A verdade nua e crua: nem todo mundo precisa ter o smartphone de última geração para ser feliz — ou produtivo! Calma, não estamos criticando aqueles que gostam de ter tudo do mais high-tech possível (tanto é, que fazemos parte deste grupo), mas, muitas vezes, é possível conseguir um telefone usado que atenda todas as suas necessidades sem precisar gastar muito dinheiro.

Já sabemos que comprar um telefone usado pode ser uma boa opção, entretanto, precisamos também nos fazer algumas perguntas antes de decidir entre ele e um novo. Vamos a partir de agora ajudar você a tomar esta decisão.

Qual tipo de sistema operacional/marca você gosta?

Não adianta, há pessoas que preferem o sistema iOS, outras preferem o Android e outras o Windows Phone. Não cabe a nós decidir qual destes sistemas é melhor, e sim a você.

Qual tipo de telefone você prefere ou gostaria de ter? Se for um iPhone, é bem provável que os preços de um telefone novo serão mais altos se comparados a outros sistemas operacionais. Já telefones com o sistema Android e Windows Phone, como podem ser produzidos por várias marcas, podem variar de preços bem em conta a preços mais salgados, quando novos.

Ao comprar qualquer telefone usado é quase garantido que você terá um telefone excelente, com um preço bem mais acessível, tudo vai depender do quanto está disposto a pagar.

Você precisa de ter a última tecnologia disponível?

Como já dissemos mais acima, há pessoas que gostam de ser os primeiros a dispor de novas tecnologias, designs e modelos e há pessoas que querem que seus telefones simplesmente atendam suas demandas da melhor maneira possível.

Em qual grupo você se encontra? Se você pertence ao primeiro grupo, você gosta de novidades e está disposto a gastar mais pela novidade. Caso pertença ao segundo grupo, provavelmente é uma boa escolha comprar smartphones usados (sempreinspecionados, e com garantia, claro).

Você está levando em consideração os acessórios?

Quando compramos algo novo, tendemos a cuidar melhor e nos preocupar muito mais com o produto. Isso significa que é de extrema importância comprar todos os acessórios disponíveis, como capinhas, películas, carregadores de carro etc.

Por isso, é preciso levar em consideração que na hora de optar por um smartphone novo, você terá ainda que gastar algum dinheiro com estes produtos — que serão, naturalmente, mais caros, devido à novidade e a escassez de fabricantes.

Telefones usados, que já estão no mercado a mais tempo, possuem acessórios mais baratos. Pode acontecer, inclusive, que você já tenha todos estes acessórios para um telefone seu (que você gosta muito) que parou de funcionar. Comprar o mesmo modelo usado, neste caso, pode ser uma ótima opção!

A fonte é confiável?

Quando você encontra pessoas que já compraram telefones usados, geralmente foi de algum amigo, familiar ou conhecido que estava pensando em trocar. Isso significa que a pessoa sabia de quem estava comprando. Muita gente tem o “pé atrás” ao comprar telefones usados em sites de classificados, com medo de que estes não estejam funcionando perfeitamente.

É claro que na hora de comprar um telefone novo, você precisa ir em fontes confiáveis. A Trocafone é uma delas. Consulte o nosso site e descubra como é fácil comprar ou vender smartphones seminovos com garantia, autenticidade e qualidade no serviço.

Se tiver alguma dúvida ou dicas para incrementar nosso conteúdo, escreva pra gente! Até o próximo post!