A tecnologia evolui cada vez mais rápido e, com ela, toda a sofisticação dos aparelhos móveis. Entra ano e sai ano, os smartphones ficam cada vez mais velozes e cheios de recursos. Só que um efeito colateral disso é o acúmulo de dispositivos móveis ultrapassados. Afinal, o que você faz com o seu aparelho antigo depois que compra um novo?

Por serem dispositivos dotados de muita tecnologia e aplicativos que lhes proporcionam diversas funcionalidades, existem muitas maneiras de reaproveitar os aparelhos antigos.

Confira a seguir 8 formas de como não desperdiçar o seu smartphone antigo:

GPS

Há quem utilize os próprios smartphones principais para esta função, acoplando-os ao painel do carro e usando-os para se orientar. É muito mais simples e econômico em relação ao consumo de bateria, utilizar um aparelho separado. Se você possui um celular antigo disponível, não precisa comprar um aparelho de GPS convencional. Basta abrir o aplicativo de mapas do seu smartphone e utilizá-lo quando estiver dirigindo. Compartilhe a rede do seu celular oficial para sempre ter uma conexão com a internet em seu smartphone antigo, caso tenha cancelado o plano de dados dele.

Porta-retratos digital

Adquira um suporte e passe a utilizar o seu aparelho como um porta-retratos inteligente. Coloque diversas fotos da família na memória dele e use o recurso de slide show. Não só o aparelho trará uma beleza a mais à sala como também trará uma variedade de fotos. Trata-se de um recurso que os porta-retratos tradicionais não têm.

Cozinha inteligente

Já precisou consultar informações sobre uma receita enquanto já estava preparando? É por isso que você pode usar o seu smartphone antigo como um aparelho de consultas para a cozinha. Deixe-o em um suporte ou em local próximo ao local onde você prepara a comida, aproveitando para deixar diversos aplicativos de culinária instalados. Favorite diversos sites de receitas no navegador web, facilitando ainda mais o seu trabalho.

Player de música

Hoje em dia os smartphones se fundiram com os MP3 players, contando com suas principais funcionalidades. Por conta disso um celular velho pode muito bem agir como um player de música. Coloque toda a sua coletânea na memória do smartphone e faça uso dele em vez do celular quando quiser ouvir os seus hits. Desta forma, você não gasta a bateria do seu celular e encontra um uso extra para este aparelho.

Videogame portátil

As app stores dos smartphones estão repletas de jogos de todos os tipos e até rivalizam com muitos videogames por aí. Um possível novo uso para o seu smartphone antigo é dedicá-lo completamente aos games. Baixe todos os que você mais gosta e use-o exclusivamente para isso. Não jogar em seu celular oficial também significa uma economia substancial em bateria.

Despertador eletrônico

Quase todo smartphone vem com função de alarme e despertador, então esta pode ser outra maneira de reaproveitar o seu celular antigo. Reserve um espaço na cômoda ou mesmo na sua cama e configure os horários em que você precisa acordar rotineiramente. Certos aplicativos disponíveis nas app stores permitem ainda exibir o horário na tela o tempo todo, de forma que o celular passa a agir exatamente como um relógio de cabeceira.

Experimentação

Para quem gosta de tecnologia e de experimentar com as possibilidades dos aparelhos móveis, ter um dispositivo de “cobaia” é um sonho. Se você ainda não decidiu o que fazer com o seu smartphone antigo e gosta de experimentar tecnologias, pode utilizá-lo para este fim. Celulares com Android, por exemplo, permitem que o usuário instale outros sistemas operacionais, chamados ROMs. Que tal experimentar a instalação de um deles? O processo é complexo e arriscado se feito no seu aparelho oficial, mas muito mais seguro se feito em um dispositivo que já não tem tanta utilidade.

Venda ou troca

Saber exatamente quanto vale o seu smartphone ou tablet usado é uma tarefa complexa, já que devem ser levados em conta a demanda do mercado, o tempo de uso, entre outros fatores. A maneira mais fácil de conseguir vender o seu gadget pelo preço justo é usando plataformas como a Trocafone, que oferece um valor especial pelo seu aparelho com base no modelo e no estado de conservação.

Antes de correr atrás dos mais novos lançamentos lembre-se de encontrar uma utilidade para o seu aparelho antigo. Afinal, o acúmulo de lixo tecnológico não é nada benéfico para o meio ambiente.

E aí, qual dessas funções você pretende dar a seu aparelho antigo? Compartilhe conosco!