Selfies, look do dia, paisagens, retratos em família, fotos de casais… estamos sempre registrando os momentos, tanto para postar nas redes sociais quanto para imprimir e decorar a casa.

Por isso, a qualidade da câmera é uma das principais exigências do usuário na hora de comprar um smartphone. Porém, não é apenas o conjunto óptico responsável por fotos boas ou ruins: quem está por trás do clique pode dar aquela ajudinha pra deixar a foto mais bonita.

Separamos 7 dicas para tirar fotos incríveis com a câmera do seu celular. Confira!

1. Certifique-se de que a lente está limpa: Antes de apontar a câmera para algum lugar, limpe a lente na sua roupa ou com um papel macio. A sujeira acumulada e as marcas de digitais podem confundir os sensores do dispositivo e acabar borrando a fotografia.

Verifique a luz e tome cuidado com a contraluz2. Verifique a luz e tome cuidado com a contraluz: O sensor da câmera captura a luz que é refletida naquilo que estamos fotografando. Assim, é importante que a pessoa ou objeto esteja bem iluminado para que a foto não saia escura ou granulada. Porém, evite que essa luz apareça em primeiro plano e, principalmente, que venha de trás da pessoa (efeito chamado contraluz). Nesse caso, o sensor da câmera do smartphone ajustará a foto de maneira que a claridade emitida seja reduzida e o resultado também será um retrato escuro.

3. Teste a exposição: Experimente utilizar a exposição manual do software da câmera. É simples: quando você toca em um ponto específico na tela, os sensores se ajustam para iluminá-lo adequadamente. Se você tocar um ponto escuro, ele ficará mais iluminado e, ao tocar um ponto mais claro, o resto da imagem deve perder a iluminação. Portanto, testando manualmente o grau de exposição, você elimina focos desnecessários e intensos de luz.

4. Iluminação indireta: Já sabemos que a iluminação é um ponto importantíssimo para conseguir uma foto legal. Porém, isso não significa que devemos jogar um caminhão de luz na cara de alguém. Prefira iluminar o indivíduo ou objeto de forma indireta, ou seja, deixe que a luz apareça como coadjuvante. Faça isso posicionando o flash de outro celular contra uma parede branca, por exemplo, de modo que a luz apenas reflita na pessoa.

5. Teste o HDR: Hoje em dia, é muito difícil encontrar um smartphone sem a função HDR – que serve para tirar fotos com o melhor nível de exposição possível. Ao fotografar, o sensor da câmera permanece mais tempo em atividade, gerando três fotografias com níveis de exposição diferentes. Automaticamente, o software combina as áreas de melhor detalhe entre cada uma delas. É indicado utilizar o HDR quando o efeito contraluz é inevitável como, por exemplo, fotos do horizonte.

Experimente brincar com o foco6. Experimente brincar com o foco: Pressionando o dedo por um segundo na tela, você perceberá que é possível ajustar o foco da imagem. Antes de fotografar, pense no item que você quer deixar em evidência e segure o dedo sobre ele. Vá fazendo esse teste até encontrar o equilíbrio, focando o que é mais importante e desfocando o que está ali apenas para complementar o cenário.

7. Teste outros apps: Por fim, vem o tratamento da foto. Procure os apps mais populares no Google Play ou App Store e EXPLORE! É possível ajustar a intensidade dos filtros prontos, de modo que as cores não fiquem tão artificiais. Também é possível ajustar brilho, contraste, saturação, cor, etc. É tudo uma questão de explorar as ferramentas!

Lembre-se de que o cenário também ajuda a deixar a foto mais bonita. Tire aquele sapato jogado de qualquer jeito ao lado da cama, arrume os livros na estante – mesmo que de forma propositalmente desajeitada – e tire de vista tudo aquilo que não precisa aparecer na foto.

Agora, pegue seu celular e saia testando as nossas dicas. Se tiver um “truque” que queira compartilhar com os outros usuários, é só deixar nos comentários abaixo! ;)