Todos os dias, milhares de fones de ouvido, baterias, películas e carregadores falsificados são vendidos no mercado. Por terem preços inicialmente atraentes, esses itens acabam conquistando muitos clientes – que, uma hora ou outra, acabam vendo que o barato sai muito caro.  

Além dos prejuízos para a economia, a compra, a venda e o uso de acessórios piratas de celular podem causar problemas graves. Confira, a seguir, o que são considerados produtos falsificados e por que é tão perigoso usar esses tipos de itens nos smartphones.   

O que são considerados acessórios falsificados

Segundo o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), são considerados impróprios para o consumo: “Os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação”.

Dentre esses artigos inadequados, estão os acessórios falsificados. Ao contrário do que muita gente pensa, eles não dizem respeito a instrumentos diferentes dos que vêm originalmente com o celular, mas, sim, a peças não homologadas.  

Os aparelhos da Trocafone, por exemplo, podem ser adquiridos com acessórios que não são exatamente os mesmos da caixa do produto novo. Entretanto, todos eles são homologados pela Anvisa e, portanto, são legalizados e em perfeito estado de funcionamento. 

Para que o conceito de produto falsificado fique ainda mais claro, cabe, ainda, ressaltar as diferenças entre o contrabando e a pirataria. 

O contrabando é a introdução e a comercialização de mercadorias estrangeiras proibidas em território nacional, como é o caso dos cigarros sem autorização da Anvisa. A pirataria também é relacionada a produtos não legalizados, mas que não necessariamente vêm de outro país. 

Os produtos eletrônicos ocupam o terceiro lugar na lista dos itens mais contrabandeados no Brasil, atrás apenas dos cigarros e dos brinquedos. No que diz respeito à pirataria, o país também é um dos primeiros do mundo, gerando consequências muito negativas. 

Problemas causados pelo uso de produtos piratas

Antes de mostrarmos os prejuízos ao bolso e à saúde da pessoa que compra mercadorias falsificadas para celular, é importante ressaltar que as práticas de contrabando e pirataria configuram crime

De acordo com a legislação brasileira, quem vende esse tipo de mercadoria pode cumprir pena de um a quatro anos de reclusão. Apesar de, na prática, dificilmente o usuário ser enquadrado pelo crime de receptação, quem compra esses itens também age contra a lei, segundo o artigo 184 do Código Penal.

Os clientes que adquirem esses acessórios acabam incentivando essas irregularidades e lesando aqueles comerciantes que exercem suas funções de forma regularizada. Além das complicações 

Artigos de baixa qualidade

Os fones de ouvido são facilmente encontrados em comércios de produtos falsificados. Quando o fone estraga de forma repentina, muitos usuários acabam recorrendo a esses acessórios piratas, que podem ser comprados em camelôs e lojas bem baratas. 

Mesmo podendo parecer uma boa medida de emergência, os fones falsificados possuem qualidade muito baixa, e você não vai conseguir ter uma boa experiência na hora de escutar sua música favorita. 

As películas também são muito visadas nesse tipo de comércio. Muitos vendedores clandestinos prometem mais durabilidade e segurança, quando, na verdade, a realidade é completamente oposta. As colas das películas piratas podem danificar as telas, e o vidro pode se quebrar mais facilmente. 

Acessórios sem garantia

Por serem produtos ilegais, os acessórios falsificados não possuem qualquer tipo de garantia de funcionamento ou até mesmo de segurança. Isso porque, além de não terem nenhum sistema de controle de qualidade, não cumprem com responsabilidades trabalhistas ou fiscais

Os fabricantes e os contrabandistas atuam fora das normas técnicas de produção e de pagamento de impostos e, por isso, não oferecem nenhum respaldo. Sem nota fiscal, não é possível recorrer a órgãos de defesa do consumidor para tentar reaver os valores.

Prejuízo financeiro 

Em 2020, foram retirados mais de R$ 280 bilhões da economia brasileira por conta do contrabando de diversos produtos. Mas o prejuízo financeiro não é sentido só nos cofres públicos, mas no bolso dos consumidores também. 

Ao comprar um produto de baixa qualidade, as chances dele ter que ser substituído por outro em um curto intervalo de tempo são muito grandes.  O acessório falsificado, por não ter garantia, também não oferece nenhum tipo de assistência caso haja algum problema. Nesses casos, a perda é total

Risco à saúde 

As peças falsificadas devem ficar bem longe do seu aparelho – e de você. Sabemos que bate o desespero quando o celular não carrega e o carregador mais acessível na hora é um falsificado, mas vamos te mostrar por que você deve tirar essa ideia de cabeça.

Os itens pirateados não transferem a corrente elétrica de maneira correta, o que pode fazer com que ele seja permanentemente inutilizado. Os cabos e as caixas de alimentação podem danificar a entrada microUSB e causar curto-circuito na placa mãe do aparelho. Com isso, o resultado pode ser um curto circuito e algumas queimaduras pelo corpo. 

Outro problema acontece com o uso dos fones de ouvido piratas. Por serem confeccionados com matérias-primas inferiores, eles não possuem redutores de ruído e nem as proteções necessárias para evitar problemas de audição. 

Em relação às baterias e carregadores, os cuidados devem ser redobrados. Eles possuem materiais tóxicos, que trazem riscos à saúde do aparelho e à do usuário. 

Para identificar um acessório falsificado, o primeiro ponto que deve ser observado é o preço. Geralmente, os produtos piratas são bem mais baratos do que os homologados.

Por isso, desconfie de valores muito abaixo do mercado. Se estiver em dúvida sobre a procedência do item, verifique se há a presença do selo da Anatel

Analise, também, os aspectos físicos do objeto, como o acabamento, a qualidade do material e o peso, já que os objetos falsificados costumam ser mais leves. Em alguns casos, a substituição do acessório pirata é suficiente para reverter os danos, mas, em outros, os problemas são irreversíveis.

Para evitar qualquer tipo de dor de cabeça, compre seus acessórios de celular no Marketplace da Trocafone! Todos os aparelhos são rigorosamente testados, e contam com 90 dias de garantia. Cuide do seu smartphone e da sua saúde! 

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!