No dia 22 de abril de 1970, o Senador dos Estados Unidos Gaylord Nelson instituiu a data como sendo o Dia da Terra. Mas o que simboliza esse dia?

O Dia da Terra surgiu com a intenção de ser um dia de combate à contaminação de mares, rios e lagos, de preservação das florestas e de conservação da biodiversidade.

Dessa forma, no dia 22 de abril, desde 1970, algumas atividades de combate à destruição do meio ambiente acontecem espalhadas pelo mundo.

Para que você possa saber mais sobre essa data, criamos este artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre o Dia da Terra. Quer mais informações? Continue a leitura!

Como surgiu o Dia da Terra?

O Dia da Terra foi criado por Gaylord Nelson que, além de senador dos EUA, era um atuante ativista ambiental, no intuito de ser um dia de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e, por sua importância, cresceu a ponto de se tornar algo mundial.

Em 2009, as Nações Unidas declararam que o Dia Internacional da Mãe Terra seria comemorado na data do dia 22 de abril, ano após ano.

De passeatas a acordos internacionais, em 22 de abril de cada ano, acontecem muitas ações importantes para a conservação do planeta, mostrando a importância desse dia e reforçando a necessidade de conhecermos um pouco mais sobre essa data.

O que é a Carta da Terra?

A Carta da Terra é um documento que foi criado no evento conhecido por Eco-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), que tinha como objetivo discutir problemas ambientais de cunho mundial.

Em seu conteúdo, há propostas de mudanças de hábitos para alcançar um futuro mais sustentável e melhor. Há discussões acerca de democracia, meio ambiente, direitos humanos, etc.

A importância de seu conteúdo começa já no preâmbulo, onde são trazidos à discussão assuntos como a situação global e a responsabilidade universal.

Além disso, na matéria do texto, também é possível verificar detalhadamente os princípios da Carta da Terra, que são:

  • Respeitar e cuidar da comunidade da vida;
  • Integridade ecológica;
  • Justiça social e econômica; e
  • Democracia, não violência e paz.

Qual a relação entre o Dia da Terra e a Sustentabilidade?

O Dia da Terra tem relação direta com o conceito de Sustentabilidade.

O termo sustentabilidade vem do latim sustentare, que significa sustentar, conservar, apoiar, dentre outras definições. 

Esse conceito se espalha para os âmbitos social, econômico e ambiental, a fim de ajudar em sua conservação, para garantir à sociedade atual e às futuras que tenham condições favoráveis para se manter.

Ao falar na relação entre o Dia da Terra e sustentabilidade, pensamos principalmente na ideia de sustentabilidade ambiental, que seria a capacidade de apoiar a conservação do meio ambiente.

Dessa forma, você pode fazer relação direta com o Dia da Terra, que tem como objetivo principal ser um dia de conscientização sobre a preservação do planeta Terra.

Como você pode contribuir para a manutenção da Terra?

São muitas as atividades que você pode fazer para contribuir para a manutenção da Terra. Aqui, separamos algumas que consideramos super simples e importantes para lhe ajudar nessa jornada. Veja só!

  • Apague as luzes que não estiver usando;
  • Feche o registro ao escovar os dentes ou ao se ensaboar;
  • Separe as embalagens plásticas usadas para reciclagem, mas lembre-se de limpá-las antes de jogar no lixo;
  • Faça compostagem de restos de lixo orgânico;
  • Opte por itens de consumo seminovos ao invés de itens novos;
  • Dedique seu tempo livre a ONGs voltadas ao desenvolvimento sustentável;
  • Use transporte público ou alternativo e sempre dê preferência a caminhadas.

Quais empresas brasileiras contribuem para consumo consciente?

As empresas têm papel fundamental para fomentar os valores do Dia da Terra e práticas de consumo sustentáveis.

Seja por questões legais ou mesmo por se importar com a economia sustentável, algumas empresas nacionais têm diversas ações sustentáveis em suas atividades.

Algumas delas trazem essas atitudes como compensação ambiental, outras em suas próprias atividades de existência, mas todas têm igual significado para o desenvolvimento sustentável do planeta Terra.

Dentre elas, podemos citar:

Por fim, agora que você já conhece o Dia da Terra e também sabe como contribuir para a manutenção do planeta, confira outros artigos  sobre sustentabilidade no blog da Trocafone.

Trocafone: Melhor para o seu bolso e para o planeta