir os materiais sem pagar nada. 

Durante este conteúdo, vamos apresentar as principais mudanças e vantagens do sistema digital. Vamos mostrar, também, como funciona o programa que distribui gratuitamente o kit da parabólica digital e quem pode solicitar o serviço. Confira!

A importância de ter a nova parabólica digital

A nova parabólica digital oferece qualidade superior em relação a imagem, som e até mesmo programação, com canais regionais. Uma outra atualização possibilitada pela modernização do aparelho é a possibilidade de colocar senha no receptor, evitando que haja uma desconfiguração feita por acidente. 

Mas o principal motivo para a urgência em implementar o modelo digital é simples: o receptor tradicional e analógico vai parar de funcionar assim que a rede 5G chegar naquela determinada localidade. 

O 5G opera na Banda C, mesma frequência que a parabólica analógica, fazendo com que os dois sinais, juntos, causem interferência um no outro Por isso, foi criada a versão digital, que opera na Banda Ku., que não gera nenhum tipo de distorção. 

Quem tem direito ao kit gratuito 

Os kits gratuitos podem ser adquiridos por pessoas inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais. Fazem parte da lista programas como Pronatec, o Auxílio Brasil e a Carteira do Idoso. 

Para que seja efetuada a troca, os usuários devem ter antenas parabólicas convencionais (TVRO) em funcionamento e residir em áreas onde a tecnologia 5G já está disponível. A ação, acompanhada pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações, é coordenada pela Siga Antenado, uma Entidade Administradora de Faixa não governamental.

Até agora, mais de 10 mil famílias já receberam os materiais para a recepção do sinal digital. Os kits vêm com todos os materiais necessários para a instalação do aparelho: a antena parabólica digital, o receptor de sinal e o controle remoto. 

Como solicitar a troca dos equipamentos

A solicitação para garantir o kit gratuito da nova parabólica digital pelo Programa pode ser feita de duas maneiras: por meio da central de atendimento da Anatel ou pelo site do Siga Antenado

O contato com a Anatel é feito pelo telefone 0800-729-2404. Assim como o kit, a ligação também é gratuita. Se você preenche os requisitos de gratuidade que citamos anteriormente e deseja obter os equipamentos via internet, siga o passo a passo:

  1. Entre no site do Siga Antenado;
Printscreen da página inicial do site Siga Antenado
  1. No canto superior esquerdo da tela, localize o menu e clique na opção “Programa de distribuição de kits”;
Printscreen da aba "Programa de distribuição de kits" do site Siga Antenado

  1. Clique em “Agende aqui”; 
Printscreen da aba "agende aqui" do site Siga Antenado

  1. Na página do agendamento, preencha o campo solicitado com o seu CPF ou com o Número de Identificação Social (NIS) da família; 
Printscreen da página de agendamento do site Siga Antenado
  1. Em seguida, responda o questionário e informe o melhor dia e horário para que os profissionais façam a instalação da antena na sua residência. 

Finalizada essa etapa, basta aguardar o comparecimento do técnico especializado na hora marcada.  Em caso de dúvidas, ele poderá te atender e te ajudar a mexer no novo receptor. 

Quem não faz parte do grupo habilitado para receber os equipamentos de forma gratuita pode contratar o serviço em lojas de eletrônicos. Além da contratação de um profissional, são necessários o receptor, os cabos e a nova parabólica.  

Quem não faz parte do grupo habilitado para receber os equipamentos de forma gratuita pode contratar o serviço em lojas de eletrônicos. Além da contratação de um profissional, são necessários o receptor, os cabos e a nova parabólica.  

Dúvidas frequentes

As mudanças do analógico para o digital estão acontecendo de maneira gradual e, por isso, muitos usuários ainda têm dúvidas sobre o funcionamento nos novos equipamentos e sobre as mudanças que essas alterações podem causar. Veja, agora, as respostas para os principais questionamentos sobre o assunto. 

Os canais da antena digital serão pagos?

Não, todos os canais abertos continuarão sendo gratuitos. A atualização da lista de canais é feita automaticamente, mas algumas estações canais ainda não fizeram a migração para a nova parabólica digital. Caso você perceba esse problema de conexão, entre em contato com a emissora e solicite um prazo para implementação. 

O que acontece se eu não trocar a antena? 

Os sinais dos canais abertos de televisão não serão mais transmitidos para as parabólicas analógicas. Por isso, caso você não troque sua antena pela nova parabólica digital, você corre o risco de ficar sem todos os canais

Quem não assiste TV aberta, como os clientes de canais pagos por assinatura ou usuários que utilizam apenas os streamings, não precisa fazer a substituição do aparelho, pois os outros serviços não serão afetados. 

Como transformar uma parabólica analógica em digital?

Não é possível transformar o equipamento analógico em digital. A única alternativa para conseguir o sensor digital é substituir o equipamento tradicional, incluindo o receptor, por outro digital. 

Quando vou saber qual é o momento de trocar a antena?

Se a sua antena já for digital, não é necessário fazer nenhuma alteração.  Caso você tenha uma parabólica tradicional, sugerimos que troque seu aparelho pelo digital o mais rápido possível

Como mostramos anteriormente, o sinal 5G interfere no sinal. Algumas cidades do Brasil ainda não receberam a rede, mas pode haver interrupção de recepção assim que houver a implementação. 

Como escolher o melhor aparelho?

Existem diferentes modelos de parabólicas digitais disponíveis no mercado. Os aparelhos distribuídos gratuitamente pelo programa Siga Antenado possuem qualidade garantida, então se você tem acesso ao kit, não precisa se preocupar. 

Mas caso você tenha que comprar os materiais, preste atenção no tratamento da chapa de aço, que é importante para prevenir a oxidação, a ferrugem e os efeitos do tempo. Indicamos que, se possível, procure lojas especializadas da sua cidade para te auxiliar na hora da compra e da instalação da parabólica digital.

Então já sabe: para curtir tranquilamente a sua televisão, adquira a nova parabólica digital. Para deixar sua casa ainda mais moderna, você pode comprar uma na TV na Trocafone! Continue com a gente no Blog da Trocafone e saiba, em primeira mão, as principais novidades sobre tecnologia.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!