A tecnologia está em avanço constante, sempre trazendo novas formas de interação e experiências para os usuários. Um exemplo dessas inovações é a Realidade Aumentada, que combina o mundo virtual com o mundo real, sobrepondo elementos digitais à visão do usuário. 

Com smartphones cada vez mais poderosos, o recurso pode ser acessado em apenas alguns cliques. Neste conteúdo, vamos explorar o conceito de Realidade Aumentada, mostrar quais são seus principais usos e dar dicas de como você pode aproveitar esse artifício no seu celular.

O que é Realidade Aumentada 

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que viabiliza a sobreposição de elementos digitais, como imagens, vídeos e modelos 3D ao ambiente físico do usuário. Essa fusão do mundo real e o mundo digital acontece ao vivo, proporcionando uma vivência ainda mais imersiva. 

Antes de apresentarmos o funcionamento das ferramentas de Realidade Aumentada, é importante ressaltar a diferença entre Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). Muitas pessoas acham que são sinônimos, porém são duas tecnologias bem distintas.  

Enquanto a RV cria um ambiente simulado, diferente daquele onde a pessoa está, a RA expande a realidade existente, através de camadas virtuais de interatividade. Por meio de sensores e de câmeras de rastreamento, os equipamentos compatíveis com a Realidade Aumentada são capazes de entender o ambiente ao redor do usuário. 

Através de algoritmos avançados, o dispositivo identifica pontos de referência e posiciona os elementos virtuais de maneira precisa, permitindo a exibição de uma imagem em tempo real, que se coloca sobre a cena captada pela câmera. 

As aplicações da Realidade Aumentada no dia a dia

Alunos adolescentes usando óculos de realidade virtual na escola em uma aula de ciência da computação.

Segundo o estudo Consumer Augmented Reality, conduzido pela Deloitte Digital, cerca de 74% dos consumidores que utilizam Realidade Aumentada usam a tecnologia para melhorar a comunicação, e 65% usam as ferramentas para lazer e diversão.  

A “febre” do “Pokémon Go”, lançado em 2016, foi uma das principais amostras do sucesso da Realidade Aumentada no mainstream de jogos. Com a tecnologia, os jogadores podem capturar personagens virtuais no mundo real e até mesmo simular a prática de esportes.  

Mas não são só esses campos de entretenimento que comportam a RA no cotidiano. Ela também pode ser usada em áreas como: 

  • Arquitetura: com a possibilidade de apresentar modelos 3D de edifícios e móveis, os arquitetos e os designs de interiores conseguem mostrar o ambiente físico de forma mais detalhada, fazendo com que os clientes possam visualizar o resultado final antes mesmo da finalização da obra; 
  • Educação: os objetos 3D podem potencializar a aprendizagem dentro e fora de aula, com envolvimento de modelos virtuais e padrões visuais mais atrativos;
  • Treinamentos: em algumas áreas, é possível oferecer capacitações profissionais com Realidade Aumentada, permitindo que os trabalhadores simulem situações reais com eficácia e segurança;
  • Medicina: desde a visualização de imagens médicas em 3D até orientação em cirurgias, a realidade aumentada pode melhorar a precisão de procedimentos e a eficácia de tratamentos;
  • Comércio: imagine poder visualizar uma peça de roupa ou um acessório no seu corpo antes de comprar. Isso é viável com a RA! Ela tem o potencial de transformar a experiência de compra, tanto em lojas físicas quanto no comércio eletrônico.

Todas essas funcionalidades podem servir de apoio para diversas pessoas no cotidiano. Mas existe um jeito ainda mais fácil de ter acesso à tecnologia sem precisar de  óculos de realidade aumentada ou de outros equipamentos extras. Veja, a seguir, como acessar a RA pelo celular. 

Como utilizar a Realidade Aumentada no celular

Homem experimentando tênis virtuais na loja ou no aplicativo de realidade aumentada da loja

Para que a Realidade Aumentada possa funcionar de forma adequada no seu celular, é necessário que o seu aparelho tenha alguns requisitos básicos, como:

  • Câmera de boa qualidade;
  • Processador potente;
  • Sensores precisos;
  • Sistema operacional atualizado;
  • Compatibilidade com tecnologia de ponta. 

Alguns modelos mais recentes, como o Galaxy A72 e o Remi Note 10, possuem hardware e software específicos para fornecer uma Realidade Aumentada mais imersiva. Mas caso você tenha um modelo diferente de smartphone, siga as dicas a seguir para experimentar a RA. 

Baixe aplicativos específicos 

No Google Play Store e na App Store, você encontra diversos aplicativos que oferecem recursos e experiências de RA. Existem várias opções disponíveis, incluindo jogos, aplicativos de decoração de interiores e de moda. Acompanhe a lista com algumas sugestões para você baixar gratuitamente: 

  • Pokémon GO: o jogo combina elementos de realidade aumentada com a captura de criaturas virtuais Pokémon no mundo real
  • IKEA Place: perfeito para quem gosta de decoração de interiores, a ferramenta insere móveis da marca IKEA em sua casa usando Realidade Aumentada. Assim, você pode ver como as peças se encaixam no espaço e qual seria a melhor maneira de dispor os itens em cada cômodo;  
  • Just a Line: imagine poder interagir com um desenho que você fez. É isso que o Just a Line faz! Desenhe em Realidade Aumentada e brinque com sua arte; 
  • Snapchat: a rede social conta com uma enorme variedade de filtros de Realidade Aumentada para fotos e vídeos, permitindo que você adicione máscaras e efeitos divertidos ao seu conteúdo; 

Dica importante de segurança: ao usar aplicativos de RA, lembre-se de observar o seu entorno. Certifique-se de que você está em um local seguro e evite obstáculos enquanto usa a Realidade Aumentada em seu celular.

Explore a tecnologia

Com os apps instalados, você estará pronto para experimentar a tecnologia da Realidade Aumentada. Você poderá interagir com objetos virtuais, capturar fotos e vídeos imersivos e descobrir um novo mundo de possibilidades.

Experimente filtros de RA nas redes sociais, chame os amigos e a família para participar da brincadeira. Seja para jogar, aprender ou comprar a realidade combinada pode deixar o dia a dia mais leve e divertido.

Ao criar sua própria Realidade Aumentada, você explora todas as funcionalidades dos aplicativos e ainda pratica um excelente exercício de imaginação. Para garantir os melhores aparelhos nesse processo de imersão, entre no nosso site e escolha seu modelo!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!