Pensar em contratar um seguro é sempre um assunto espinhoso. Muitas vezes, desistimos de realizar esse tipo de negócio não só pelo valor a ser despendido, como também pela possibilidade de o sinistro nunca acontecer. Nesses casos, a conta é: “pago pelo que não uso”, e aí vem o total desestímulo a esse tipo de contratação.

Mas, na verdade, o pensamento deveria ser outro. Na maioria das vezes, o custo-benefício na contratação de seguros é positivo, em especial no Brasil, onde casos de furto e roubos de celulares só aumentam.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 nos mostram que foram 847,3 mil registros de celulares roubados ou furtados no ano anterior, ou seja, a cada 24 horas mais de 2,3 mil telefones são roubados ou furtados.

E o que é pior, esse tipo de crime agrega outros delitos praticados pelos seus agentes, como as transferências bancárias indesejadas, os golpes e as negociações fraudulentas. Baita dor de cabeça para quem passa por esse tipo de situação.

E não é só com o celular que devemos nos preocupar, outros aparelhos eletrônicos usados massivamente nos dias atuais para o trabalho e lazer também têm sido objeto desses tipos de crimes, gerando transtornos na vida do cidadão brasileiro.

Só pelos dados e pelos desdobramentos, já dá pra entender porque é tão necessário fazer um seguro de aparelhos eletrônicos. Por isso, estamos aqui para te orientar e ajudar na intermediação dessa contratação.

O que é o seguro para eletrônicos

Pelo contrato de seguro, o contratante (segurado) e o contratado (seguradora) assumem direitos e obrigações em relação a um objeto (celular, p.ex.) e em razão de um risco (dano; prejuízo).

Por objeto compreende-se uma infinidade de bens: notebooks, câmeras; smartwatches; tablets e, claro, celulares.

Mas essa contratação se dá por meio de adesão – o segurado (você) adere a cláusulas prontas, sem muita margem de discussão – por isso a importância de saber o que se está contratando e quais as vantagens do negócio, pois nesse processo de adesão, muita coisa está em jogo: valores, forma de pagamento, multas, cobertura, tipos de sinistros.

Assim, o seguro para eletrônicos compreende a contratação de um plano, mediante a contraprestação mensal ou única de sua parte, que visa cobrir alguns sinistros que possam vir a ocorrer com o seu aparelho eletrônico.

Tipos de seguro e coberturas

Ao realizar um seguro de aparelhos eletrônicos você deve estar atento à cobertura contratada e é aí que as entidades seguradoras têm diferenças, ofertando produtos diversos.

Mulher ruiva segurando smartphone quebrado com cara feliz sorrindo fazendo okey sinal com a mão no olho, procurando por entre os dedos

Normalmente, em uma cobertura básica, você contrata um seguro para casos de furto ou roubo, incêndio, panes elétricas, impactos decorrentes da ação de terceiros, dentre outros.

Mas se quiser ampliar essa cobertura, para o caso de acidentes fora do território nacional, por exemplo, é preciso verificar com a seguradora as apólices que cobrem os adicionais.

Benefícios

Se você decidiu contratar um seguro de algum de seus aparelhos eletrônicos, talvez a dica mais bacana que a gente possa te dar é fazer uma boa pesquisa de preços, vantagens e também de necessidades.

Entender o que a apólice de seguro te oferece é um ponto importante nessa escolha, até porque, de empresa para empresa, isso pode variar bastante.

Proteção contra furto

Há uma diferença entre o furto e o roubo, basicamente caracterizada pelo uso (roubo) ou não (furto) de violência na hora de levar o aparelho. 

Há também os chamados “furtos qualificados”, que agregam algumas características para a prática do crime, tais como abuso de confiança, auxílio de terceiros ou danos materiais para subtrair o aparelho.

A dica de ouro: saber como funciona o seguro celular, por meio da leitura e compreensão da apólice. Há seguradoras que não cobrem o furto simples, portanto, fique atento!!

Proteção contra água

Você sabia que o seu aparelho celular é identificado também pelo grau de proteção que ele possui contra água? São os chamados IP – ingress protection IP – e eles variam pelo nível de proteção que oferecem. 

O mais comum é que seu aparelho suporte apenas “jatos d’água”, portanto, é altamente recomendável que você faça um seguro que contemple a proteção contra água e mesmo os de grau maior, podem não ter uma cobertura completa.

Cobertura internacional

Via de regra, no plano básico, a cobertura internacional não está contemplada e, mais uma vez, a leitura atenta da apólice te permitirá saber se esse benefício está incluso.

A ideia é que você possa ter o aparelho substituído ou leve para o conserto em caso de panes ou furtos ocorridos fora do território nacional. Esses planos tendem a ser mais caros, mas se você viaja regularmente, seja a lazer ou trabalho, no custo-benefício, o acréscimo será vantajoso.

Como escolher o melhor seguro para meus eletrônicos?

Bom, além do que já dissemos aqui, outras vantagens podem te ajudar a escolher o melhor seguro: facilidade no pagamento, assistência 24 horas, serviço de help desk, para que você não fique na mão.

Até mesmo a ausência da nota fiscal do produto não é impeditiva para algumas seguradoras, que possibilitam a contratação mesmo em aparelhos antigos e sem nota fiscal

Muita pesquisa

Como dissemos, as seguradoras diferem em alguns pontos, seja no tipo de cobertura, seja nos valores. Mas também diferem na forma como indenizam o segurado, na ocorrência do sinistro.

Geralmente, o valor pago a título de indenização vem em dinheiro, mas você encontra no mercado empresas que ofertam um produto em substituição.

Por isso é muito importante que você realize ampla pesquisa. Na “Juros Baixos” são selecionadas as principais empresas seguradoras para que, de forma online, os usuários possam conhecer seus serviços, valores cobrados, formas de pagamento e suas principais vantagens. 

Entenda o que é necessário para você

Para escolher o melhor seguro para celular ou aparelho eletrônico é preciso estar atento às suas necessidades, mas também às suas possibilidades. Por vezes, diminuir outros gastos pode ser o caminho para você realizar o negócio mais vantajoso, levando em consideração esses aspectos.

Compare as ofertas

A Juros Baixos te auxilia nessa escolha, intermediando e facilitando a cotação online, além de disponibilizar uma série de artigos no blog. Você poupa tempo e esclarece suas dúvidas ao mesmo tempo, além de ter segurança na hora de concretizar o negócio.

Como contratar meu seguro?

As operadoras de telefonia oferecem planos que contemplam, em razão da compra, o seguro de seu aparelho e, mais uma vez, é preciso estar atento ao que exatamente estão te oferecendo, para não ter dor de cabeça maior depois e se arrepender do negócio.

Lembre-se: o planejamento financeiro, a pesquisa de preços e a adequação às suas reais necessidades são a base de sustentação do seu negócio, antes mesmo de assumi-lo.

A Juros Baixo é uma empresa de intermediação na contratação desse e de outros produtos, oferecendo segurança na hora de escolher e atualizar as informações sobre esse tema, seja sobre as  empresas seguradoras tradicionalmente conhecidas, seja sobre as novidades que surgem no mercado. 

Conte com a Juros Baixos na hora de escolher, cotar e contratar – e com a Trocafone para trocar seu aparelho quando quiser! 

* Esse conteúdo foi produzido através da parceria entre a Trocafone e a Juros Baixos. 

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!